Skip to content

Razões pelas quais você pode ter medo de remover uma tatuagem da sua pele

Razões pelas quais você pode ter medo de remover uma tatuagem da sua pele

Remover uma tatuagem da pele pode ser um tratamento doloroso, é caro, e iremos explicar como funciona o procedimento. Com certeza quem quer tirar um tatuagem tem inúmeras perguntas, então vamos entender o básico.

É preciso pensar muito antes de tomar a decisão de remover tatuagem a laser. Se informar sobre quais são os procedimentos existentes no seu país  e entender qual se enquadra no seu tipo de tatuagem, tamanho, pigmentação e seu bolso, é fundamental. Afinal, todo procedimento estético tem um custo e uma dor.

Em geral, o medo ou algum tipo de receio são algumas das razões que podem fazer com que você procrastine o processo de remoção. Neste post, vamos tentar fazer com que essas ou outras razões desapareçam da sua cabeça. Dessa forma, você poderá se informar e decidir se realmente remover tatuagem a laser é a melhor opção pra você ou outro tipo da sua conveniência.

Como funciona a remoção de tatuagem a laser?

As tintas depositadas na pele de uma pessoa que faz uma tatuagem são compostas por metais pesados. Com algumas agulhadas, a tinta atravessa a epiderme e é depositada na derme do cliente. Quando o pigmento é depositado na pele, o corpo identifica a substância como intrusa e faz de tudo para removê-la do corpo através dos glóbulos brancos.

Contudo, os glóbulos brancos são bem menores do que os pigmentos de tinta depositados e, por isso, não conseguem expulsá-los completamente e a tinta fixa na pele. Os glóbulos até tentam fagocitar as partículas de tinta, mas não é o suficiente para que a tatuagem suma. É por esse motivo que as tatuagem acabam desbotando, mas ainda é possível enxergá-las.

Mas, como o laser funciona? Para que o laser remova a tatuagem, é preciso que ele seja configurado na intensidade correta do pigmento e, logo após, seja disparado sobre a tatuagem. A onda de luz é capaz de fragmentar as partículas de tinta em pequenos pedaços. Com a tinta quebrada, é muito mais fácil para os glóbulos brancos expulsarem a tinta do corpo. Basicamente, o laser dá uma mãozinha para que o nosso sistema imunológico possa retirar a tinta do corpo.

Remover tatuagem é um procedimento doloroso?

O tratamento com técnicas de remoção de tatuagem a laser, pode causar o mesmo desconforto ou, as vezes, até maior do que o ato de ser tatuado. Sabemos que cada corpo tem uma tolerância diferente para dor, desse modo, o que pode doer pra uns pode não doer para outros.

Além disso, existem diferenças na remoção de tatuagem preta e colorida. As cores que compõem a tatuagem também podem influenciar na causa do desconforto. Cores claras são mais difíceis de remover e necessitam de um comprimento de onda mais forte e sessões extras comparados a tatuagens compostas apenas em pigmento preto.

A tecnologia oferece novos lasers Q-Switched com refrigeração embutida, existem cremes que podem ser aplicados no local para promover conforto, injeções anestésicas e pacotes de gelo para congelar a área antes da aplicação. Esses métodos podem diminuir de fato a dor.

Remover uma tatuagem custa muito dinheiro?

Sim! Remover uma tatuagem completa é um tratamento caro. Se a tatuagem é algo que lhe incomoda, o tratamento a laser é a melhor oportunidade para removê-la. Além de que, mantendo sua tatuagem é possível que:

  • As pessoas irão lhe perguntar sobre a tatuagem
  • Haja frustração por causa do resultado da tattoo
  • O desenho não combina mais com você seu perfil
  • Pode atrapalhar em conseguir um novo emprego
  • A tatuagem pode ser uma homenagem a uma paixão antiga e a nova não quer vê-la.

Como você vai pagar? Visando satisfazer e atender a todos, algumas clínicas e médicos especialistas em remoção de tatuagem oferecem financiamento para o tratamento. Se você realmente necessita fazer a remoção, verifique se seu provedor oferece este tipo de serviço.

Remover tatuagem deixa cicatriz na pele?

Desde sua introdução no mercado para remoção de tatuagem, a tecnologia a laser está em constante evolução. Lasers com a tecnologia Q-Switched, padrão ouro em remoção de tatuagens a lasers, minimizam as chances de o tratamento deixarem cicatrizes.

Entretanto, é preciso ter consciência de que cada pessoa tem uma reação ao tratamento a laser, porém é seguro afirmar que o procedimento em si, não deve causar cicatriz.

O pós-sessão pode apresentar alguns efeitos colaterais, como ardor, bolhas e formação de crostas. Contudo, se você higienizar corretamente o local aplicado, não estourar as bolhas e praticar hábitos de vida saudáveis, você terá um resultado satisfatório ao final do tratamento.

É preciso também escolher um bom profissional para realizar o procedimento. Antes de decidir remover uma tatuagem, pesquise bem e tire todas as suas dúvidas, isso com certeza irá minimizar muito os riscos e efeitos colaterais que envolvem o procedimento.

Razões pelas quais você pode ter medo de remover uma tatuagem da sua pele
97 votes