Queloide: Tatuagens melhoram o aspecto da cicatriz ou não

Quando nos ferimos ou realizamos um procedimento cirúrgico, o nosso organismo sempre realiza o processo de cicatrização. Porém, algumas pessoas são propensas a contraírem cicatrizes hipertróficas (conhecidas como queloide), embora não faça mal algum ao organismo, pode causar um grande desconforto estético. Diante desta situação, tatuagens podem ser a melhor forma de combater à queloide.
Queloide: Tatuagens melhoram o aspecto da cicatriz ou não

Existem diversas formas estéticas de tratar essas cicatrizes indesejadas, porém de acordo com a tatuadora Akemi Higashi, estes tipos tratamento não são tão eficientes e é ai que a tatuagem entra. “A maioria dos médicos indicam para seus pacientes a cobertura de queloides com tatuagens. O ato de ser tatuado provoca uma lesão e sangramento no tecido cutâneo, estimulando a produção de colágeno, o que melhora muito o tamanho e o aspecto da cicatriz”, explica Akemi.

Queloide: O que é? Tatuagens podem causar? Como evitar?

O que é queloide

A queloide (cicatriz hipertrófica) é uma cicatriz grossa, em alto relevo, endurecida, avermelhada e que muitas vezes apresenta coceira ou dor.  O problema é ligado à genética, e muitas vezes surgi após duas ou três semanas após a lesão (cirurgia ou ferimento). Pessoas de pele morena/negra tendem a apresentar este problema com mais frequência, devido a quantidade de colágeno produzida pelo organismo ser maior do que em indivíduos de pele clara.

Tatuagem pode causar queloide?

Apesar de muitas pessoas acharem que tatuagens podem causar o problema, Akemi garante que o procedimento é seguro, contanto que seja feito por um profissional qualificado e experiente.  “Tatuagens tecnicamente bem feitas não são capazes de formar queloide, pois atingem apenas uma parte muito superficial da pele. Isso só acontece se o tatuador agredir intensamente a cútis, o que não é muito comum”, esclarece.

LEIA:  Cremes de remoção de tatuagem: Método barato que pode suprir suas necessidades

Cuidado para evitar qualquer tipo de problema (pós-tatuagem)

Após feita, sua pele ficará sensível e é preciso tomar alguns cuidados básicos com sua tatuagem. Mesmo que sejam cuidados básicos devem ser seguidos à risca para que você evite inflamações ou problemas maiores. Esses cuidados são, lavar o desenho com água e sabonete neutro, cobrir com plástico filme e utilizar pomadas cicatrizantes duas vezes ao dia, durante os três primeiros dias. Após este tempo, continue usando a pomada por mais duas semanas.

Se você deseja manter a cor de seu tatuagem “viva” por muitos anos, é importante que você evite expor sua tatuagem ao sol. E durante os 20-30 primeiros dias, evite nadar em piscinas com cloro e ir ao mar. Além disso, quando o processo de cicatrização começar, você irá notar que crostas irão se formar, porém não devem ser removidas, pois no ato de retirar a crosta você pode remover uma porcentagem de pigmento.

Queloide: Tatuagens melhoram o aspecto da cicatriz ou não
Gostou? Então Vote!