Peeling ácido para remover tatuagem é um tratamento que realmente funciona?

Peeling ácido: A grande pergunta de todos os tempos é: O tratamento com peeling ácido para remover tatuagem realmente é eficiente, cumpre o que promete? Realizar remoção de uma tattoo não é nada descomplicado, exige certos procedimentos e tratamentos muitas vezes doloridos podendo deixar inclusive algumas sequelas. No mercado encontramos disponibilizado diversas técnicas e métodos para que tatuados se livrem das ilustrações indesejadas.
Peeling ácido para remover tatuagem
Uma dessas formas, são os peelings ácidos para remover tatuagem. Entretanto, não é uma técnica totalmente eficaz e deve ser realizado com muita cautela, os efeitos colaterais do procedimento podem ser indesejáveis.

História
A técnica usando peeling ácido para remover tatuagem existe há mais de 50 anos. Nos últimos anos, devido as novas técnicas que são mais eficientes e menos dolorosas (como o tratamento a laser), a remoção de tatuagem com a utilização de ácidos acabou sendo deixada de lado e são cada vez menos utilizadas.

Método
O modo que o peeling ácido age na pele, é: o produto queima as camadas superiores da epiderme, dessa forma, novas camadas irão ocupar o lugar da pele antiga. O ácido deve ficar aplicado na área desejada por cerca de dez a quinze minutos.

É necessário esperar o “ferimento” cicatrizar para realizar outra aplicação e este processo deve demorar algumas semanas. Para que a tatuagem seja removida completamente, o procedimento deve ser feito diversas vezes.

Tipos
O ácido mais comum em tratamento de remoção de tatuagem é o ácido tricloroacético (TCA). Além dele, podem ser utilizados também o ácido Fenol (ácido glicólico, alfa-didroxi) uma formula ácida ligeiramente mais forte que o TCA.

Eficácia
O tratamento é longo e pode demorar anos para uma remoção completa. Para que os primeiros sinais de desaparecimento apareçam, são necessários diversas sessões de peeling com o ácido. Na maioria dos casos a tatuagem não desaparece totalmente.

LEIA:  10 motivos para não fazer uma tatuagem para o namorado(a)

De acordo com médicos especialistas, tatuagem pequenas, feitas recentemente e que apresentam poucas cores ou, no caso, apenas a cor preto, podem ser mais fáceis de serem removidas. Mas, não é garantido a remoção completa.

Peeling ácido para remover tatuagem tem riscos?

Dor
Os principais sintomas que podem ocorrer com a aplicação do peeling ácido na pele é ardor na região, formigamento e sensação de queimadura. Para algumas pessoas, o tratamento é extremamente doloroso. No final do tratamento pode ocorrer a formação de cicatrizes e até mesmo quelóides.

Advertência
De acordo com médicos que já presenciaram pacientes com efeitos colaterais pós-procedimento alertam que, além de causar os sintomas acima a utilização do peeling ácido pode causar inchaço, infecções e mudança na cor da pele tratada, principalmente em peles de tons mais escuros.

Caso você decida utilizar peeling ácido para remover tattoo e, de alguma forma, se sentir desconfortável ou apresentar efeitos colaterais bruscos, procure um dermatologista ou um pronto socorro imediatamente.

Peeling ácido para remover tatuagem é um tratamento que realmente funciona?
5 votes

    1. Maylon 13/06/2017
    2. José Carlos Custódio 27/07/2017

    Deixe seu comentário