Skip to content

Portfólio de tatuagem: Dicas para montar seu portfólio online

Portfólio de tatuagem

Não existe nada mais efetivo na vida de um tatuador na divulgação de seu trabalho do que o bom e velho portfólio de tatuagem. É ali que o cliente poderá acompanhar seu trabalho de verdade. E claro, com uma boa base, ganhar confiança para investir em uma tattoo feita pelo profissional.

— Então tirar algumas fotos, montar um portfólio online ou até físico, separado por estilos é sempre uma boa. Sua arte irá crescer mais depressa, e com ele, o seu reconhecimento.

Porém… como fazer um bom portfólio? Em quais aspectos devo me preocupar mais? A coisa pode não ser tão simples para algumas pessoas. Mas fique tranquilo, esse artigo está aqui justamente para te salvar! Vamos falar um pouco sobre como construir seu portfólio virtual (sim, virtual, século XXI né?) a partir de algumas dicas.

Como criar um portfólio de tatuagem online

Escolha um bom site

Longe de nós da equipe do RemoverTattoo querer fazer comercial de alguém aqui, estou apenas te alertando sobre um fato. Alguns sites não são bons e podem te deixar na mão a qualquer momento. Ainda mais quando falamos de portfólio de tatuagem, é muito conteúdo para ser upado e organizado. Precisamos de suporte para isso, sites que ofereçam um serviço especializado nesta área. 

Sites bem estruturados tornam a relação entre seus possíveis cliente na página mais fluída. Logo, com uma boa apresentação e organização, fatalmente a pessoa se sentirá interessada em fazer algo contigo. Existem algumas boas opções de sites que oferecem esse suporte, vamos falar sobre dois.

Primeiro, o talvez mais conhecido Wix. Além de ser extremamente flexível, o seu site é perfeito para aqueles que não possuem muito tempo ou paciência para ficar organizando seus layouts. Você simplesmente vai “jogando” os elementos pela página, como botões, textos e formas. Possui também muitas opções de templates. Disponível na  versão gratuita e premium, é possível experimentá-lo, para mais adiante, quem sabe, gastar uma grana.

Outra opção super válida é o Portfólio Box. Ele oferece um espaço bacana para seus usuários. É possível encontrar nele alguns trabalhos de arte e design. Além disso, também podemos criar uma espécie de loja (para produtos personalizados) em sua plataforma pela versão premium.

Agora, apesar das boas opções de sites apresentadas, nunca descarte as redes sociais. Elas possuem um alcance de disseminação gigante, sendo sempre a melhor opção para divulgação. Se bem usada, é verdade. Inclusive, leia esse artigo, aqui falamos um pouco mais sobre a importância das redes sociais em sua divulgação.

Profissionalize seu trabalho

Quando digo isso não me refiro a apenas a tatuagem em si e o site. Tire fotos com uma boa câmera, em um bom ângulo. Valorize seu produto. Não estou pedindo para virar um fotógrafo é claro, apenas tenha uma boa noção em como tirar fotos agradáveis.

Então use boa câmera, cuide da iluminação, busque um bom enquadramento e escolha um bom momento. Pronto, com uma boa tatuagem e foto, sua divulgação no portfólio vai bombar.

Deixe as mais complexas à vista

Como assim? Simples, algumas tatuagens são consideradas pelo público complexas e lindas. E realmente, algumas são, além disso temos as tatuagens “da moda” por assim dizer. Dê foco maior nestas em seu portfólio, coloque-as entre as primeiras em suas listas. Coloque-as nas divulgações em redes sociais, enfim, mostre seu melhor trabalho. O portfólio de tatuagem é o momento do tatuador “vender o peixe”, se certifique disso então.

Mas calma, calma, tamanho não é documento. Quando falamos de complexidade, não nos referimos a forma megalomaníaca disso. Aliás, colocar apenas tattoos enormes e ousadas no início de seu portfólio tende a ter resultados negativos. Isso porque nem todos os seus clientes estão dispostos a querer uma tatuagem tão grande assim. Dessa forma, quando se deparam apenas com tatuagens neste estilo, acabam desanimando. Então equilibre seu portfólio, busque o ponto certo entre todos os estilos e dimensões. 

Crie uma harmonização de cores em seu site

Se você resolver sair colocando todas as tatuagens que vierem a sua mente, provavelmente seu site irá virar um carnaval. Cheia de cores, desenhos completamente diferentes, enfim, um misto de informações que não ajuda na divulgação. 

Assim como seu site deve ser equilibrado no estilo de tatuagens, ele deverá também ser equilibrado de cores e detalhes. Esse fator garante que as pessoas, ao entrarem em seu site, se manterão focadas em cada uma das imagens. 

Antes de mais nada, não coloque muitas imagens em apenas uma página, menos é mais. De preferência, opte por templates que permitam a passagem de imagens de uma a uma. Escolha também um fundo neutro, deixe as tatuagens serem as estrelas do seu portfólio de tatuagem.

Espero então que tenha gostado do nosso conteúdo. Até a próxima!