Skip to content

Possíveis riscos e efeitos colaterais após maquiagem definitiva

Possíveis riscos e efeitos colaterais após maquiagem definitiva

Todas as pessoas gostam de se sentir bonitas e estar com a autoestima elevada. Já pensou poder vivenciar isso todos os dias? Este é o proposito da maquiagem definitiva para todas as pessoas que decidam passar pelo procedimento.

A técnica é também conhecida como micropigmentação e consiste em injetar pigmentos de tinta nos olhos, lábios e sobrancelhas através de um instrumento semelhante a uma caneta ou equipamento de tatuagem para promover uma maquiagem linda e duradoura.

O procedimento é seguro e eficaz, quando feito por um profissional qualificado e com instrumentos devidamente esterilizados. Mas, assim como todo e qualquer procedimento estético, todo cuidado é pouco, e é preciso ficar atento aos possíveis efeitos colaterais após maquiagem definitiva afim de evitar qualquer risco mais grave.

Quer saber quais são os possíveis riscos e efeitos colaterais após maquiagem definitiva? Continue a leitura, trouxemos toda a informação para que você evite-os.

Quais os efeitos colaterais após maquiagem definitiva?

Geralmente, a maquiagem definitiva pode apresentar um leve e moderado inchaço após a aplicação na área. Isso dependerá muito da quantidade de pigmento depositado e do trabalho realizado pelo profissional. Como, por exemplo, uma linha fina e básica para delinear permanentemente os olhos podem causar menos efeitos colaterais em comparação com um trabalho de delineador mais longo e largo.

O mesmo exemplo se aplica aos procedimentos de pigmentação dos lábios. Uma cobertura de lábios ou um delineador de lábios misturado mostrará menos efeitos ao procedimento do que o de uma coloração de lábios completa. Além disso, algumas pessoas tem a pele mais sensível do que outras e podem inchar mais.

Durante o procedimento, pode ser que haja um pequeno sangramento na região. Isso ocorre frenquentemente em pessoas que tomam anticoagulantes diariamente. Os hematomas são raros, porém, novamente, se uma pessoa toma anticoagulantes, hematomas podem ocorrer com mais facilidade.

As aplicações de maquiagem permanente em sobrancelhas são as que raramente produzem hematomas. Em tratamentos nos olhos podem ser que pequenos nódoas negras apareçam durante o procedimento no caso de a pele tratada for muito fina e próxima do sistema vascular.

Se houver hematomas, fique tranquilo, normalmente são pequenos e desaparecem em alguns dias.

Outro ponto importante é a cor do pigmento. Nos primeiros dez dias o pigmento é muito mais escuro do que você pode esperar.

Estes são os efeitos colaterais após maquiagem definitiva que ocorrem com mais frequência. Outros efeitos menos relatados são difíceis de determinar devido à individualidade do sistema de cada pessoa.

É por esse motivo que, normalmente, os médicos profissionais realizam pequenas aplicações na área a ser tratada antes de realmente fazer a aplicação definitiva. Para observar as possíveis reações do paciente.

Posso ter problemas de alergia ao pigmento das maquiagens?

A verdade é que as pessoas podem desenvolver uma alergia a qualquer coisa, a qualquer hora. No entanto, alergias ao pigmento de tintas são consideradas raras. Alguns médicos recomendam que pessoas com alergias ambientais ou alergias à maquiagem tradicional realizem procedimentos de maquiagem definitiva, pois podem substituir os produtos cosméticos pelos quais as pessoas são sensíveis.

Embora sejam raras, não podemos descartar a possibilidade de que possa ocorrer reações alérgicas a qualquer tipo de pigmento de tatuagem no corpo ou no rosto por meio de maquiagens permanentes.

Antes de realizar o procedimento, pergunte ao seu médico se os pigmentos atendem aos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Existe alguma possibilidade de problemas médicos?

A probabilidade de você ter algum problema ou reação desses procedimentos é quase inexistente nos padrões de saúde atuais. Os profissionais recebem todo o treinamento de educação em práticas precisas de desinfecção e esterilização dos aparelhos e equipamentos utilizados.

Além dos médicos, você tem um papel fundamental no tratamento. As instruções de pós-tratamento, devem ser seguidas à risca, para reduzir completamente os riscos da maquiagem definitiva. Pois, a maioria dos problemas médicos relacionados à maquiagem definitiva estão sempre ligados à falta de atenção ao processo de pós-tratamento.

E então leitor, o que achou do nosso conteúdo? Conseguimos tirar as suas dúvidas refente aos efeitos colaterais após maquiagem definitiva? Deixe seu comentário.

Possíveis riscos e efeitos colaterais após maquiagem definitiva
Gostou? Então Vote!

Compre aqui! Hidratante para Tatuagem Vito Tattoo Magic com 10% de Desconto