Skip to content

Principais motivos para fazer uma tatuagem em seu corpo

motivos para fazer uma tatuagem

É tão bonito nós vermos uma tatuagem bem feita em outras pessoas não é mesmo? Mas, quais os motivos para fazer uma tatuagem? Apenas estética? Um significado específico? Bem, são vários os motivos na verdade, hoje falaremos sobre alguns deles.

De uma forma geral a tatuagem não é liberada em vários países pelo mundo, e inclusive é muito marginalizada em outros. Mesmo assim isso não impediu que o aumento da arte fosse disseminado. O preconceito vai aos poucos sendo deixado de lado, e dando espaço para a tatuagem.

E se você está pensando em fazer a sua primeira tatuagem, conheça aqui alguns dos principais motivos para que as pessoas façam uma tatuagem em seu corpo. É claro que cada motivo real é pessoal, o seu pode ser diferente de outro, mas aqui estamos falando de um modo geral. Confira!

Motivos para fazer uma tatuagem na pele 

Você pode querer fazer uma homenagem

Algumas pessoas fazem tatuagens para homenagear alguém ou algo. É um dos motivos mais frequentes inclusive. Pode ser alguém ainda vivo como um amigo, filho, animal, um familiar ou até uma celebridade.

Temos homenagens entre amigos, com mensagens para cada um deles. Temos também as famosas e polêmicas tatuagens em relacionamentos amorosos. Outras opções bastante escolhidas envolvem frases de impacto ou rostos de alguém muito querido em sua vida. Outras já expressam uma relação importante, como uma data, provérbio, etc. 

Homenagens também para aqueles familiares vivos servem para simbolizar o respeito e amor existente. E novamente, essas tattoos podem ser feitas com frases que de alguma forma conectam essas pessoas, imagens, rosto ou o próprio nome do homenageado.

Pode representar um momento ou conquista de sua vida

No primeiro tópico destacamos que pessoas importantes em sua vida, podem render homenagens. Assim, aqui nós poderíamos até considerar essas tattoos também como homenagens, porém diferentes das anteriores. Isso porque nossa homenagem é para um momento, conquista ou acontecimento que marcou nossa vida.

Uma aprovação, o casamento, o nascimento de seu filho, a promoção no emprego, o dia que conheceu seu(sua) companheiro(a). Enfim, muitos podem ser os motivos, e eles podem projetar esses momentos de impacto, mudança, alegrias ou até tristezas. Tudo pode ser simbolizado por uma imagem ou frase que logo lhe vem a sua cabeça dado aquele momento. São circunstâncias que consideramos importantes e que mereçam estar conosco pro resto de nossas vidas.

Leia também: 

Apenas estética

Já falamos sobre o cunho emocional e sentimental que uma tatuagem pode ter. Mas não necessariamente essa é uma regra, muito pelo contrário. Muitas pessoas fazem tatuagens por estética mesmo. Assim, elas se apresentam como admiradoras da arte, das formas, dos traçados e tudo que o cerca. Preferindo então, analisar as imagens a disposição, a arte e técnica que cada uma emprega e escolhendo a ter em seu corpo.

Sendo assim, muitas tatuagens sendo apreciadas pelo seu estilo, jogo de cor, traçados, etc. Sendo a estética envolvida de grande poder na escolha de cada pessoa por fazer uma tattoo.

As tatuagens podem simbolizar estilos de vida, sua personalidade e ideologia

As tatuagens podem ter o cunho que você quiser, essa é a verdade. E isso se aplica muito a crítica social, a sua personalidade, estilos de vida, etc. Sendo então uma forma de expressão de seus comportamentos e ideologias.

Existem algumas tatuagens que abordam diretamente esses tópicos, enquanto outros preferem deixar de maneira mais subjetiva, deixando quem o vê em uma clima mais especulativo de seus motivos. Um bom exemplo é desenhar pássaros para simbolizar a liberdade, ou um leopardo para simbolizar seu espírito animal. Outras tatuagens preferem abordar temas religiosos, com suas respectivas simbologias, como por exemplo o pombo da paz, que também serve para representar o espírito santo.

O fato de pertencer a um grupo social também pode ser motivo para uma tatuagem. Que nesse caso se apresenta em conjunto, entre todos os participantes desse grupo ou comunidade.

Em um resumo, podemos dizer que a tatuagem pode simbolizar uma causa, sua personalidade ou padrões do seu dia a dia, seu estilo.

Queremos destacar uma frase que de alguma forma é especial

Frases que representam momento de nossa vida importantes também é uma boa fonte de inspiração. Pode ser uma parte específica de uma música, poema, trecho de livro, filme ou algo dito por outra pessoa mesmo. 

Esses casos são bem frequentes entre as celebridades, David Beckham, que possui cerca de 30 tatuagens atualmente é um deles. Ele escolheu uma frase chinesa de grande significado para sua vida com os dizeres: “A vida e a morte têm compromissos determinados. Riqueza e honra dependem do céu”. 

Conclusão

A verdade é que motivos não faltam para se fazer uma tatuagem, pode ser a partir de um acontecimento, data especial, homenagem, ideologia, personalidade, estética, entre outros. Espero que você tenha gostado de nosso conteúdo, compartilhe ele com seus familiares e amigos, até a próxima!