Conheça os fatores que determinam o sucesso na remoção a laser de uma tatuagem

remoção completa da tatuagem

Quando a decisão de remover uma tatuagem é tomada, a primeira coisa que gostaríamos de saber é quanto tempo é necessário para a remoção completa da tatuagem. Entretanto, você precisa saber que isso depende de diversos fatores, tais como tamanho da tatuagem, localização, cor, quantidade da tinta utilizada, se foi um profissional ou amador que realizou o trabalho, entre muitas outras condições.

Embora seja quase impossível determinar e garantir a remoção completa de uma tatuagem dentro de um número específico de sessões, médicos que prestam este tipo de serviço podem avaliar as seguintes variáveis para prever o sucesso do tratamento:

Cor de tinta: Geralmente, verde, azul e preto são as cores mais fáceis de serem removidas, já o pigmento vermelho, laranja, amarelo, branco e tintas fluorescentes são mais desafiadoras. A tecnologia avança a cada dia para garantir a remoção completa da tatuagem e com isso novos dispositivos são criados. A ultima inovação do mercado é o laser PicoSure, que melhorou a eficácia e eficiência na remoção destas cores.

Um estudo realizado, mostra que PicoSure conseguiu um apuramento de 75% dos pigmentos azuis e verdes em apenas 1-2 sessões. E outro estudo mostra que o laser apura 75% dos pigmentos pretos em 2-4 sessões de tratamento.

Idade da Tatuagem: Tatuagens mais antigas (+2 anos) tendem a desbotar naturalmente e por este motivo podem ser mais fáceis de serem removidas, se comparadas a desenhos feitos recentemente.

Tamanho do Desenho: Este fator é indiscutível, com certeza tatuagens maiores necessitam de mais tratamento do que desenhos menores. O Journal of the American Medical Association realizou um estudo e observou que tatuagens com mais de 12 polegadas de diâmetro eram necessários mais de 10 sessões de tratamento para uma remoção completa da tatuagem.

LEIA:  Removedor de Tatuagem em Creme vendidos no Brasil são mesmo eficazes

Tabagismo: O estudo acima também relaciona os efeitos negativos que o tabagismo causa no paciente que deseja remover uma tatuagem. Após 10 sessões de tratamento, o estudo notou que os pacientes que fumavam tiveram uma taxa 70% menor no resultado, comparados aos não fumantes. Esse resultado, provavelmente, está ligado aos efeito diretos do tabagismo sobre a cicatrização de feridas.

Pele: O tratamento tende a ser mais eficaz em pacientes de pele clara. Devido ao contraste entre pigmento e pele, o pigmento tem mais facilidade de absorve a energia do laser. Já em pele de tom escuro, a pele drena uma pequena porcentagem da energia do laser, por esse motivo pode ser necessário mais tratamentos e mais cautela do médico.  Além disso, a maioria dos médicos utilizam uma configuração diferenciada de energia em pacientes com tons de pele mais escura, isso para evitar que efeitos colaterais indesejados apareçam.

Localização: A remoção de tatuagem é mais complicada em áreas do corpo que têm um suprimento vascular limitado e cura mais lentamente. Sendo assim, tatuagens nos pés, pernas e mãos exigem mais sessões de tratamento do que tatuagens em áreas como peito e nas costas.

Quantidade de tinta: A quantidade de tinta utilizada no desenho é outro fator principal que afeta a remoção completa da tatuagem através do laser. Tatuagens feitas por profissionais no ramo de tatuagem são mais densas e são depositadas em camadas mais profundas da pele, portanto podem necessitar mais sessões. Por outro lado, a tatuagem feita por um amador no ramo, é geralmente desigual, superficial, e feita com menos tinta, ou seja, é mais fácil de ser removida.

Tatuagens cover-ups: Tatuagem que possuem outra camada de tinta por baixo (quando um individuo tenta encobrir sua tatuagem inicial com outra) são mais difíceis de serem removidas e, consequentemente, necessitam de mais tratamentos. A maioria destes trabalhos usam tinta de tatuagem translúcida, ou seja, que é necessário o uso de tons mais escuros de tinta para cobrir as cores anteriores. Uma vez que a nova camada é maior e mais escura (as camadas aumentam o volume total e a densidade da tinta), a remoção completa da tatuagem pode ser muito difícil.

LEIA:  12 Dúvidas antes de remover uma tattoo frequentes em todo tatuado insatisfeito
Conheça os fatores que determinam o sucesso na remoção a laser de uma tatuagem
Gostou? Então Vote!