Skip to content

Micropigmentação – Tudo o que você precisa saber sobre o procedimento

Micropigmentação - Tudo o que você precisa saber sobre o procedimento

Toda mulher sabe o quão difícil e cansativo é ficar horas na frente do espelho para se maquiar para uma festa ou um evento importante. Pensando nisto, as empresas de cosméticos e clínicas desenvolveram uma técnica que permite que mulheres, e homens, fiquem maquiados por meses e até anos.

A técnica é conhecida como micropigmentação, ou maquiagem permanente, o procedimento cosmético possibilita que a pessoa melhore a forma de suas sobrancelhas, lábios, olhos e muito mais, através do processo de depositar pigmento na camada dérmica da pele.

Ou seja, o médico ou especialista injeta pigmento de óxido de ferro na derme do indivíduo para obter resultados que durem mais do que um simples delineador que você utiliza.

A micropigmentação é um procedimento livre de manchas, duradouro e também pode ser uma ótima alternativa para pessoas com perda de cabelo, pacientes de quimioterapia e outros tratamentos, possam restaurar a confiança e a autoestima.

Deseja saber mais sobre o procedimento? Continue a leitura, neste conteúdo iremos falar tudo o que você precisa saber sobre a técnica de micropigmentação. Confira!

Como é feito a maquiagem permanente?

A micropigmentação é feita de modo muito simples e tem a finalidade de contornar e realçar levemente os olhos, lábios e sobrancelhas.

O pigmento de tinta é depositado na derme através de uma instrumento semelhante a uma caneta ou equipamento de tatuagem tradicional. As tintas utilizadas no procedimento são diferentes das tintas usadas nas tatuagens tradicionais, e também menos invasiva.

Geralmente, o procedimento leva cerca de trinta minutos para ser feito e é normalmente realizado em um consultório, o que significa que não há a necessidade de internação. O médico que irá realizar o procedimento deverá usar luvas durante todo o processo para evitar os riscos de infecção e contaminação.

A pigmentação em si é um procedimento minimamente doloroso, entretanto dependendo da região tratada, ou por pedido do paciente, o médico poderá das uma anestesia antes de começar o tratamento, para garantir um procedimento mais confortável.

O que esperar após o procedimento?

Assim que o médico terminar o procedimento ele irá te liberar e você voltará para casa. Seu rosto está um pouco inchado devido às agulhadas, mas é normal. O médico ou especialista irá instruí-lo sobre a frequência que você deverá aplicar gelo na região tratada e também que tipo de pomada você deve aplicar para diminuir o inchaço.

Se você pretende fazer a maquiagem permanente nos olhos, é importante que alguém te acompanhe na consulta. Seus olhos podem lacrimejar, dificultando a visão, o que é muito comum.

Seguindo o pós tratamento, o médico irá indicar um antisséptico para que você faça a higienização do local, além disso é importante que você evite ficar exposto a luz solar nos primeiros dias, bem como alguns produtos, como o peróxido, já que estes podem interferir  negativamente no resultado do seu procedimento.

Geralmente, a pigmentação da área tratada irá aparentar uma cor mais escura nas primeiras semanas; no entanto, desaparecerá com o tempo.

Se você notar inchaço excessivo ou queimação na área após o procedimento ou então desenvolver febre ou erupção cutânea, procure imediatamente o seu médico.

Quem pode fazer a micropigmentação?

A micropigmentação pode ser feita por qualquer pessoa, tanto homens quanto mulheres, que desejam melhorar a aparência de seus cabelos, lábios e sobrancelhas.

É uma ótima alternativa para as pessoas que tem alergia à maquiagens tradicionais.

Além disso, a maquiagem permanente também pode ser usada para fins médicos, conhecida como desmapigmentação. Ou também para melhorar o aspecto de cicatrizes, corrigir fissuras labiais e restaurar a pigmentação da aréola em pacientes submetidos a quimioterapia ou cirurgia de construção de mamas.

Como encontrar um bom profissional de micropigmentação?

Encontrar um bom profissional para realizar o seu procedimento de maquiagem permanente nos lábios, olhos e sobrancelhas é o passo mais importante a ser dado. É a sua aparência que está em jogo, você com certeza não irá querer se arrepender.

Pesquise, se for necessário vá ao máximo de consultórios possíveis. Tire todas as suas dúvidas com os médicos que você visitou e analise as respostas. Um bom médico não deve ter problemas para responder todas as suas preocupações.

Você deve sentir firmeza e confiança no médico, fique à vontade para perguntar tudo o que está na sua mente. Além disso, observe atentamente a higiene do local e o profissionalismo.

Durante sua consulta, seu especialista ou médico também determinará se você precisará receber anestesia para realizar o seu procedimento, e nesse caso, se decidir que deve, você precisará chegar mais cedo à sua consulta para permitir que a anestesia tenha tempo suficiente para fazer efeito.

Seja honesto com o médico e explique detalhadamente o porque você quer fazer o procedimento de micropigmentação, para que ele entenda suas necessidades e preocupações. Antes de realizar o procedimento de maquiagem permanente na sobrancelha, olhos ou lábios o médico irá avaliar a textura da área, o tom, e desenvolverá o pigmento ideal para que o procedimento fique o mais natural possível.

A escolha do médico é muito importante, pois você não irá gostar de carregar em seu rosto um procedimento mal feito. Além disso, o custo de uma remoção de maquiagem definitiva é caro e pode ser doloroso.

Mantendo seu visual

Alguns paciente podem precisar passar por dois ou mais tratamento para alcançar os resultados satisfatórios, por isso, certifique-se de perguntar ao seu médico exatamente a quantidade de tratamentos que será necessário para o seu caso.

Além disso, como dito anteriormente, a micropigmentação não é um tratamento vitalício, é preciso manutenção. Pois, o pigmento irá desvanecer ao longo dos anos. Portanto, você precisará passar por mais tratamentos para manter seu visual.

E então leitor, gostou do conteúdo que trouxemos? Tiramos as suas principais dúvidas sobre o assunto? Se ainda houver dúvida, deixe o seu comentário. Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui no nosso blog, siga-nos nas redes sociais.

Micropigmentação – Tudo o que você precisa saber sobre o procedimento
Gostou? Então Vote!

Compre aqui! Hidratante para Tatuagem Vito Tattoo Magic com 10% de Desconto