Pomadas anestésicas para tatuagem: Uma forma de minimizar a dor

Pomadas anestésicas para tatuagem: Uma forma de minimizar a dor
Pomadas anestésicas para tatuagem: Uma forma de minimizar a dor no momento de ser tatuado.
Muitas pessoas desejam realizar em seu corpo uma arte legal ou até mesmo uma simples frase que à define. Porém, “o procedimento doloroso” é um dos principais mitos que existe sobre a tatuagem e isso faz com que muitas pessoas desistam de realizar a técnica. Mas, vejamos se o procedimento é mesmo doloroso e o que podemos fazer para minimizar esta dor.

Na realidade o processo de tatuagem é dolorido, afinal, o procedimento consiste em depositar tinta em camadas mais profundas da pele através de perfurações de agulha. Porém, existem os locais que doem mais que outros, como é o caso de mãos, pés e costela. Se comparados a braços e pernas.

Mas o que realmente determina a intensidade da dor é, principalmente, a sensibilidade da pessoa e a quantidade de gordura que a área a ser tatuada possui. Locais que tem uma quantidade a mais de gordura tendem a serem menos dolorosos. Entretanto, existe alguns métodos de diminuir a dor independente do local, seja através de Pomadas anestésicas para tatuagem, gelo e até anestesias locais.

Existe anestesia para tatuagem?

Caso seu tatuador lhe pergunte se você deseja ser anestesiado antes de começar o procedimento, saiba que é necessário estar atento a alguns detalhes. No mercado, não há nenhum tipo de anestesia desenvolvida propriamente para tatuagem. A justificativa é que qualquer outro produto em contato com a pele no momento da perfuração pode comprometer o processo.

Mas exitem algumas pomadas que são utilizadas como anestesia para tatuagem, são pomadas a base de xilocaína, prilocaína e lidocaína, substâncias que adormecem superficialmente a área onde são aplicadas. Estas pomadas geralmente são utilizadas em procedimentos cirúrgicos dermatológicos superficiais, sessões de lasers e aplicações faciais.

LEIA:  Cuidados com sua tatuagem: como manter sua tatuagem com cores vivas por muito mais tempo

Pomadas anestésicas para tatuagem são uma boa opção?

O problema é que, a área não ficará completamente “sem dor” você ainda sentirá um incomodo e muitos tatuadores não indicam a utilização desse tipo de produto, pois alegam que o pigmento da tinta pode ser modificado ao entrar em contato com as substâncias da pomada.

É essencial que você converse com seu tatuador antes de tomar qualquer decisão, pois mesmo que não seja algo indicado a se fazer, ele poderá te indicar nomes, marcas e o modo de usar de cada pomada. Caso você deseje comprar por conta própria e pretende se submeter à tais riscos, as pomadas mais utilizadas são: Emla, Dermomax e Anestop.

O modo de usar é simples, basta passar uma camada grossa da pomada sobre a tatuagem e tampa-la com plástico filme uma hora antes de sua sessão de tatuagem.

Lembrando que: nenhum tatuador poderá injetar anestesia em sua pele. Além de correr o risco de alterar o resultado final do desenho, o anestésico pode causar alergias e outros efeitos colaterais mais sérios. Anestesias só devem ser aplicadas por médicos anestesistas, que estão preparados para quaisquer complicações oriunda do uso.

Pomadas anestésicas para tatuagem: Uma forma de minimizar a dor
2 votes