Primeira tatuagem: Confira dicas e cuidados básicos importantes para obter satisfação no procedimento

primeira tatuagem
Na vida, não existe nada fácil quando é feito pela primeira vez. O conjunto de ansiedade, inexperiência e nervosismo dá ao homem um sentimento semelhante ao medo. Quando você toma a decisão de fazer a primeira tatuagem, com certeza você passará por todo esse processo. É importante pensar bem e ter muita cautela para não se arrepender do desenho escolhido.

Tatuagem é para sempre?

Tatuagens foram predestinadas a serem eternas, porém existe técnicas que podem remover um desenho indesejado ou que já não faz mais seu estilo, mas você levará consigo eternamente uma marca provocada pelo equivoco. Ou seja, mesmo que seu desenho seja eliminado, ele deixará alguma marca evidente em sua pele. Então, você já sabe que de um jeito ou de outro a tatuagem vai te marcar para sempre, portanto é preciso se auto-perguntar algumas coisas antes de se tatuar, são elas:

  • Eu realmente quero fazer uma tatuagem?
  • “Existe algo em meu trabalho que impeça de eu ter uma tatuagem ?
  • Quais são os meus gostos? O que eu gostaria de ter tatuado em minha pele?
  • “ Desejo que todos ao meu redor vejam minha tatuagem ou quero um local mais discreto (que fique coberto)?”

A escolha do desenho da primeira tatuagem

A escolha do desenho da primeira tatuagem ou de qualquer outra tatuagem é algo bem pessoal, claro. Porém, é preciso que o individuo pense com muito cuidado para não se arrepender posteriormente. Uma dica, é evitar tatuar desenhos inspirados em eventos muito pontuais. Confira alguns exemplos:

  • Nomes de pessoas que sejam fora do círculo familiar de primeiro grau, ou seja, namorado(a) ou amigo(a).
  • Desenhos que representam times de futebol, principalmente, graças ao fanatismo.
  • Símbolos ofensivos ou preconceituosos.
  • Imagens extremamente infantis ou sexualmente explícitas.
LEIA:  Diabético pode fazer tatuagem? Tire suas dúvidas e veja quais são os riscos

Sua imaginação para escolher o desenho não precisa ser trancada, apenas escolha uma tatuagem que se adapte à realidade profissional e familiar. Uma dica para escolher a primeira tatuagem, é escolher desenhos “semi-prontos” como animais selvagens, personagens cultuados, flores e borboletas, formas geométricas, tribais inspiradas na tatuagem maori e abstrações sutis, entre outros, você têm uma ampla variedade de escolha.

Escolha um bom tatuador

Tatuagem é uma forma de expressão artística gravada “eternamente” na pele, portanto a segurança, a higiene do local e um bom tatuador devem ser prioridade na hora da escolha do estúdio. De primeira instância, escolher um bom estúdio de tatuagem pode ser algo complicado, porém alguns passos devem ser seguidos.

  • Procure referências entre seus amigos e familiares que já possuem tatuagem. Analise os traços do tatuador, a cor dos pigmentos e escolhe o que mais lhe agradou.
  • Não se deixe levar por ofertas muito baratas. Aquele velho ditado “o barato sai caro” deve ser leva, sim, em consideração para quem deseja uma tatuagem de qualidade e sem riscos de arrependimentos futuros.
  • Observe atentamente a higienização do local e dos equipamentos. Antes de começar o procedimento, exija que as ferramentas sejam esterilizados e os produtos sejam descartados.

Cuidados após a tatuagem

Após o término da sua tatuagem/sessão, você deve considerar que há um “ferimento” em sua pele, e para todo ferimento são necessários cuidados e um tempo de cicatrização. Caso você tenha seguido todas as dicas acima na escolha do tatuador, sua tatuagem terá as cores e traços definitivos após cerca de 15 dias em média. Porém, neste período é necessário que você tome alguns cuidados, tais como:

Assim que o tatuador terminar a sessão, ele higienizará o local tatuado e cobrirá com uma bandagem protetora que deverá permanecer sobre o desenho por pelo menos seis horas. Logo após este prazo, você irá higienizar novamente a área com água e sabão neutro. O uso de pomadas tópicas específicas para tattoos e hidratantes, está liberado.

LEIA:  Salabrasão: Um método para remover tatuagens

O sol é um dos principais “inimigos” da tatuagem, portanto não exponha sua tatuagem diretamente ao sol, pois os raios solares podem danificar completamente o desenho. Caso o desenho esteja fixado em uma área descoberta, utilize protetor solar com FPS alto. Além disso, frutos do mar, ovos, mar e piscinas também devem ser evitados. Seguindo este pós-tratamento você irá obter uma tatuagem cem por cento saudável.

Primeira tatuagem: Confira dicas e cuidados básicos importantes para obter satisfação no procedimento
Gostou? Então Vote!