Tatuagem em pele negra: cuidados e fatores importantes que determinam o resultado

tatuagem em pele negra
Existem muitos rumores por trás da tatuagem em pele negra, estes boatos fazem com que muitas pessoas com a pele negra ou morena desistam de ter uma arte em seu corpo. E se você está lendo este artigo creio que você se encaixe nestes parâmetros e deseja tirar suas dúvidas, certo?! Sendo assim, vamos lá, pois a paixão pela arte não tem fronteiras. Confira abaixo:

Com toda a certeza a melanina sempre influenciara, por mínimo que seja, no resultado final da arte. Isso porque todos os tipos de pele (exceto pele de pessoas albinas) possuem melanina em sua composição. Porém, pessoas com pele negra/morena possuem uma quantidade maior dessa proteína no organismo, se comparados a pessoas de pele clara.

A função das agulhadas em uma sessão de tatuagem, é introduzir a tinta da tatuagem cerca de um milímetro de profundidade da pele, em uma camada chamada derme. Este é um dos motivos para a tatuagem não sair da pele. Neste mesmo nível de profundidade, fica localizado a melanina e é ela quem irá determinar o resultado final da cor do pigmento. Entretanto, isso não é nenhum impedimento para que você possa ter uma linda arte tatuada em você.

A escolha do tatuador e das cores 

Não há tintas preparadas especialmente para tatuar pessoas com pele negra ou morena. Todas as tintas fabricadas são para qualquer tom de pele, indiferente de qual seja. Porém, não podemos negar que os trabalhos se destacam mais e as cores ficam mais vivas quando é realizado em peles claras. Contudo, existem técnicas diferenciadas que podem minimizar essa diferença.

LEIA:  Conheça os fatores que determinam o sucesso na remoção a laser de uma tatuagem

É imprescindível que você procure um tatuador experiente e com conhecimento nas técnicas diferenciadas para tatuar peles negras. Os diferentes tons de peles apresentam variações que, caso não sejam levados em consideração, podem afetar o resultado final.

Não é apenas pela técnica em tatuar pessoas com tom de pele negra, a importância de um tatuador experiente vai além disso. Ele dará auxilio na escolha do desenho e das cores adequadas para seu tom de pele, a preparação dos tons corretos, a técnica de aplicação da tinta e a profundidade de perfuração. Estes fatores são essenciais para um resultado satisfatório, do contrário você corre o risco de acontecer variações no processo de cicatrização de sua tatuagem.

Esqueça o mito de que tatuagem em pele negra/morena deve ser necessariamente usado tinta preta ou cinza. Desde que o tatuador use as cores certas, você pode obter uma tatuagem bem colorida. Além da tinta preta, o verde e o vermelho destacam-se bem e são muito usados nesses tons de pele, porém seu tatuador pode até ousar utilizar outras cores, afinal hoje em dia podemos encontrar uma infinidade de cores e tons e alguns ficam até melhor em pele escura, do que pele clara. A única tinta que não é recomendado ser utilizada é o branco, pois a melanina vai acabar se sobrepondo ao pigmento.

Cuidados

Pessoas com pele escura são mais propensas a manchas e cicatrizes queloides, isso devido a alta concentração de melanina na derme. Portanto, o tatuador deverá ter uma certa cautela ao realizar o trabalho em sua pele, por exemplo, técnicas como deixar a agulha em um ponto da pele por um tempo prolongado ou realizar movimentos repetitivos no mesmo local, podem ser prejudiciais.

LEIA:  Dicas para diminuir as chances de se arrepender de uma tatuagem

A melhor coisa a se fazer antes de procurar um estúdio, é conversar com um dermatologista para saber os possíveis riscos que você estará sujeito ao fazer uma tatuagem e se você é propenso a provocar queloides.

Caso esteja tudo correto, atente-se aos cuidados pré e pós-tatuagem que seu tatuador lhe dará, isso irá manter seu desenho sempre em bom estado. Além disso, utilize protetor solar (+30 FPS), faça chuva ou faça sol.

Tatuagem em pele negra: cuidados e fatores importantes que determinam o resultado
1 vote