var trackScrolling=false; var trackScrollingPercentage=false; var ScrollingPercentageNumber=35; var stLogInterval=10*1000; var cutOffTime=900; var trackNoEvents=false; var trackNoMaxTime=false; var docTitle='Kit tatuagem para iniciantes: Materiais necessários para começar a tatuar'; Skip to content

Kit tatuagem para iniciantes: Materiais necessários para começar a tatuar

kit para tatuador iniciante

Pretende montar um estúdio? Seguir na carreira de tatuador? Bem, é claro que para isso será necessária a preparação na área e ter um local credenciado para o fazer. Porém esse não será nosso tema hoje, vamos falar sobre o “kit tatuagem para iniciantes“, que nada mais é que os materiais e equipamentos necessários para iniciar os trabalhos.

Esses equipamentos que apresentaremos a seguir são fundamentais para que todo o processo de tatuagem ocorra da melhor maneira possível, tanto para você profissional, quanto para o cliente. E claro, quando falamos de tatuagem, o bem estar do cliente será fundamental para o sucesso de seu negócio. Afinal de contas, o “boca a boca” será uma das suas melhores formas de divulgação.

O tatuador, assim, lida com questões que cercam qualquer outro profissional. Um médico por exemplo precisa de seus instrumentos para trabalhar, um mecânico, um técnico de informática e por aí vai. Logo, o gasto com bons equipamentos e materiais não pode ser visto exatamente como um gasto. Nesse caso, será um investimento necessário para sua profissão. Então se você pretende ser um bom tatuador, precisa se preparar para isso. Organizamos aqui algumas dicas importantes de equipamentos e materiais a serem usados, bora lá?

Kit tatuagem para iniciantes – Equipamentos e Materiais para tatuar

Antes de mais nada, dê preferência a equipamentos novos

Você está abrindo um novo estúdio e o seu negócio, vamos de equipamentos novos então, certo? Muitos profissionais fazem a escolha pelas peças usadas, mas elas não são tão recomendadas assim. O equipamento novo te dará uma segurança que o já usado não fará, e para alguém começando agora, toda ajuda será bem vinda. O equipamento novo é mais seguro para você e para seu cliente por ter maior garantia de higiene, saúde e precisão na realização de seu trabalho.

Mesmo que prefira não investir em marcas mais famosas, garantir pelo menos um material novo é importante. Isso fará com que você evite problemas futuros. Economizar com algo tão crucial não é boa escolha.

Quais equipamentos devo comprar?

Agora iremos dar maior ênfase nos equipamentos que fazem parte do kit tatuagem para iniciante, que são cruciais na execução de suas atividades. Preste bastante a atenção neles e o porquê de adquirir cada um

A unidade de cada equipamento pode variar devido a alguns fatores como o número de clientes que pretende atender, o tipo de desenho que sua tatuagem terá e o tamanho do seu estúdio. Além das ferramentas e equipamentos, vamos falar também sobre alguns materiais de limpeza e higiene necessários em um estúdio de tatuagem.

Agulhas

Esse é sem sombra de dúvidas os equipamentos mais importante. Com as agulhas nós poderíamos fazer os desenhos na pele das pessoas. Um fator importante a ser levado em consideração é que as agulhas de tatuagem são completamente diferentes das agulhas comuns de costura, isso porque cada uma vai ter um tamanho distinto dado o tipo de tatuagem a ser feita. São dois os tipos de agulhas usadas:

  • As agulhas de pintura, conhecidas também como flat, conseguem fazer um preenchimento maior na pele do cliente. Ela também é usada corriqueiramente para o sombreamento. Essas são agulhas que infiltram menos na pele, agredindo menos e ajudando em uma cicatrização mais tranquila;
  • Temos as agulhas de traço, elas podem ter de 3 a 15 agulhas agrupadas em sua estrutura. O número dependerá do tipo de tatuagem a ser feita.

É possível comprar as agulhas já esterilizados ou não, de forma que você fica a cargo de as fazer. Para iniciantes, o recomendável é comprar agulhas já esterilizados e prontas para uso.

Biqueiras

As biqueiras são usadas na ponta das máquinas de pintura. Elas servem para fixar as agulhas dos tatuadores, sendo assim um suporte. Elas são feitas de aço e suas pontas tem um formato de uma agulha. Portanto, existem biqueiras de tamanhos distintos,  atendendo a todos os tipos de tamanhos de agulhas.

Autoclave

Autoclave é um equipamento utilizado para fazer a esterilização de todos os materiais reutilizáveis. Basta colocar esses materiais dentro da autoclave, aguardar por uma hora e todo o processo de esterilização estará completo.

Kit tatuagem para iniciantes

Tintas

As tintas, antes de mais nada, precisam estar liberadas pela Anvisa. Logo, muito cuidado no momento de sua compra. É importante dizer também ser necessária a compra de uma quantidade boa de variações de cores, expandindo as possibilidades do seu trabalho. Tintas de boas marcas costumam ter uma durabilidade muito maior na pele das pessoas, com menor risco de desbotamento, leve isso também consideração.

Máquina de Tatuagem

Uma máquina de tatuagem consegue realizar o movimento da agulha entrando na pele das pessoas até 150 vezes por segundo. Não é muito difícil perceber a necessidade desse equipamento estar extremamente ajustado e em bom estado de uso (por isso a recomendação por equipamento novo). As máquinas atuais são muito mais modernas que as anteriores, elas possuem tecnologias que fazem todo o processo ser mais seguro e tranquilo, tanto para o profissional quanto para os clientes.

Assim, na composição de suas peças, será possível encontrar uma mola dianteira, uma mola traseira, chave de relé, bobinas, chassi, posto de cima, capacitor eletrolítico, trava de tubo, engate de tubo, posto traseiro e suporte de agulhas.

Lavadora de Ultra-som

Esse é um equipamento é utilizado para higienizar as suas ferramentas. E é muito importante que você tenha ele em seu kit tatuagem para iniciantes. Ela ajuda a garantir a segurança de seus clientes. A máquina consegue tirar qualquer resíduo que ainda permaneça nos seus materiais de procedimentos anteriores.

Além dos já citados, também fazem parte do kit tatuagem para iniciantes: luvas de látex, material de decalque, maca cirúrgica, batoques, toalha de papel, borrifador de água, filme de PVC, máscara cirúrgica e óculos de proteção. Esperamos ter ajudado você neste post, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é necessário para se tornar um bom tatuador, deixe o seu comentário.