Skip to content

Remoção de Tatuagem – Remova qualquer tipo de Tattoo

Remoção de Tatuagem - Remova qualquer tipo de Tattoo

Remoção de tatuagem – Tudo o que você precisa saber. Erros são frequentes em nossas vidas. Uns são capazes de serem esquecidos rapidamente, outros não. No caso de tatuagens, são muito mais difíceis de esquecer. Você pode se arrepender da borboleta que fez no ombro quando tinha dezessete anos, mas que nos dias de hoje não combina nada com a sua personalidade. Ou então, quer remover o nome da ex-namorada(o) para não carregar mais lembranças do passado.

Felizmente, trago ótimas noticias para você. Com a remoção a laser, uma tatuagem não precisa mais ser sinônimo de eternidade.

Remoção de tatuagem a laser é o procedimento mais comum para tirar uma tatuagem indesejada. Mas, a menos que você tenha feito uma tatuagem ou tenha feito uma remoção, provavelmente não sabe muito sobre o assunto.

Se você se arrependeu de ter feito uma tatuagem e quer removê-la, continue lendo. Neste artigo você encontrará toda informação necessária sobre o que você precisa saber antes de decidir remover sua tatuagem.

O que é remoção de tatuagem?

Remoção de tatuagem é o processo de conseguir retirar pigmentos de tinta injetados permanentemente de uma área determinada do corpo do individuo.

Mesmo que haja diversas formas de remover tinta de tatuagem da pele, a remoção de tatuagem a laser é de longe o método mais eficaz, popular e seguro. O procedimento tem altas taxas de sucesso de remoção e os efeitos colaterais graves são mínimos.

No entanto, a remoção de tatuagens nem sempre foi possível.

Nos últimos 20 anos as tecnologias para remover uma tatuagem evoluíram  muito, permitindo que milhares de pessoas tivessem acesso ao procedimento, porém, antes disso, qualquer individuo que desejasse tirar uma tatuagem precisaria desembolsar uma fortuna de dinheiro, a menos que optasse por medidas mais bruscas de auto-agressão para conseguir se livrar do desenho em sua pele.

Como remover tatuagem em casa sem problemas

Você não precisa obrigatoriamente ir à uma clínica de remoção de tatuagem ou à um especialista para retirar o desenho indesejado, entretanto é o mais seguro e indicado. É possível obter o resultado sem sair de casa, através de métodos de remoção caseiro.

Existem cremes de remoção de tatuagem que podem clarear uma tatuagem parcialmente ou até mesmo removê-las completamente. Esses cremes podem ser facilmente encontrados no mercado físico brasileiro e online. Não é necessário ter uma prescrição médica para adquirir o produto, qualquer pessoa que deseje remover uma tatuagem em casa pode utilizar.

Além dos cremes, existe também métodos naturais para remover uma tatuagem em casa. De acordo com alguns especialistas, existem alimentos e produtos que podem acelerar o processo de renovação das células e obter a remoção de tatuagem. Argila de bentonita, pó de areia e babosa são alguns produtos que podem te dar esse resultado.

Cremes para remoção de tatuagens funcionam?

O primeiro fator que devemos levar em conta é, a tatuagem é um procedimento que fere a pele para atingir o objetivo que é desenhar algo nela. No entanto, vemos anúncios de diversos cremes que dizem remover tatuagens, mas a verdade é todos são ineficazes.

Para falar a verdade: “Alguns deles podem até manchar a pele, nesse caso o trabalho é dobrado, como um creme ineficaz, o que pode acontecer é ele acrescentar mais pigmento para remoção”.

Tipos de tratamentos para remoção de tatuagens 

Como citamos acima, não é só o laser que pode remover os pigmentos depositados em sua pele. Você também pode pensar em métodos alternativos como:

Dermoabrasão

A técnica dermoabrasiva consiste em uma esfoliação mecânica da pele, utilizando lixas manuais ou elétricas. Os resultados alcançados com esse método são semelhantes aos obtidos com a utilização de cremes. Isso porque a dermoabrasão remove apenas a camada superficial da pele, não consegue alcançar a derme – camada onde são depositada as tintas da tatuagem.

Excisão

Nesta modalidade, o dermatologista ou cirurgião plástico irá retirar totalmente a tatuagem do seu corpo – usando um bisturi – e irá fechar através de pontos cirúrgicos. O procedimento não é doloroso, pois você estará completamente anestesiado.

A vantagem é que, dependendo do tamanho da sua tatuagem, a remoção é feita em apenas uma sessão. A desvantagem é que ao remover uma tatuagem com cirurgia você ganhará uma cicatriz.

Cover-Up

Essa técnica é usada quando a pessoa decide cobrir uma tatuagem antiga com um novo desenho, ao invés de apagá-la definitivamente. Mas este procedimento não é tão simples como parece. Para alcançar bons resultados é indispensável que você encontre um tatuador profissional na técnica de coberturas.

Cover-Up é um dos métodos de remoção de tatuagem mais eficazes e, normalmente, são menos dolorosos. Além disso, podem ser mais baratos.

Como funciona a remoção de tatuagem

Como funciona a remoção de tatuagem com laser?

Antes de tudo, é preciso entender que a retirada dos pigmentos de tinta da pele não é uma tarefa simples de ser feita. Na realidade, o nosso corpo sempre está tentando tirar as tintas do nosso organismo, mas simplesmente não consegue. Quando você é tatuado, o corpo entende que as partículas de tinta depositadas são intrusos e envia um exército de glóbulos brancos para removê-los e eliminá-los.

Mas como essas partículas de tinta são muito maiores, os glóbulos brancos não conseguem expulsá-las. O máximos que eles conseguem fazer é corroer lentamente – é por este motivo que com o passar do tempo a tatuagem começa a desbotar – mas eles nunca irão conseguir eliminar totalmente.

É evidente que essas partículas de tinta são difíceis de remover, e é por isso que é necessário a ajuda de algo tão potente quanto o laser para se livrar delas. É preciso um laser especifico para o procedimento. Não é qualquer laser que removerá os pigmentos, usar um laser desenvolvido para remoção de pelos em sua tatuagem só vai fazer você gastar tempo e dinheiro.

Para remover tatuagem a laser é preciso usar equipamentos exclusivos conhecidos como lasers de pulso ultra-curto. Esses lasers funcionam emitindo explosões extremamente quentes em rajadas curtas e rápidas para aquecer e fragmentar as partículas de tinta na pele.

A composição de cores da sua tatuagem também é um fator importante. Cada gama de cor absorve diferentes comprimentos de onda de luz. Ou seja, para que o laser seja eficiente em determinada cor, ele deve ser configurado para o comprimento de onda certo. Tatuagens multi-coloridas precisarão usar mais de um equipamento de laser para quebrar cada tipo de cor.

Mas o laser não trabalha sozinho. Lembra dos glóbulos brancos atacando as partículas de tinta? Eles ainda estão trabalhando duro. Quando o laser fragmenta os pigmentos de tinta em pedaços minúsculos, os glóbulos brancos se agarram aos pigmentos e os carregam para o fígado, para que possam ser eliminadas naturalmente junto a outras partículas intrusas e toxinas em sem corpo.

Qual é a eficácia de tirar tatuagem a laser?

Remoção de tatuagem a laser é normalmente um procedimento seguro e eficaz, e quase todas as pessoas que se submetem a técnica será capaz de se livrar totalmente da tatuagem indesejada, ou chegar muito próximo da remoção completa.

É importante saber que você não conseguirá este resultado em apenas uma sessão. Será necessário diversas sessões e visitas ao consultório clínico de remoção de tatuagem a laser antes de ter todos os pigmentos da tatuagem removidos.

Quantas sessões são necessárias? Geralmente é preciso de seis a doze sessões, depende de muito fatores envolvidos a arte que você carrega. Tratamentos que exigem mais de doze aplicações são raros, mas não são inéditos.

O procedimento pode durar mais de um ano e meio. Isso porque é preciso esperar pelo menos seis semanas de uma sessão para outra para curar. Lembre-se, o laser apenas quebra os pigmentos de tinta; a remoção é feita pelo seu corpo. Portanto, é preciso que você dê tempo suficiente para que o seu corpo possa expulsar as toxinas e se recuperar dos danos temporários que o laser causa a pele.

Se você tem a pele mais escura, o tempo de cura pode aumentar um pouco e pode chegar a oito semanas. Para garantir uma cicatrização completa os médicos recomendam o prazo de até três meses, de uma sessão para outra.

Saiba quais são os principais fatores que determinarão quantas sessões de laser serão necessárias.

Cor da tatuagem

Os pigmentos que compõem a tatuagem são um fator primordial para a quantidade de sessões e eficácia do tratamento.

Tinta mais escuras são mais fáceis de serem quebradas do que as tintas claras. Isso pode soar um pouco contraditório, não é mesmo? Cores escuras normalmente deixam as piores manchas em suas roupas, portanto pensamos que, quanto mais escura a tinta, mais inapagável ela será.

Todavia o pigmento da tatuagem não atua como manchas em roupas, e os lasers não trabalham da mesma forma que o removedor de manchas.

Lembre-se de que um laser é essencialmente uma luz amplificada. O pigmento de tinta preto, como qualquer superfície preta, absorverá a maior parte da luz – na verdade, todo o espectro – o que significa que o laser terá seu efeito máximo sobre ela.

Tatuagens com tintas mais claras, no entanto, são mais reflexivas. Isso quer dizer que mais luz será refletida, incluindo a luz do laser. Quando menos luz absorvida pela tinta menor será a eficiência do laser. A cor amarela e roxa são uma das mais duras de remover e podem demandar sessões extras.

A remoção de tatuagem complica ainda mais se você tem em seu corpo tinta fluorescente, geralmente conhecidas como tatuagens UV ou blackligth. Por usar tintas extremamente leves e que refletem apenas à luz neon, o tratamento a laser para remover esse tipo de tinta pode ser completamente ineficiente.

Felizmente, eles não aparecem sob condições de luz normais, nesse caso, desde que você evite luz negra, as tatuagens ficaram invisíveis. Porém se você realmente não quer se lembrar que a tatuagem está ali todas as vezes que estiver exposto à luz negra, considere métodos alternativos de remoção.

Onde esta localizada sua tatuagem

A localização da tatuagem que também faz diferença na hora de remover.

Tatuagens feitas em locais com maior circulação de sangue tendem a desbotar mais rápido. É por esse motivo que as tatuagens que foram feitas mais distantes do coração, por exemplo, nas mãos ou tornozelos, são as que ficarão vibrantes por mais tempo.

Se você pretende remover uma tatuagem que está localizada em seu peito, é uma vantagem. Tatuagens localizadas em braços ou pernas – e especialmente nas mãos, pés, pulsos e tornozelos – será mais complicado de retirar e estenderá seu tempo de cicatrização pós-tratamento.

Qual a idade da tatuagem a ser removida

Tatuagens são sinônimos de serem eternas, mas como você pode ver elas começam a desbotar com o tempo. Quanto mais antiga sua tatuagem for e mais desbotada ela estiver, seu tratamento terá melhores resultados e menos sessões.

Nesse caso, se você quiser se livrar de um desenho que fez a anos atrás, você irá gastar menos tempo com o tratamento a laser. Entretanto se sua tatuagem é recente e você já está arrependido, entenda que você irá precisar de muitas sessões de laser para removê-la.

lasers para remoção de tatuagem

A remoção é eficaz, mas não é milagre nem é imediato

Sim, é eficaz, a remoção de tatuagem a laser realmente funciona, mas é preciso ter paciência pois demora um pouco para que toda a tinta seja extraída. Se você quer remover a tatuagem que fez a vinte anos atrás quando tinha apenas dezessete anos, provavelmente você precisa do mínimo de sessões para uma remoção completa.

Em suma, mesmo nos melhores cenários, remover uma tatuagem a laser pode demorar um pouco. Supondo que você tenha que passar por seis sessões com pelo menos seis semanas de tempo de cicatrização entre uma aplicação e outra, teremos um tempo de quase um ano para se livrar totalmente do desenho.

Remover uma tatuagem machuca a pele é dolorido?

Todas as pessoas que já tiveram seu corpo tatuado teve que aturar outras perguntando se o procedimento é doloroso.

Geralmente, quando essa pergunta é feita, você certamente revira os olhos e respira fundo e responde: claro que dói, é uma agulha entrando e saindo da sua pele rapidamente.

Podemos dizer que o procedimento de remoção de tatuagem é semelhante ao fazer uma tatuagem. O procedimento consiste na aplicação de luz concentrada na sua pele, então você deve ser confiante demais para esperar que não haja dor na aplicação. Mas vamos ser conscientes: o tratamento envolve um laser de pulsos ultra-rápidos e quentes – como não haver dor ou incomodo?!

A verdadeira questão é: quão doloroso é o procedimento de remoção a laser?

Essa questão é um pouco difícil de ser respondida. Afinal, a tolerância de aguentar dor é diferente de uma pessoa para outra e isso é mostrado nos relados de indivíduos que se sujeitaram ao tratamento.

Alguns pacientes admitem ter sofrido algum tipo de desconforto, enquanto outros afirmam que a dor é semelhante à dor sofrida no ato da realização da primeira tatuagem.

Os indivíduos que já realizaram a remoção de uma tatuagem alertam que a dor causada pelo laser é relativamente próxima a quando um elástico toca repetidamente contra a pele.

Porém, lembrando que, a sua tolerância a dor é o ponto chave. Pode ser que seja levemente irritante ou doloroso a ponto de você precisar morder uma toalha durante todo a sessão.

Após a aplicação do laser você também pode sentir alguma dor momentânea ou desconforto. Parecido com a de uma queimadura ou bolha. Ou seja, não é torturante, mas também não é indolor.

Uma coisa é certa: o tratamento não é mil maravilhas. Você com certeza irá sentir algum desconforto ou dor quando realizar as sessões. Mas você já se submeteu a dor causada pela tatuagem, sem dúvidas você será capaz de suportar qualquer incômodo que o laser pode causar.

Posso refazer a tatuagem sobre uma área tatuada?

Existem casos que as pessoas decidem remover a laser somente uma tatuagem específica, não significa que elas não querem mais ter tatuagens pelo seu corpo.

Boas notícias, não precisa se preocupar. Uma pele que já teve uma tatuagem removida com laser pode receber qualquer tipo de tatuagem.

Francamente, diversas pessoas decidem remover uma tatuagem através do método a laser porque desejam, no futuro, fazer uma tatuagem mais bonita e que lhes agradem mais. O laser pode ser utilizado para apagar parcialmente a tinta antes de realmente haver um cobrimento da tatuagem. Uma tatuagem semi-apagada é muito mais fácil de ser encoberta, e não deixa nenhum sinal de marcas do outro desenho.

Como dissemos anteriormente, a remoção de tatuagem a laser atua fragmentando os pigmentos da tinta para que os glóbulos brancos possam removê-la. Não há razões para que uma tatuagem não possa ser introduzida novamente naquele local, uma vez que está limpo.

Como fica a cicatriz quando remove a tatuagem

Com isso, temos exceções em realizar uma tatuagem novamente. Se o seu procedimento com laser resultar em algum tipo de cicatriz, pode ser que não seja a possível fazer uma tatuagem no local.

Cicatrizes não são frequentes no procedimento, mas não podemos descartar a chance de que isso possa ocorrer.  Normalmente, isso só acontece se as instruções pós-remoção forem extremamente ignoradas.

Fazer uma tatuagem por cima de uma cicatriz não é impossível, mas o desenho pode não sair como o planejado. O tatuador que irá realizar a arte estará de frente a uma superfície de pele desigual e pode encontrar dificuldades.

Em razão disso, o desenho pode não alcançar o resultado que você desejava. Mas, se você tem uma cicatriz e quer ser tatuado, certifique-se de escolher um ótimo tatuador, de preferência um profissional que tenha experiência em trabalhar com tecido cicatricial.

Apesar de escolher um bom tatuador, para obter um bom resultado, ainda existe outro problema: tatuar sobre cicatrizes pode ser mais doloroso do que em uma pele lisa. A maior parte dos indivíduos, no entanto, afirmam que não é uma dor insuportável e não impede que uma nova tatuagem seja feita.

riscos de remover uma tatuagem a laser

Quais são os riscos da retirar a tatuagem da pele?

Em tese, remover uma tatuagem é completamente seguro e eficaz, contanto que seja feita por um dermatologista competente, treinado ou cirurgião plástico, usando o equipamento correto.

Mesmo com toda segurança, é preciso estar à par dos possíveis riscos e efeitos colaterais que podem ocorrer.

Hiperpigmentação e Hipopigmentação

A mudança de coloração da pele é um dos efeitos mais comuns no método a laser, principalmente em pessoas com o tom de pele mais escuro. As vezes o corpo reage ao procedimento a laser produzindo mais melanina que o normal ou não produzindo no local aplicado.

O que pode ocorrer  é um escurecimento da pele ( hiperpigmentação ) ou clareamento da pele ( hipopigmentação ). Essas circunstância fazem com que a área tratada tenha uma tonalidade diferente da pele que a rodeia. Isso às vezes resulta em uma mancha visível na pele.

Esses problemas são apenas cosméticos e não estão associados a outros efeitos adversos à saúde. No entanto, é preciso considerar que sua pele precisará ficar em repouso e não poderá ser tocada por algumas horas após a aplicação do laser.

Hiperpigmentação e hipopigmentação são efeitos temporários, na grande maioria dos casos o problema some em algumas semanas.

Sensibilidade da pele no lugar da tatuagem

Consequentemente, o ato de quebrar os pigmentos de tinta através do laser resultará em alguns efeitos colaterais na pele tratada. Isso é fato.

Inchaço, sensibilidade e vermelhidão da área são os efeitos mais comuns após a realização do tratamento. Bolhas e contusões também podem ocorrer.  Durante a cicatrização, o local onde o laser foi aplicado estará mais propenso à infecções.

Assim como a hiperpigmentação e a hipopigmentação, esses problemas resolvem com o passar do tempo, de acordo com o processo de cura da pele.

Ficam cicatrizes com a remoção

Existe, porém, um risco na remoção de tatuagem que pode ficar eternizado em sua pele: a cicatriz. Felizmente, esse fato acontece em um número mínimo de procedimentos.

Para reduzir o risco de ter uma cicatriz após sua remoção, você deve seguir à risca o pós-tratamento. Como dissemos, cicatrizes não são comuns, porém existe a possibilidade. Além disso, bolhas e crostas podem se formar.

Sabemos que bolhas e crostas, se não tratadas conforme o necessário, podem resultar em cicatrizes eternas.

Qual a alternativa mais segura para remoção de tatuagem?

Mesmo com os possíveis efeitos colaterais que possam acontecer após a remoção da tatuagem com laser, o equipamento ainda continua sendo a melhor alternativa para expulsar tintas indesejadas da pele.

Métodos mais tradicionais, como excisão (remoção cirúrgica), dermoabrasão (esfregar a camada superior da pele) e peeling químicos (remover camadas de pele usando ácido) oferecem riscos extremamente maiores. E opções menos agressivas, como utilizar creme de remoção de tatuagem, simplesmente não conseguem remover uma tatuagem completamente, talvez possam clarear.

Sobretudo, se você decidir não optar por fazer o tratamento a laser, porque está apreensivo com os riscos que podem acontecer, fica com duas opções: se submeter a um método mais arriscado ou continuar com o desenho indesejado na sua pele.

Por que as pessoas escolhem remover suas tatuagens?

Existem infinitas razões para que uma pessoa queira remover uma tatuagem de uma vez por todas, entretanto existem alguns motivos mais comuns e específicos, que são:

Decisão precipitada e imaturidade

Sem dúvidas essa é a principal razão para que as pessoas decidam retirar uma tatuagem com laser.

Quando jovem, muitas pessoas sonham em fazer a primeira tatuagem, para de descarem dos demais. A ansiedade toma conta e, é ai que muitas vezes as tatuagens podem se tornar um grande problema futuro.

Se tatuar sob o efeito de álcool e droga, além de ser ilegal em muitos países, pode ser uma péssima decisão para sua vida e muitos que passaram por esta situação se arrependeram posteriormente. Raramente está é uma boa ideia e quando não é, a pessoa carrega a tatuagem indesejada por muitos e muitos anos.

Tatuagem mal feita

Ocasionalmente você até pode gostar do desenho que você carrega, porém infelizmente você criou uma grande expectativa e ele não ficou do jeito que você gostaria.

São diversos os motivos que fazem uma tatuagem parecer muito feia e de má qualidade, mas os principais culpados são o tatuador e os equipamentos utilizados.

Para cada 1 tatuador espetacular que podemos encontrar pelo mundo, infelizmente há 10 tatuadores ruins. Quando falamos em tatuagem, o ditado: “o barato, sai caro” tem muito poder. Se você procurar tatuadores sem estrutura e que cobram muito barato para fazer um trabalho, a probabilidade de você se arrepender depois é enorme.

O pós-tratamento feito de forma desorganizada ou não feito também é um fator para ter uma tatuagem mal feita devido a má cicatrização do desenho.

Perda de cor na tatuagem

Existem circunstâncias que fazem com que a tatuagem perca sua cor rapidamente, e quando isso acontece, o individuo pode recorrer a duas opções: ou retocar a tatuagem ou removê-la com laser.

As tintas de tatuagem foram fabricadas para durarem eternamente na pele, porém, algumas situações podem causar o desbotamento da tatuagem, sendo elas o próprio organismo (através dos glóbulos brancos), bronzeamento frequente, a fricção da pele e a exposição a produtos químicos podem causar sérios danos, não só a tatuagem mais a sua pele em si.

Exigências do trabalho, órgão públicos ou forças armadas

Receber uma proposta melhor de emprego às vezes pode ser o incentivador para remover suas tatuagens. Alguns empregos corporativos, assim como cargos nas forças armadas, requerem que os pretendentes não tenham tatuagens a mostra, dessa forma qualquer tatuagem feita na mão, rosto, pescoço e cabeça terá que ser removida.

Sua tatuagem não combina mais com sua personalidade

Mudanças são contínuas em nossas vidas, e normalmente o que você era ontem talvez você já não seja hoje. Imagine então o seu modo de pensar a dez anos atrás com o modo de hoje, é totalmente diferente. Por este motivo, tatuagens antigas demonstrando algo que você acreditava ou gostava, atualmente não fazem mais sentido e portanto são apagadas.

Você ficou entediado da tatuagem

Ainda que você goste da sua tatuagem e não pense em removê-la, quando você vê o mesmo desenho em seu corpo todos os dias, por anos, décadas de sua vida, às vezes pode se tornar entediante olhá-la e o desejo de retirá-la pode surgir.

Você ficou com alergia à tinta da tattoo

Alergia à tinta é um tanto rato, porém alguns indivíduos podem contrair uma reação alérgica aos metais que compõem a tinta da tatuagem. Ainda que muitas pessoas apresentem sinais depois que o procedimento é finalizado, outras só demonstram após anos. A cor vermelha é uma das principais tintas que causam esse efeito.

Mesmo que alguns sintomas de alergias sejam leves, algumas pessoas podem sofrer efeitos colaterais extremos, como coceira intensa, e grupos grandes e desagradáveis ​​de manchas brancas ao redor da tatuagem. Pessoas afetadas por esse sintomas tendem a remover a tatuagem mais rapidamente, afim de parar o sofrimento.

Não tem mais espaço para novas tatuagens

Por mais incrível que pareça, existem pessoas que têm o corpo todo tatuado e não sobram um centímetro sequer para novas tatuagens. Nessas circunstâncias, essas pessoas optam pela remoção de tatuagem que são menos favoritas para que haja espaços para novos trabalhos.

Você quer ter seu corpo limpo novamente

As pessoas sentem que necessitam se dar um novo começo de vida e, para que isso ocorra, elas sabem que precisam se desapegar de todo o seu passado. Além de mudar o modo de viver e os pensamentos, esses indivíduos acreditam que precisam remover todas tatuagens para recomeçar uma vida completamente do zero. Ou seja vida nova, corpo novo.

Resumo sobre remoção de tatuagem

Então, você realmente quer remover sua tatuagem com o procedimento a laser?

Ter paciência é fundamental. Existe um tempo mínimo envolvido de, pelo menos, seis meses para removê-la completamente. Toda a tinta presente no seu corpo não irá sumir do dia para a noite, não importa o tamanho da sua tatuagem.

Independentemente de todas as condições necessárias para remover estiverem a seu favor – pele leve, tatuagem em cor preta e localizada próximo ao coração – ainda sim, será preciso no mínimo seis sessões para remoção completa.

Mesmo que você ainda decida melhorar sua tatuagem fazendo algumas modificações, tanto de tamanho como de cores, em vez de removê-la totalmente, você precisará passar por algumas sessões de tratamento a laser para ter sua tatuagem desbotada e obter uma perfeita nova tatuagem.

A técnica envolve alguns riscos, entretanto não são riscos extremos e são temporários. Se você seguir corretamente o pós-tratamento indicado pelo médico e respeitar o processo de cura natural da sua pele, esses riscos praticamente não existirão. Do contrário, você poderá ter manchas, inchaços, bolas e outros hematomas.

Você também poderá sentir um pouco de dor no tratamento, mas não é na exagerado. E não é por este motivo que você não irá se livrar da sua tatuagem. Afinal, você é a pessoa que uma vez ouviu o zumbido de uma máquina de tatuagem e pensou: “Eu quero isso!”

A área que uma vez teve tatuagem pode receber um novo desenho, sem problemas. Após fazer a remoção de tatuagem a pele ficará livre para que você realize outro desenho ou então, se preferir, deixe-a limpa. No entanto, se você decidir fazer uma arte em cima de  uma área que já foi tratada é preciso certificar-se de de que a pele está totalmente cicatrizada.

Resumindo: se você quiser se livrar de todos os pigmentos de tintas presentes em seu corpo, a remoção de tatuagem é, sem dúvidas, a sua melhor opção. O método é seguro, eficaz e tem poucos riscos.

Remoção de Tatuagem – Remova qualquer tipo de Tattoo
13 votes

Compre aqui! Hidratante para Tatuagem Vito Tattoo Magic com 10% de Desconto