Skip to content

Riscos de uma tatuagem: O que pode ocorrer no procedimento e como evitar tais riscos?

Riscos de uma tatuagem: O que pode ocorrer no procedimento e como evitar tais riscos?

Se você está aqui, creio que você é apaixonado por tatuagens, porém não podemos negar o fato de que as artes em nosso corpo possam trazer riscos a saúde. No entanto, esses problemas podem ser evitados mas, primeiramente, é preciso conhecê-los.

São diversos os riscos relacionas à tatuagem. Tanto no momento de fazer a tatuagem (como o risco de contrair Hepatite C), riscos após o procedimento (infecções e inflamações) e até as tintas utilizadas na arte podem oferecer riscos à sua saúde.

O principal jeito de minimizar todos esses riscos é escolher um estúdio de tatuagem autorizado e cumprir o pós-tratamento à risca. Quer saber quais são os principais e os possíveis riscos de uma tatuagem, deixe que nós te ajudamos. Confira!

Principais riscos de uma tatuagem 

Dentre os riscos de uma tatuagem, podemos encontrar a Hepatite C. Investigadores alertam que a doença está ligada diretamente a quantidade de tatuagem que a pessoa tem, de acordo com uma análise de 124 estudos realizados em 30 países. Ou seja, pessoas com muitas tatuagem pelo corpo ou com tatuagens que cobrem grandes partes tendem a contrair Hepatite C e, assim como, outras doenças transmissíveis pelo sangue.

Doenças infecciosas, doenças de pele e alergias são apenas algumas das preocupações que devem ser abordadas a fim de proporcionar a experiência mais segura possível. Atenção maior, deve ser dada para possíveis riscos de contrair HIV, hepatite B e infecções bacterianas ou fúngicas.

As tintas de tatuagem também podem causar riscos a saúde, devido aos produtos químicos contidos em suas composições. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao pigmento, tais como dermatite (irritação grave na pele).

As tintas utilizadas nos procedimentos de tatuagem são de nível industrial e alguns estudos realizados mostraram que algumas tintas poderiam ser utilizadas como tinta de impressão e, até mesmo, para pintura de veículos.

Existem tintas utilizadas na tatuagem que não são aprovadas pelos órgãos de saúde responsáveis, isso inclui também, as tintas cada vez mais utilizadas no mundo da tatuagem, as que brilham no escuro, Ultra Violet Tattoo – onde os riscos de uma tatuagem feita com este tipo de tinta ainda são desconhecidos. Essas tintas não aprovadas podem conter toxinas que entram nos pulmões, rins ou linfonodos através do sistema circulatório.

Pode também ocorrer reações alérgicas, coceiras, inflamações, infecções, descamação da área tatuada quando a mesma for exposta a luz solar e também queloides (cicatrizes deformadas com relevo e inchaços).

Principais cuidados ao decidir fazer uma tatuagem

Uma forma de evitar grande parte desses problemas é, antes de fazer uma tatuagem, analise se o estúdio de tattoo realiza a limpeza correta dos equipamentos, descarta luvas e máscaras e não reutiliza tintas de trabalhos anteriores.

E caso, deseje fazer uma busca ainda mais especifica, você pode procurar as leis do município ou local e solicitar recomendações sobre os estúdios de tatuagem, tal como investigar se existe queixas sobre um determinado estúdio.

Evite fazer tatuagens em cima de manchas ou pintas, porque pode tornar mais difícil a visualização de alterações nas pintas em um caso mais grave como um possível câncer.

Depois de ter feito a tatuagem, seguir o pós-tratamento dado pelo tatuador é fundamental. Normalmente, no pós-tatuagem é indicado utilizar pomada ou creme cicatrizante durante no mínimo 15 dias. O uso de protetor solar quando se expor ao sol. Evitar piscinas e praia durante 2 meses, para preservar a cor do desenho e diminuir o risco de infecções por conta do cloro.

Tatuagem de Henna também oferece riscos

A tatuagem de Henna é uma alternativa para quem quer fazer uma tatuagem mas tem medo das agulhadas do procedimento definitivo. Muitas pessoas acham que a técnica de a Henna não oferece riscos porque é uma tatuagem superficial, porém se engana quem pensa assim!

Tatuagens feita com Henna podem causar alergia, coceira, vermelhidão, mancha, bolhas ou descoloração da pele no local da tatuagem; Manchas avermelhadas podem surgir por todo o corpo e normalmente começam a aparecer nos 10 primeiros dias. Se isto ocorrer, é preciso procurar um médico ou um dermatologista para saber o riscos e remover a henna da pele com cremes e loções com corticoides.

Após a cura da alergia a área da tatuagem com henna poderá ficar marcado permanentemente, com alto relevo, ou a pele pode apresentar sinais de hiperpigmentação (pele mais escura) ou hipopigmentação (ficar mais clara) em todo o contorno do desenho.

Se não houver sinais visíveis em sua pele e você têm duvidas de estar ou não contaminado, o indicado é fazer alguns exames de sangue para ter certeza de que não existe nenhum problema. Estes exames podem ser realizados em unidades básicas de saúde e são gratuitos.

Riscos de uma tatuagem: O que pode ocorrer no procedimento e como evitar tais riscos?
53 votes

Compre aqui! Hidratante para Tatuagem Vito Tattoo Magic com 10% de Desconto