fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

Principais riscos associados a tatuagem antes e depois de ser tatuado

riscos associados a tatuagem

Tatuagem é uma arte milenar, e atualmente é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenho um desenho tatuado em sua pele. Porém, nem sempre as tatuagens são um mar de rosas e são fáceis de serem executadas.

Além disso, é muito importante escolher um bom profissional e um estúdio qualificado para realizar o procedimento. Pois, dessa forma, você irá minimizar significativamente os possíveis riscos associados a tatuagem e também as chances de você se arrepender após um período de tempo.

Se você pretende fazer uma tatuagem, é importante que você conheça os riscos que envolvem a tatuagem e saiba como evitá-los. Abaixo, listamos os principais riscos que podem acontecer no ato de ser tatuado e os possíveis efeitos colaterais que podem surgir após ser tatuado.

Confira quais são os riscos associados a tatuagem

Infecção

Há um risco de acontecer infecções sanguíneas, desse modo a maioria dos hospitais e postos de doação de sangue requerem a espera de um ano, no mínimo, para que a pessoa possa doar sangue novamente, como uma forma de garantir que o sangue está limpo.

A propagação de doenças tais como a hepatite podem ser provenientes do uso de agulhas e equipamentos não esterilizada. Para evitar qualquer tipo de infecção, as máquinas de tatuagem devem ser esterilizadas e as agulhas e luvas devem ser descartáveis.

As áreas tatuadas devem ser adequadamente protegidas durante as duas primeiras semanas, para evitar que exista infecção por meio de bactérias.

Problemas de remoção

O procedimento para remover uma tatuagem, não é um tratamento simples, além disso é longo e doloroso. O mais indicado para quem deseja apagar um desenho indesejado é a técnica a laser. Além do laser, existem varias outras técnicas para retirar uma tatuagem, entretanto são métodos extremamente dolorosos e alguns podem deixar uma cicatriz.

Para se ter uma noção, uma remoção de tatuagem a laser pode demorar cerca de um ano para ser finalizado. O método de excisão (cirurgia para remover tatuagem) pode ser feito em apenas uma sessão, porém você ganhará de brinde uma cicatriz.

Portanto, é imprescindível que você selecione bem o desenho e, principalmente, o tatuador que irá realizar o trabalho. Isso minimizará qualquer tipo de arrependimento posterior.

Reações alérgicas

Um dos riscos associados a tatuagem mais raros que existe, são as reações alérgicas causadas por pigmentos de tinta. Porém, podem acontecer e, quando acontecem, podem causar reações muito sérias.

Uma vez que o pigmento é depositado diretamente nas camadas mais profundas da pele, isso torna a remoção mais difícil e complicada. Além disso, há também a probabilidade de surgir uma reação alérgica depois de anos tatuado.

Granulomas

Estes são nódulos que podem formar em torno do material que o corpo vê como estranho, como pigmento da tatuagem.

Formação de queloide

As queloides ou cicatrizes hipertróficas podem se formar a qualquer momento – caso você seja propenso a este defeito genético – em que você se ferir ou precisar realizar uma cirurgia. Entretanto, não é ocasionada pelo fato de ser tatuado.

Complicações com ressonância magnética

Existem alguns relatos de que pessoas tatuadas ou com maquiagem definitiva que sofreram inchaço ou ardor nas áreas tatuadas durante o tratamento de ressonância magnética. É raro acontecer e, supostamente, os efeitos são rápidos.

Existem também relatos de que os pigmentos do desenho tenham interferido na qualidade de uma imagem de ressonância magnética. Isto parece ocorrer, principalmente, quando uma pessoa com delineador permanente recebe uma ressonância magnética dos olhos.

Provavelmente, estes efeitos ocorrem devido a alguns pigmentos terem em sua composição componentes metálicos.

Porém não se preocupe, se o seu médico solicitar que você faça uma ressonância magnética faça sem medo, os riscos são maiores caso você não a faça por medo da tatuagem. Ao contrário de evitar realizar a ressonância magnética, as pessoas tatuadas devem informar o radiologista ou técnico, a fim de tomar precauções para evitar complicações.

E então, gostou do conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre os riscos associados a tatuagem? Deixe sem comentário. Siga-nos nas redes sociais e receba em primeira mão toda informação sobre a remoção de tatuagem e técnicas de tatuagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress