Skip to content

Depilação a laser: Tudo o que você precisa saber sobre a remoção de pelos a laser

Depilação a laser: Tudo o que você precisa saber sobre a remoção de pelos a laser

Todos nós temos pelos espalhados por todo o corpo, como por exemplo pernas, braços, axilas, partes íntimas, barba e etc. No entanto, muitas pessoas não gostam da ideia de ter toda essa pelagem e recorrem a métodos que podem removê-los. A depilação a laser é a técnica mais eficiente para remover os pelos indesejados de qualquer área do corpo.

A depilação a laser pode eliminar mais de 90% dos pelos em apenas algumas sessões. Qualquer pessoa pode se submeter ao tratamento. Os riscos sobre a técnica são praticamente nulos, desde que seja realizada por um profissional qualificado.

E com o crescimento das pessoas que buscam realizar o método, é evidente que surjam dúvidas relacionadas ao procedimento, tais como: como é feito, como funciona, quanto custa e outras. Pensando nisto, criamos esse artigo para explicar os principais pontos e dúvidas sobre a remoção de pelos a laser. Confira!

Porque pessoas procuram a depilação a laser?

Conviver com pelos indesejados em diversas áreas do corpo é uma das principais fontes de angústia no Brasil. As pessoas estão cansadas de terem que eliminar frequentemente os pelos indesejados através de métodos tediosos e dolorosos, como depilação com cera, com pinças e lâminas. Com isso, a demanda por remover definitivamente pelos com lasers cresceu absurdamente.

Quem pode fazer depilação a laser?

Mulheres e homens, com mais de 18 anos e que não tenham doenças crônicas, podem fazer. Claro, a maioria das mulheres desejam remover os pelos das axilas, partes íntimas e pernas, enquanto os homens procuram a remoção a laser para se livrar de pelos nas costas, peitos e barba.

No início, o procedimento era destinado apenas para indivíduos com pele clara e pelos escuros. Entretanto, atualmente, com novas tecnologias a laser à dispor, pacientes com pele morena, mulata e negra podem realizar o procedimento sem grandes riscos.

Como funciona a depilação a laser?

No momento da sessão, um equipamento laser emite flashes de luz brilhantes na região que será tratada. Os folículos capilares absorvem a energia do laser, aquecem e ficam danificados. O laser impede temporariamente que as células produzam novos pelos. O laser trabalha com pulsos de energia ultra-curtos (nanosegudos) e trata diversos pelos ao mesmo tempo, tornando a aplicação fácil e rápida de realizar. Geralmente, os tratamento de depilação a laser duram cerca de 30 minutos, conforme o tamanho da área a ser tratada.

É importante atentar-se que cada pelo cresce em um ciclo diferente, e que a depilação será eficaz apenas por um determinado período de tempo. À medida que o pelo cresce em diferentes tamanhos, são necessárias diversas aplicações para atingir os folículos capilares durante a fase de crescimento.

Normalmente, são necessários cerca de 8 a 10 aplicações com intervalos de 4 a 6 semanas para eliminar totalmente os pelos indesejados. Além disso, será necessário 1 ou 2 sessões de retoque durante o ano. Os indivíduos já notam os resultados a partir do primeiro tratamento – os pelos crescem mais finos e mais frágeis e consequentemente a pele fica mais lisa. Os resultados do tratamento tornam-se mais satisfatórios e perceptíveis conforme você faz as sessões de aplicação e os folículos são destruídos pelo laser.

Tudo o que você precisa saber sobre a depilação a laser

Depilação a laser dói?

Ao longo da sessão é comum sentir um pouco de incômodo, a aplicação do laser sobre a pele é semelhante a umas leves picadinhas. Para realizar o sessão sem sentir nenhuma dor, você pode recorrer à pomadas anestésicas tópicas ou injeções antes de começar o tratamento. Geralmente, os locais que mais se sente dor são as áreas que possuem mais quantidade de pelo e pelos mais grossos, no entanto essas áreas são tratadas mais rapidamente e dão os melhores resultados, precisando de menos sessões.

Quanto custa a depilação a laser?

Os custos com a remoção de pelos a laser pode variar de acordo com o seu estado, tamanho da área a ser tratada, clínica e profissional escolhido. Porém, há uma base média de varia entre R$150 e R$300. A maioria das clínicas baseiam os seus valores de acordo com o tamanho da área a ser tratada. Esta modalidade de precificação é também utilizada no mercado de remoção de tatuagem a laser.

Você ainda pode encontrar clínicas de remoção de pelos ou sites de compras coletivas como, Groupon, por exemplo, que ofereçam pacotes de tratamentos com descontos especiais

Quais são os tipos de depilação à laser?

Existem dois tipos mais usados para remover permanentemente os pelos da pele de uma pessoa, sendo eles o equipamento a laser e o equipamento de luz pulsada intensa (IPL). Existem uma pequena diferença entre cada equipamento, conheça-as:

  • Laser: o tratamento a laser produz um único comprimento de onda de luz (entre 800 nm e 810 nm) para atingir e remover o pelo.
  • Luz Intensa Pulsada: diferente do laser – que usa um único comprimento de onda –, o IPL utiliza um vasto espectro de luz para atingir e promover a remoção do pelo, entre 550 nm a 1200 nm.

Ambos os equipamentos são eficientes e geram resultados satisfatórios e, fundamentalmente, operam da mesma forma.

Existe restrições para a depilação a laser?

As restrições sobre a remoção de pelos a laser incluem:

  • Diabetes não controlada;
  • Hipertensão descontrolada;
  • Epilepsia;
  • Gravidez;
  • Vitiligo;
  • Doenças de pele, como a psoríase;
  • Feridas abertas na área que será tratada;
  • Em caso de câncer, durante o tratamento.

A depilação a laser pode ser feita em quase todas as parte do corpo exceto a parte interior das orelhas, inferior das sobrancelhas e diretamente sobre os órgãos genitais.

E então leitor, gostou do nosso artigo sobre depilação a laser? Ainda ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário e compartilhe essa informação nas redes sociais, seus amigos podem se interessar.

Depilação a laser: Tudo o que você precisa saber sobre a remoção de pelos a laser
33 votes