Skip to content

Salabrasão: Um método para remover tatuagens

Salabrasão: Um método para remover tatuagens

Tatuagens foram predestinas a ficarem eternamente em nossa pele, não é mesmo? Entretanto, muitos são os motivos para muitas pessoas acabarem se arrependendo de ter feito o desenho em sua pele.

E assim como existem muitos motivos para remover uma tattoo, também existem diversas formas que possamos remover uma tatuagem. Dentre elas, destacam-se: tecnologias a laser, peelings químicos, dermoabrasão, a luz pulsada e até a remoção completa do tecido através de cirurgias.

Porém, há métodos mais antigos e caseiros como, por exemplo, a salabrasão. Este método utiliza pasta de sal de mesa e deve ser aplicado sobre a pele diversas vezes, causando um desbotamento da tatuagem.

Quer saber como realizar esse método sem sair de casa? Continue a leitura e descubra!

Como funciona o método de salabrasão?

O método de slabrasão é um dos procedimentos mais antigos da remoção de tatuagem natural e caseira, usando sal e abrasão. O procedimento consiste em descamação das camadas superiores da pele, através do lixamento com o composto de sal.

Realizar o procedimento é muito simples e você encontra os ingredientes necessários sem sair de casa. Os ingredientes são: água da torneira, dispositivo abrasivo e sal de cozinha.

Instruções para realizar o método de salabrasão

1. Se você conhece alguém que saiba aplicar anestesias você pode pedir para essa pessoa aplique uma anestesia no local tatuado, isso fará com que a região a ser tratada adormeça e você sinta menos dor. Também podem ser utilizados cremes e pomadas anestésicas.

2. Misture sal e água, para que seja criado a pasta abrasiva. A pasta para o procedimento deve ser grossa e arenosa.

3. Aplique diretamente a pasta de sal sobre a tatuagem. Utilize pedaços de gaze ou algo parecido a uma lixa em bloco para raspar ou esfregar o sal no local. Antigamente, erram utilizados madeira enroladas com gazes para realizar o lixamento.

4. Após a aplicação, observe qual a reação que sua pele teve em contato com a pasta abrasiva. A pele de cada paciente reage de uma forma, ou seja, algumas são mais resistentes e não apresentarão grandes riscos, por outro lado, há aquelas que são mais sensíveis. Se você for suscetível à formação de cicatrizes e queloides, infecções e manchas na pele, procure um médico antes de realizar o tratamento.

5. O procedimento deve ser realizados diversas vezes, pois até em tratamento a laser – o mais eficiente – dificilmente a remoção completa é feita em apenas uma sessão. Os resultados obtidos iram depender da condição da pele, o tamanho do desenho, as cores utilizadas, o tipo das tintas utilizadas e o tempo que o paciente tem a tatuagem fixada ao seu corpo. Sangramentos são inevitáveis nesse método de remoção, portanto, é necessário dar um tempo de uma sessão para outra para que a cicatrização aconteça.

Conselhos

Apesar de que o procedimento pareça um tanto simples e que possa ser feito em casa, é recomendável que seja realizado por um profissional qualificado. Lembre-se: esse procedimento é considerado um procedimento cosmético, é importante verificar junto ao seu plano de saúde se as taxas e custos do tratamento estão dentro das normas do plano.

Antes de optar por remover sua tatuagem através do método de salabrasão, tome conhecimento de outras formas de remoção de tatuagem e discuta com um profissional quais os prós e contras existentes neste tipo de método.

Salabrasão: Um método para remover tatuagens
17 votes