Skip to content

5 dicas para preparar a pele antes de receber uma tatuagem

dicas para preparar a pele

A tatuagem é uma arte que tem crescido consideravelmente no Brasil. Hoje muitas pessoas procuram bons profissionais para fazer seus desenhos de preferência, com maior segurança possível. Geralmente, nos atemos apenas ao pós tattoo, ou seja, ao resultado. E não nos preocupamos com os cuidados e atenções necessárias para com que o processo seja o mais fácil possível, como em preparar a pele antes da tatuagem.

Hoje nós iremos destacar algumas práticas efetivas para deixar sua pele preparada para poder fazer uma tatuagem. Com elas, sua pele estará pronta e mais resistente, facilitando o trabalho do tatuador e melhorando no resultado do trabalho.

Além disso, uma cicatrização mais rápida é outro ponto de destaque quando seguimos as dicas que apresentamos à seguir. A maioria delas envolvem a higiene, mas por vezes com detalhes que nós não conhecemos. Está curioso? Vamos às dicas então.

Como preparar a pele antes da tatuagem?

Hidrate bem a pele

Uma boa hidratação da pele terá impactos diretos durante o processo de recuperação do procedimento. Então é totalmente recomendado o uso de hidratante no local onde você definiu que irá fazer uma tattoo. Com pelo menos uma semana de antecedência, faça sua aplicação na pele.

Existem hidratantes indicados especialmente para tatuagens, sendo opções bem específicas. Elas deixam a pele mais macia, fato que torna a aplicação da tinta mais fácil. Por consequência, o processo em si passa a ser menos invasivo a pele, fazendo com que sua cicatrização seja muito mais rápida. No dia em que for fazer a tatuagem, sua pele deve estar limpa de qualquer outra substância a não ser o do hidratante.

Beber bastante água também faz parte da hidratação, dessa vez por outro sentido, mas também muito importante. Um corpo hidratado mantém uma pele com melhores condições para a tatuagem.

Faça a remoção dos pelos

Todo o processo que envolve a tatuagem é bastante cuidadoso. Ele envolve detalhes mínimos, que exigem do  profissional atenção e precisão em sua atividade. Assim, qualquer detalhe que venha a atrapalhar e possa ser eliminado, deverá ser feito. Para não “dar sopa pro azar” de ter um mísero pelo possivelmente atrapalhando o resultado final de sua tattoo, não custa nada tirá-lo né? 

Com dois dias de antecedência faça a remoção dos pelos na área onde sua tatuagem será feita. Já para aqueles que optam pela cera quente para depilação, o indicado é o fazer com 2 semanas de antecedência. Dando tempo de regeneração para a pele, principalmente para os casos de alergia ou qualquer pelo encravado após a realização da depilação.

Escolha bem o estúdio de tatuagem

Pesquise, procure o feedback das pessoas, não vá em qualquer “portinha aberta”. Se informar sobre o trabalho dos tatuadores é extremamente importante, por mais que você tome todos os cuidados possíveis e preparar a pele para receber o desenho, ainda assim, um profissional que não realiza suas atividades com a higienização correta poderá complicar as coisas. E você precisará conviver com uma tatuagem que não consegue atender as expectativas.

Aliás, economizar em tatuador é uma economia burra, pois é algo que vai ficar contigo pra sempre. Muitas vezes em locais do corpo bem visíveis, então junte um dinheirinho a mais e se certifique de escolher um bom profissional. Não que dinheiro signifique qualidade, porém profissionais mais qualificados e de maior nome, costumam cobrar um pouco mais.

Outro detalhe a ficar atento é se o tatuador e o estúdio em questão segue as regras estabelecidas pela Anvisa. É claro que isso é um pouco difícil de se perceber, porém com pesquisa e observando bem a estrutura do estúdio, será possível analisar alguns descuidos do proprietário, caso tenha, como pegar o material não isolado em um saco ou simplesmente não o pegar sob os olhares do cliente.

preparar a pele antes de receber uma tatuagem

Evite insolação

Os efeitos do sol em nossa pele são conhecidos mesmo fora de um cenário de tatuagem. Porém na maioria das vezes nós nem nos preocupamos muito com isso não é mesmo? Mesmo correndo riscos a saúde de nossa pele. Esse cenário muda completamente com uma tatuagem, isso porque os cuidados precisam ser redobrados e os impactos serão visíveis.

Analisando a pré-tatuagem, uma pele exposta ao sol exageradamente, começa a criar um espessamento de sua superfície mais externa. Isso dificulta bastante o trabalho do tatuador, pois essa “capa” interfere no momento de inserir a agulha na pele. Peles queimadas também podem descamar, processo esse que retira pigmentação da tatuagem. Por isso o uso de protetores solar e filtros são muito recomendados com pelos menos 15 dias de antecedência da tattoo ser feita. Esse cuidado deverá ser mantido, mesmo após o desenho já ter sido feito.

Se possível, teste a tinta a ser usada

A tinta tem impacto direto na qualidade dos tons e traços da tattoo em sua pele. Ela fará toda a diferença na qualidade do desenho a ser feito, além de sua durabilidade no corpo. Cuidados como checar a procedência da tinta usada, se a tinta é liberada pela Anvisa ou se usa algum elemento que lhe causa alergia serão necessários.

Por isso é sempre bom procurar um dermatologista antes do procedimento. Além disso é possível passar a tinta na sua pele para checar algum tipo de alergia, isso antes de fazer a tattoo. É bem provável que tudo isso não garanta que nenhuma reação alérgica ocorrerá, porém lhe dará uma segurança maior. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que você siga as nossas dicas para preparar a pele para uma nova tatuagem e ter uma experiência agradável, até a próxima!