Skip to content

Infecções no Piercing do Nariz – Principais sintomas e como tratar

Infecções no Piercing do Nariz - Principais sintomas e como tratar

Teve seu nariz furado recentemente e agora está se perguntando: Será que isso é normal? Realmente é isso que acontece quando o piercing no nariz está cicatrizando? Infecções no piercing do nariz são, infelizmente, uma possibilidade real e que pode afetar qualquer um.

A verdade é que ninguém gostaria de ter o seu piercing no nariz infeccionado após realizar a perfuração. E infecções no piercing do nariz, lugar altamente visível, pode trazer um enorme desconforto. Não é como um piercing no umbigo, por exemplo, que você pode esconder.

Este conteúdo irá ajudá-lo a identificar quando um piercing no nariz passou de OK para um piercing no nariz infeccionado. Além disso, você também saberá quais os sintomas de uma infecção e o que você pode fazer para tratá-la. Continue a leitura!

O que é uma infecção no piercing do nariz?

Infecções no piercing do nariz são complicações bastante comuns quando se decide furar a pele e obter uma jóia. É claro que ninguém gostaria de passar por essa experiência desagradável, mas nem sempre isso acontece com todos. Aqui está as principais causas de uma infecção depois de ter um piercing no nariz.

Como todos sabem, colocar um piercing no nariz é simplesmente furar o nariz e colocar uma jóia. Perfurações como estas são mais propensas a infeccionarem do que simples arranhões superficiais na pele. Piercings são mais profundos do que arranhões, por esse motivo há mais oportunidades para os germes e bactérias penetrarem na ferida.

E se não houver uma limpeza correta e constante da área, o problema pode se agravar e multiplicar, e então levar a uma infecção grave.

O que causa infecções no piercing do nariz?

Pode haver várias razões pelas quais você pode ter uma infecção no piercing do nariz. Aqui estão alguns dos principais fatores que podem influenciar quem acaba sendo o azarado com a infecção:

Usar uma arma perfurante

Armas perfurantes são mais propensas a causar infecções, pois são praticamente impossíveis de serem esterilizadas completamente. Qualquer resíduo de pele ou sangue do outro paciente pode levar a problemas muito piores do que uma infecção temporária – na pior das hipóteses você poderá ser contaminado com hepatite e HIV.

Portanto, afim de reduzir os riscos de infecção, solicite ao seu profissional que ele utilize uma agulha oca para fazer a perfuração.

Bactérias através de piscinas e banheiras

Piscinas, mares e até banheiras, pode ser um potencial risco para o seu novo piercing infectar.

Piscinas podem conter muitos germes e bactérias que causam infecções no piercing do nariz. Além disso, muitos dos produtos químicos usados em piscinas, como o cloro, podem irritar o seu piercing. Com a pele irritada a cura e cicatrização do piercing no nariz pode demorar ainda mais.

Durante as 15 primeiros dias depois de um novo piercing, é aconselhado que você evite frequentar sua banheira de casa, considere tomar um banho de chuveiro em vez disso.

Tocando o piercing

Tocar o piercing com as mãos sujas é uma das formas mais comuns de gerar infecções no piercing do nariz.

Durante o dia, tocamos em diversas coisas (portas, mesas, chaves), essas superfícies contêm milhares de bactérias e se essas bactérias forem transmitidas das mãos para o piercing, isso pode causar uma infecção. Portanto, limpe bem as mãos antes de tocar o piercing.

Escolher o tipo errado de metal para o seu piercing

Escolha a melhor opção de material para o piercing que você vai colocar. Se você escolher um material errado ou que você seja alérgico ou sensível, o tempo de cicatrização do seu piercing demorará mais, e isso pode dar mais oportunidades para as bactérias se instalarem no seu piercing.

Milhares de pessoas tiveram sorte em colocar as jóias de titânio cirúrgicas. Se você tem dinheiro de sobra e está disposto a gastá-lo com um piercing, você pode optar por comprar um piercing de ouro.

Lesões

Normalmente, o piercing de nariz pode ser totalmente curado em um prazo de 4 a 6 meses e, portanto, a chance de infecção começa a diminuir. Mas, se você tiver uma lesão na área, mesmo que mínima, o risco de infecção no piercing aumenta absurdamente.

É preciso ter cuidado e tomar muita atenção com o seu novo piercing. Se você gosta de praticar esportes de contato – como lutas, basquete, futebol – aconselhamos que você fique longe pelo menos até o seu piercing cicatrizar completamente.

Tome cuidado também na hora em que for fazer a limpeza do piercing. Remover crostas brutalmente pode acabar ferindo a área.

Não seguir corretamente as instruções de cuidados posteriores

No fim da perfuração, o profissional lhe dará as diretrizes de o que fazer depois de ter colocado um piercing é importante que você siga as instruções corretamente, para garantir que o seu piercing cure sem muitos problemas. Não segui-las, pode aumentar as chances de o seu piercing no nariz infeccionar.

Infecções no Piercing do Nariz - Principais sintomas e como tratar

Como saber se meu piercing no nariz está infectado? Sinais e sintomas

Seria maravilhoso se apenas no olhar pudêssemos identificar se o piercing no nariz está com uma infecção ou irá infeccionar. Porém, infelizmente, nem sempre é assim. Em alguns casos, pode ser difícil saber se um piercing está apenas irritado ou se realmente está infeccionado.

Abaixo estão os principais sinas e sintomas que você pode esperar de um piercing no nariz inflamado/infeccionado.

Vermelhidão

Após a perfuração do nariz é normal que a área fique avermelhada. No entanto, se você notar que a vermelhidão não está desaparecendo ou se você perceber quaisquer riscos vermelhos que parecem se ramificar do piercing, melhore os seus pós-cuidados e limpe-o com mais frequência.

Inchaço

Se você perceber que o seu nariz ou a área do furo está inchada, pode significar que o seu piercing está infeccionado.

Dor

Normalmente, uma área inflamada ou infeccionada tende a doer, e muito. Se alguns dias depois da perfuração o nível de dor do seu nariz aumentar ao invés de diminuir, atente-se, algo provavelmente não está certo.

Colisões

Se você notar uma protuberância no piercing do nariz ou em torno dele , é um possível sinal de infecção. Se o inchaço parecer um pouco úmido, ou se estiver vermelho, quente ao toque e/ou dolorido, é muito provável que seja uma infecção.

Secreções

Durante as primeiras semanas é normal que haja secreções do piercing no nariz. Se acontecer com você, não precisa se desesperar. Porém, se você perceber que estão aumento em volume e frequência, e a secreção está saindo com um tom de cor amarelo ou outra cor, é bem provável que o seu piercing no nariz esteja com uma infeção. Um odor desagradável também é um final de infecção.

A linha do tempo

Uma forma de avaliar se o seu nariz está ou não infeccionado, é analisar a linha do tempo do seu furo. Se o seu furo é recente, de dois a três dias, é normal que ainda haja vermelhidão, dor, corrimento e inchaço. Estes sintomas ainda podem estar presentes no seu piercing por até duas semanas após a perfuração.

Um exemplo de quando você deve começar a se preocupar é se você notar que o nível de dor, vermelhidão não desaparecerem após esse período.

Como tratar um piercing no nariz infeccionado

Se você está tentando esconder infecção do piercing com maquiagem (base e corretivo), você deve parar agora mesmo! Você deve pensar que está pode ser uma boa forma de esconder o que está acontecendo com o seu nariz, mas, no entanto, se você está colocando maquiagem no seu piercing inflamado, você está irritando ainda mais a área. Portanto, não passe. A menos que você não queira tratar.

Evite também passar loções e cremes faciais enquanto o seu piercing não esteja totalmente curado.

Feito isso, você pode começar a seguir os passos para limpar a área do piercing infeccionada. Antes de tudo, lave bem as mãos com sabão neutro e água. Seque-as com uma toalha de papel limpa, uma vez que as toalhas de pano podem conter bactérias.

Use uma gase umedecida com água morna para começar a limpar a região do nariz e remover qualquer tipo de crosta formada no local perfurado. Depois utilize uma bola de algodão mergulhada em uma solução salina. Você pode comprar a solução ou fazer em casa. Para fazer em casa, basta pegar um copo de água quente e adicionar 1/4 de colher de chá de sal e misturar.

Antes de colocar o algodão na água quente, espere alguns minutos para que o sal dissolva completamente e a água esfrie um pouco. Com o algodão ensopado, esprema-o um pouco para tirar o excesso. Logo depois, pressione-o contra o local da perfuração. Segure-o durante cerca de 5 minutos ou até que ele esfrie. Jogue o algodão fora e repita o processo por duas vezes.

A solução salina é boa para a infecção e a água quente ajudará a drenar qualquer pus ou secreção que estiver em desenvolvimento.

Depois de ter feito o processo do algodão, enxague o local tratado com água morna limpa e seque usando um papel toalha. Este procedimento deve ser feito duas vezes ou mais ao dia.

Esse tratamento de infecção do piercing em casa é mais indicado para infecções que não sejam muito grave. Se você notar que sua infeção no piercing do nariz está piorando, recomendamos que você procure o seu profissional piercing ou um médico especialista.

Conclusão

Geralmente, a maiorias das pessoas que decidem colocar um piercing no nariz não acabam com infecções. O principal segredo é seguir à risca o pós-tratamento do piercing dado pelo profissional e não tocar a jóia com as mãos sujas.

Porém, infecções no piercing do nariz é uma realidade e se acontecer com você, fique tranquilo. Sabemos que é desanimador quando se trata de sua aparência, principalmente quando é visto por todos, mas com um pouco de esforço, seu nariz ficará curado em pouco tempo.

Infecções no Piercing do Nariz – Principais sintomas e como tratar
Gostou? Então Vote!