Skip to content

Tatuagem ultravioleta: Conheça a técnica, como foi desenvolvida e valores

Tatuagem ultravioleta: Conheça a técnica, como foi desenvolvida e valores

Se você está antenado no mundo das tatuagens ou é uma pessoa que está sempre procura de novas maneiras de fazer tatuagem para se destacar das outras, então provavelmente você já deve ter lido algo sobre as tatuagens ultravioletas (UV Tattoo).

Está técnica está crescendo cada vez mais em todo o mundo, se qualquer pessoa pode fazer uma tatuagem com tinta ultravioleta, como pode ser um técnica exclusiva e diferenciada dos demais?

Bom, é claro que o pensamento e o significado pessoal  é o que diferenciam as tatuagens uma das outras e as tornam únicas. E se você você quer saber como funciona a técnica usada para fazer uma tatuagem ultravioleta, continue a leitura e entenda mais sobre o procedimento.

O que é UV Tattoo e como surgiu?

Tatuagens feitas com tintas UV são simplesmente tatuagens que brilham no escuro quando estão sob os efeitos de uma luz negra. Algumas dessas tatuagens podem ser visíveis à luz solar e outras não. Entretanto, todas brilham sob uma luz negra.

A ideia de desenvolver uma tinta especial – como está – veio da empresa norte-americana Crazy Chameleon Body Art Supply. Segundo a própria empresa e também por órgãos responsáveis dos Estados Unidos (a FDA, Food and Drug Administration), os componentes encontrados na tinta não são prejudiciais à saúde do cliente, não radioativos e nem causadores de cancro (câncer).

A nova modalidade de tatuagem é destinada para quem deseja realizar uma tatuagem diferente e que não seja vista por todos. A tinta é composta por (2,5%) de corante envoltas por polimetilmetacrilato (97,5%), o que garante a segurança e evita alergias e outros problemas.

A tinta ultravioleta é feito do mesmo modo que qualquer outro tipo de tinta para tatuagem. Porém, estas não podem ser vistas à luz do dia, o desenho praticamente não esboça marcas na pele, será possível ver a arte apenas na ausência de luz ou sob luz negra.

Cuidados com as tatuagens ultravioletas

Os cuidados com a tatuagem devem ser redobrados, especialmente no quesito “exposição solar”. O uso de protetor solar é indispensável, além disso não exponha a tatuagem ao sol e, na fase de cicatrização, tome muito cuidado para não esbarrar a tatuagem em algo, pois pode danificar o desenho.

Ao fazer a tatuagem é natural que o tatuador faça um curativo com papel insulfilme para proteger o desenho, fique com a proteção por cerca de 2 a 3 no máximo, mais que isso pode ocorrer crostas e bolhas que podem ser mais difíceis de curarem.

Lave a tatuagem com sabão neutro e água filtrada. E antes de ter qualquer contato com a sua tatuagem, lembre-se de lavar bem as mãos, pois você estará com um “ferimento na pele” e qualquer sujeira pode causar infecções ou inflamações.

Use cremes protetores indicados pelo seu tatuador, ele sabe o que é melhor para sua tatuagem. E mantenha-se longe de piscinas, mares e luz solar durante um bom tempo. Porque o excesso de luz solar e cloro podem trazer muitos riscos à sua pele e sua tatuagem.

Quais são os riscos de uma tatuagem ultravioleta?

Basicamente, os riscos de uma tatuagem ultravioleta são os mesmo que de uma tatuagem comum. Sua pele poderá ficar irritada, ter uma reação alérgica à tinta da tatuagem, comichão, erupções cutâneas, protuberâncias benignas onde a tinta se aglomerou, bolhas, riscos de infecções, dor na pele e outras.

Porém, a tinta ultravioleta tende a causar mais reações na pele do que a tinta normal. Contudo, é importante lembrar, que se você tiver uma pele sensível, essas reações podem acontecer com qualquer tinta de tatuagem.

Preço de uma tatuagem ultravioleta

O valor para ter uma tatuagem com essa técnica é mais elevado do que as técnicas tradicionais, obviamente devido aos efeitos extraordinários que a tinta causa. No Brasil, a técnica é recente, porém pode ser encontrada em alguns estúdios de tatuagem.

Lembrando que é preciso pensar muito antes de realizar qualquer tipo de tatuagem, portanto pense bem no desenho e escolha um tatuador de sua confiança, para que você não se arrependa futuramente.

E então, gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e compartilhe com seus amigos e colegas. Se ainda estiver com dúvidas, deixe o seu comentário abaixo.

Tatuagem ultravioleta: Conheça a técnica, como foi desenvolvida e valores
14 votes