Remoção de tatuagem causa câncer de pele? Confira a opinião de médicos renomados em remoção de tatuagem

O fato é que as pessoas são mais propensas (embora seja miníma) a contrair câncer de pele no ato de ser tatuado, em vez de contrair na remoção de tatuagem a laser. Como assim? Porque algumas tintas para tatuagem não são regulamentadas pela Anvisa ou FDA, enquanto máquinas de remoção de tatuagem a laser são regulamentadas.

Os fabricantes de tinta de tatuagem não divulgam os componentes químicos contidos em sua tinta. Para saber mais sobre tintas, realize uma pesquisa na Internet ou leia este artigo da FDA.

Quando um fabricante decide inventar um dispositivo a laser com a finalidade de remover tatuagem, este deve passar por testes rigorosos para atender todos os regulamentos necessários. Para que seja lançado oficialmente no mercado e isso não ocorre com tintas para tatuagem.

A remoção de tatuagem a laser é segura? Assim como qualquer procedimento estético, existem riscos associados com o tratamento a laser. No entanto, apenas você poderá determinar se os riscos superam ou não os benefícios. Todavia, não há nenhuma ligação entre o câncer e a remoção de tatuagem a laser. Na verdade, a FDA diz que a remoção de tatuagens a laser é seguro e não causa câncer de pele.

Uma forma eficaz e segura para remover tatuagens é através de tecnologia a laser, realizado por um dermatologista ou clínico de laser, que é especializada em remoção de tatuagem, diz FDA Mehmet Kosoglu, Ph.D., que analisa os pedidos de autorizações de dispositivos a laser.”

LEIA:  Tatuagem nos olhos podem prejudicar a saúde e até causar cegueira

Remoção de tatuagem causa câncer: opinião de médicos

Dr. Jayson Dupre de  Saúde Tap  diz:
Não há nenhuma ligação de dados de que o tratamento a laser para remoção de tatuagem causa câncer, seja ele de qualquer tipo e não há nenhuma razão para esperar que isso ocorra. Entretanto, há outros riscos associados com o tratamento. Para ter certeza dos possíveis riscos em seu tratamento, só após uma avaliação completa de riscos e benefícios feita por um especialista qualificado.”

Dr. Steven E. Zimmet de Saúde Tap diz:
” Nos dias de hoje existe uma variedade de lasers em uso no mercado, usado para remover tinta de tatuagem e, para tratar manchas marrons, vasinhos, rugas e endurecimento da pele. Alguns lasers são úteis para tratar lesões pré-cancerosas. Estes lasers não aumentam a chance de câncer.”

Dr. Joseph madeiras de Saúde Tap diz:
Aparentemente, não há nenhuma evidência de que a remoção de tatuagem causa câncer. Mas há outras complicações, como hiperpigmentação, hipopigmentação, alterações texturais transitórios, reações alérgicas, e uma grande bolha ou bula.
Remoção de tatuagem causa câncer de pele? Confira a opinião de médicos renomados em remoção de tatuagem
Gostou? Então Vote!