Skip to content

Agulha para tatuagem: Saiba como escolher corretamente

Agulha para tatuagem

Não existe coisa mais importante em uma tatuagem que saber escolher corretamente a agulha a ser usada. Ela definirá o sombreamento, os traços que precisam estar bem delineados, entre outros. É claro que a técnica usada, o maquinário e a experiência do profissional conta muito, porém a agulha para tatuagem é realmente algo muito importante.

Mas vamos lá… também cabe ao profissional escolher a agulha exata para determinado trabalho. Poderíamos então dizer que indiretamente essa seria uma função também do tatuador. 

Existem vários modelos de agulhas, cada um para estilo distinto, bem como seus respectivos preenchimentos. A variação vai desde o comprimento da ponta, espessura, disposição de soldagem e número de agulhas soldadas e entrelaçadas. Esses fatores irão definir o tipo de traçado para o desenho.

Qual a importância de escolher a agulha para tatuagem certa?

Você já deve ter percebido que a escolha da agulha exata irá influenciar diretamente no resultado final da tattoo. Porém, essas “diferenças” podem ser detectadas em outros aspectos como na perda de tempo durante a execução do processo e no tempo necessário para a cicatrização após o trabalho. Tudo isso renderá mais facilidade e conforto, tanto pro cliente, quanto para o profissional.

Algo que se recomenda muito aos profissionais da área é testar agulhas de tamanhos e marcas diferentes. Existem materiais que simulam a pele humana, e assim, o tatuador conseguirá aprender na prática. Ganhando experiência e segurança no momento de fazer seus trabalhos.

Se por exemplo, o tatuador escolher uma agulha fina com ponta longa para fazer um tribal, o resultado será péssimo. Muito provavelmente a única coisa que ele conseguirá será um sangramento na pele do cliente. O mais indicado para esses trabalhos é uma agulha grossa de ponta média. Isso é “padrão” de cada estilo, mas pode variar dependendo da arte de cada tatuador. Exatamente por isso, a recomendação de se testar na prática, tamanhos distintos e marcas distintas.

Fique atento com a espessura da agulha

Existem algumas características das agulhas para tatuagem que são importantes, uma delas é sua espessura. As agulhas mais finas possuem um “jato” mais fraco de tinta, isso é muito bom para tatuagens mais delicadas e que necessitam de traços finos. Se apresenta muito útil também para sombreamentos e pontilhados. 

Já as agulhas mais espessas, conseguem injetar um número maior de pigmentos em suas perfurações. Acelerando assim, o processo da tatuagem. 

É possível encontrar no mercado agulha para tatuagem com espessuras que variam em 5 tipos diferentes. São as 5, 6, 10, 12 e 14, sua diferença de um número ao outro é de 0,05mm. As mais usadas aqui no Brasil costumam ser as de número 10 e 12. Sendo a primeira usada para traços leves e trabalhos mais delicados, enquanto o segundo é usado em trabalhos que necessitam de maior pigmentação.

A ponta também deve ser levada em consideração

A ponta da agulha é outro fator a se levar em consideração. Ela nada mais é que a distância entre a ponta e o ponto onde for atingida a espessura total da agulha. Essa distância definirá a facilidade com que a agulha conseguirá penetrar na pele das pessoas. 

A agulha de ponta mais fina realiza uma perfuração mais invasiva, abrindo “buracos” maiores na pele. Essa opção possui como ponto positivo a velocidade do procedimento, consideravelmente mais rápido. Porém, por ser mais invasivo, machuca mais, necessitando de um processo de cicatrização maior. Esse tipo de ponta é indicada em trabalhos realistas, como os orientais, blackworks, entre outros.

Por outro lado, a agulha com ponta longa, consegue exatamente o oposto, assim demora mais para realizar suas tarefas, por ter uma penetração mais suave. Fato que também irá causar uma lesão menor na pele. Esse tipo de ponta é muito usada em alguns trabalhos realistas, aquarela, fineline, etc.

tipos de agulha para tatuagem

Leia também:

Os modelos de agulha para tatuagem também são importantes

Como já comentamos, cada modelo tem sua característica que também definirá o trabalho. Portanto, ele possui peso nas escolhas do profissional.

O Round Liner é muito usado no Brasil, se não o mais usado. Ele é indicado para traços mais delicados e leves. Seus modelos possuem de 3 a 15 agulhas entrelaçadas e soldadas. São 3mm de distância entre a ponta e a soldagem.

Já a Magnum, executa uma soldagem linear, apresentando uma forma reta ou curva. A solda fica a uma distância de 5mm da ponta. Seus modelos também possuem até 15 agulhas entrelaçadas. Ela é normalmente indicada para pintura e sombreamento. 

O Round Shader é geralmente soldada a 5 ou 6 mm de distância da ponta, chegando a até 9 mm. São de 5 a 15 agulhas usadas, porém existem modelos com um número superior. Pode ser usado para sombreamento ou preenchimentos.

O Round Magnum possui muitas agulhas soldadas em sua estrutura, e isso de maneira curva. É um modelo mais detalhado e assim, serve para se usar em detalhes específicos da tatuagem. Como em tons suaves e no preenchimento colorido.

Gostou? Compartilhe então com seus amigos e familiares. Até a próxima!