Consultório de remoção de tatuagem: O que espera na primeira visita?

As pessoas ficam muito apreensivas antes de tomar qualquer decisão, principalmente decisões estéticas e que envolvem saúde. E para aqueles que desejam remover uma tatuagem indesejada a principal pergunta é, “O que posso esperar na primeira visita ao consultório de remoção de tatuagem”. Continue lendo e conheça, geralmente, o que acontece em uma visita ao consultório para remoção de tatuagem.
Consultório de remoção de tatuagem: O que espera na primeira visita?

A primeira visita a um consultório de remoção de tatuagem

Primeiramente, é feito um teste numa pequena região da pele do paciente para determinar a energia mais eficaz para o tratamento. O tratamento a laser em si, consiste em colocar a região tatuada de encontro com a luz gerada pelo laser, para que a luz fragmente os pigmentos da tinta e posteriormente sejam eliminadas pelo organismo. O método pode ser doloroso, porém cada pessoa é susceptível a aguentar um nível de dor, alguns dizem que é como estalar um elástico contra a pele, outros já acham que é mais doloroso.

Tatuagens pequenas exigem menos pulsos enquanto os desenhos maiores requerem mais. No entanto, em ambos os casos são necessárias muitos tratamentos e visitas ao consultório. Conforme o tratamento vai avançando, a tatuagem deve ir clareando progressivamente.

Uma forma de minimizar a dor e ardor causado pela passagem do laser, o médico pode aplicar um bloco de gelo sobre o desenho. Além disso, em casa o paciente pode utilizar cremes antibióticos tópicos ou uma pomada. Evitar a exposição do local ao sol, para evitar complicações e possíveis queimaduras. Caso for sair, é importante fazer um curativo simples, apenas para proteção.

Muitos pacientes não necessitam ser anestesiados para realizar o procedimento. Entretanto, dependendo da localização da tatuagem e o limiar de dor do paciente, o médico pode decidir usar algum tipo de anestesia (cremes anestésicos tópicos ou injeções analgésicas no local a ser tratatado).

LEIA:  Riscos associados a tatuagem: conheça os perigos antes e após ser tatuado

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

No tratamento de remoção a laser os efeitos colaterais são mínimos. Porém, existem, e devem ser considerados alguns fatores em sua decisão:

O área tratada no procedimento está em risco de infecção. Além disso, o médico pode não conseguir remover totalmente o pigmento, e com isso pode surgir uma pequena chance de o tratamento deixar uma sombra do que era a tatuagem antigamente.

Além disso você pode contrair hiperpigmentação (onde a pele tratada fica mais escura que a pele não tratada) ou hipopigmentação (quando a pele fica mais clara que a pele não tratada), porém após algum tempo a pele volta a sua cor normal.

Tatuagens cosméticas como sobrancelhas definitiva e delineador de lábios, após a passagem do laser para remoção podem escurecer. A continuação do tratamento das tatuagens escuras geralmente resulta em desbotamento.

Portanto, se você pretende remover um desenho indesejado procure um consultório de remoção de tatuagem de qualidade e segurança. É bom que você tenha uma indicação, mas se esse não for o caso, realize pesquisas em diferentes consultórios e clínicas e faça você mesmo a avaliação. Afinal, é sua pele que está em jogo.

Consultório de remoção de tatuagem: O que espera na primeira visita?
5 votes