Skip to content

Remoção de tatuagem em pele escura – É possível? Quais os riscos?

Remoção de tatuagem em pele escura - É possível? Quais os riscos?

Tatuagens são repletas de significados e sentimentos, porém quando esse sentimento muda ou o desenho já não combina mais com a sua personalidade o desejo de removê-la aparece. Felizmente, existem diversas técnicas e métodos para quem deseja remover uma tatuagem completa.

Existe a excisão (cirurgia para remover tatuagem), dermoabrasão, salabrasão, cover-up, remoção a laser e até mesmo remoção de tatuagem caseira, através de produtos naturais e alimentos. Dentre os métodos profissionais e clínicos, o laser é o mais eficiente e seguro e causa menos danos à pele do indivíduo.

Qualquer pessoa pode passar pelo procedimento de remoção a laser, porém pessoas com pele escura ou negra devem ser mais atenciosos e tomar alguns cuidados, pois existem alguns riscos associados.

Se você enquadra nessas características e deseja fazer a remoção de tatuagem em pele escura, há algumas informações que você precisa saber quando for visitar uma clínica de remoção de tatuagem e determinar se eles possuem o laser correto para seu tratamento.

Como é feita a remoção de tatuagem a laser?

A remoção de tatuagem é feita utilizando um laser de pulso ultra-curto que emite explosões extremamente quentes em rajadas de luz curtas para aquecer e fragmentar as partículas de tinta da tatuagem depositadas na pele.  O laser atinge o pigmento de forma seletiva, sem danificar a pele ao redor, e cada gama de cor absorve determinado comprimento de onda de luz do laser.  Em alguns casos, será necessário mais de um equipamento a laser.

Existem fatores pessoais e da tatuagem que determinam o sucesso do procedimento. Você precisa saber que não será em apenas uma sessão que sua tatuagem será removida. Normalmente, é necessário de seis a doze sessões de tratamento.

O procedimento é seguro e eficaz, porém existem alguns riscos de remoção de tatuagem que devem ser analisados. Principalmente, se você tem a pele escura ou negra.

Laser correto para remoção de tatuagem em pele escura

Nem toda a tecnologia a laser disponível no mercado é igual. Alguns são mais utilizados para procedimento estéticos outros são melhores em remoção de tatuagens. Para remoção de tatuagem existem diversos tipos de lasers. Em um consultório dermatológico ou uma clínica de remoção de tatuagem podem ter lasers de 1 a 4 comprimentos de onda. Existem lugares que possuem mais de um tipo de laser para remoção de tatuagem.

Cuidado: Há lugares que possuem apenas um comprimento de onda, e este comprimento pode não ser o mais indicado para você!

Você pode encontrar 4 principais comprimentos de onda nos consultórios e clinicas de remoção de tatuagem , são eles:

  • Nd: YAG (1064 comprimento de onda)
  • Q-switched Ruby (694 comprimento de onda)
  • Alexandrita (755 comprimento de onda)
  • dupla freqüência (532 comprimento de onda)

Por que isso é importante?

É importante pelo fato de que, quanto menor o comprimento da onda maior o risco de causar danos a quem tem pele escura. Devido a isso, o tratamento em peles mais escuras devem ser usados o laser Nd: Yag (1064 comprimento de onda).

Se comparado aos outros tipos de laser, este irá produzir uma quantidade mínima de danos colaterais a pele. Causando mínimas cicatrizes e hiperpigmentação/hipopigmentação.

Riscos em remoção de tatuagem em pele escura

Em tese, a remoção de tatuagem é extremamente segura e eficaz para qualquer tipo de pele. Mas, precisamos ficar atentos nos possíveis riscos do procedimento em pele negra.

  • Quelóide – crescimento de tecido de pele elevado no local tratado.
  • Hiperpigmentação – manchas de cores mais escuras do que o tom de pele natural do paciente.
  • Hipopigmentação – manchas mais claras na pele.

Normalmente, hiperpigmentação ou hipopigmentação causadas pelo uso do laser desaparecem ao longo do tempo. No entanto, quelóides não.

Por ter pele escura vou precisar de mais sessões de remoção de tatuagem?

Sim. De acordo com um estudo dos pesquisadores da Kirby-Desai, pacientes com pele escura ou preta necessitam de mais sessões de remoção de tatuagem comparados a um paciente com pele clara. Isso ocorre porque os tons de pele mais escuros contêm cores de pigmentos naturais semelhantes as tintas de tatuagem. O médico que irá realizar o tratamento deve ser muito cauteloso, visando minimizar quaisquer danos colaterais ao paciente.

Portanto, você deve escolher um profissional qualificado e experiente para realizar o seu procedimento, afim de minimizar todos os possíveis riscos.

Mesmo com os possíveis riscos de remoção de tatuagem em pele escura que possam ocorrer, o laser ainda sim é a melhor opção para a remoção de tatuagem. Alguns métodos citados acima podem deixar cicatrizes  e não removem totalmente os pigmentos.

Remoção de tatuagem em pele escura – É possível? Quais os riscos?
Gostou? Então Vote!

Compre aqui! Hidratante para Tatuagem Vito Tattoo Magic com 10% de Desconto