Skip to content

Conheça os principais sintomas de tatuagem inflamada

Conheça os principais sintomas de uma tatuagem inflamada

Além de tintas e agulhas, existem muito mais coisas que compõem uma tatuagem. Querendo ou não, é preciso que você saiba que existe a possibilidade da sua arte inflamar, e você não gostaria que isso acontecesse.

As infecções acontecem de modo geral e podem ser curadas através de cuidados posteriores e, em alguns casos mais graves o uso de antibióticos é indispensável. Um dos métodos mais simples de evitar que isso ocorra é seguir o pós-tratamento da tatuagem a risca.

No pós-tratamento o seu tatuador irá auxiliá-lo da melhor maneira para que sua tatuagem não inflame e permaneça saudável. Porém, ainda sim, é preciso saber quais são os principais sintomas de uma tatuagem inflamada.

Se você notar algum desses sintomas procure imediatamente o seu tatuador ou procure um médico.

Principais sintomas de uma tatuagem inflamada

Inflamação

O principal sinal de uma tatuagem inflamada é a coloração rosada e/ou avermelhada em torno de onde está o risco. Além da coloração, a área pode apresentar coceira ou aspecto espinhoso.

Antes de mais nada, lave a mão. Feito isso, coloque-a cuidadosamente sobre a área inflamada. É significativamente mais quente do que o resto de sua pele? Será que o calor parecem irradiar? Isto pode ser um sinal de um problema em desenvolvimento.

Normalmente, nas primeiras 48 horas do desenho feito é normal que a pele aparente sinais de inflamação ou irritação porém este efeito deve diminuir após este tempo, caso aumente é possível que sua pele esteja inflamada. E é imprescindível que você procure um médico especialista, afim de evitar problemas maiores.

Inchaço

Com a fricção da agulha e sua pele, a tatuagem recentemente feita irá aparentar um inchaço e, provavelmente, o desenho dará uma aparência distorcida dependendo do grau de inchaço. Se a tatuagem não receber os cuidados necessários, o inchaço vai começar a se espalhar pela área e ficará cada vez pior. Isto é um sinal de que a infecção está de agravando.

Febre

A febre pode ser identificada a qualquer momento, basta a temperatura de seu corpo ultrapassar os 37º graus. A febre pode variar de leve a grave, dependendo de quanto tempo a infecção não está sendo tratada.

Dores musculares

Geralmente, as dores musculares estão relacionadas com a febre.

Dor

É inevitável que se sinta uma certa quantidade de desconforto ou sensibilidade após fazer uma tatuagem, o nível de dor depende do tamanho do trabalhou que você realizou. Ou seja, uma tatuagem simples, sem muitos detalhes e diferentes cores, não necessitam de muitas penetrações de agulha. Por outro lado, uma tatuagem mais detalhada com mais cores e mais detalhes, envolvem mais penetrações e consequentemente mais dor.

Entretanto, esse desconforto causado pelas picadas de agulha deve desaparecer após as primeiras 48 horas. Caso não ocorra, ou a dor aumente, provavelmente seu desenho irá infeccionar. Procure um especialista, para fazer uma avaliação.

Secreção

Todas as tatuagens feitas recentemente, choram um pouco de soro claro que normalmente é salpicado com pequenas manchas de sangue. Mas, não se preocupe isto é natural do processo de cicatrização.

No entanto, se sua tatuagem começar a produzir uma secreção verde/amarelada, você definitivamente tem um problema em andamento. Além disso, secreção sanguinolenta excessiva é também um dos sintomas de tatuagem infectada mais desagradáveis.

Odor malcheiroso

Caso seu desenho tenha infeccionado, saiba que algumas bactérias ruins emitem um mal cheiro. E se este for o caso da sua tattoo, aconselhamos você a procurar um médico.

Raias vermelhas

Este é dos efeitos colaterais mais perigosos que podemos observar.

Estrias vermelhas que irradiam para fora do local original da tatuagem pode ser um sinal grave de envenenamento do sangue. Se você notar isso, dirija-se para para o consultório do seu médico ou pronto socorro mais próximo, se não for tratado pode ser fatal.

Estes são apenas alguns dos efeitos colaterais que podemos encontrar em uma tatuagem inflamada. Entretanto, se você seguir um pós-tratamento correto, você minimizará muito a probabilidade disso ocorrer. Caso aconteça, é indispensável que você procure seu tatuador ou o médico mais próximo de você.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre os principais sintomas de uma tatuagem inflamada? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos, eles também precisam saber.

Conheça os principais sintomas de tatuagem inflamada
28 votes