Skip to content

Hidratação da Tatuagem: Use Witch Hazel para proteger sua pele

Hidratação da Tatuagem com Witch Hazel

Já comentamos aqui no blog sobre a importância de hidratar a pele durante todo o processo de tatuagem. Desde a preparação da pele, até o pós procedimento, com a sua cicatrização, a hidratação será crucial para que os efeitos das perfurações sejam amenizadas da melhor maneira possível.

Porém, não são apenas o produtos industrializados que fornecem bom resultados para hidratação da pele. Aliás, todos esses produtos usam de elementos presentes nas plantas, são recursos retirados na natureza.

O Witch Hazel (ou hamamélis) é um deles, ela é uma planta medicinal, e consegue oferecer para as pessoas propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti-hemorrágica. Assim ela acaba sendo uma opção muito interessante para a limpeza da pele, bem como sua cicatrização.

Feridas, inflamações e hematomas são facilmente tratados pela planta. Logo, não é muito difícil perceber que essas propriedades são importantes para quem realiza tatuagens. Assim, ela é corriqueiramente recomendada. Principalmente na realização dos procedimentos após a realização da tattoo.

Vamos a seguir falar um pouco mais sobre essa planta, suas propriedades e uso no nosso contexto.

Witch Hazel na indústria medicinal e sua ampla ação

Muitos produtos são feitos com o extrato da planta, todos eles usam claro, da principal característica da planta, a hidratação da pele. Sua função para a tatuagem é de ajudar durante todo o processo de cicatrização pós procedimento.

A Witch Hazel possui em grande quantidade o que chamamos de taninos, essa propriedade oferece efeitos adstringentes, cicatrizantes e secantes. Todos esses fatores acabam resultando em uma camada protetora da pele, fazendo com ela ela se torne mais resistente a problemas como inflamações.

Seu uso na tatuagem

Engana-se quem acredita que hidratantes como a Witch Hazel devem ser usadas apenas após a tatuagem. É claro que seu efeito é mais visível nessa etapa, porém seu produto pode e deve ser usado várias vezes, tanto antes, quanto depois do procedimento. Isso se explica pelo fato da camada protetora, que citamos logo ali em cima.

Essa camada irá facilitar o tatuador a fazer seu trabalho, com o cliente tendo uma pele mais lisa e firme. É uma forma então de “acalmar” a pele para poder receber o desenho e fica a cargo do profissional definir quantas vezes o produto será usado.

Várias marcas oferecem esse produto no mercado atualmente, principalmente com o aumento de seu reconhecimento. A Amazon por exemplo possui produtos de sua fabricação com Witch Hazel, além de Aloe Vera e tantos outros hidratantes naturais. Vale a pena conferir, até porque o preço cabe no bolso de todos.

O hidratante Witch Hazel deve ser diluído em água para aplicação, de preferência em um borrifador. Seguindo essas recomendações o produto irá conseguir ajudar no momento da aplicação das pigmentações da tattoo.

Como se não bastasse todas essas vantagens, usar do hidratante irá ajudar a prolongar o desenho de sua tatuagem. Ou seja, sua tatuagem tende a durar muito mais do que se não usasse produto algum, essa é uma prática comum para aqueles que fazem tatuagem e necessitam tomar cuidados.

Os riscos da tatuagem

Mesmo tomando cuidado com o uso de todos esses produtos, é importante dizer que as pessoas precisam tomar cuidado com o profissional contratado para fazer suas tatuagens. Profissionais de qualidade sabem da importância de tomar cuidados relacionados a equipamentos e materiais da tatuagem. Agulhas de qualidade, tintas liberadas pela Anvisa, ambiente higiênico e limpo e todo o material reutilizável esterilizado.

Uma dica para aqueles que pretendem fazer tatuagens é ficar atento ao profissional. Vá até o estúdio antes de fechar uma contratação. Analise o ambiente, os cuidados que o tatuador possui e claro, a qualidade dos desenhos que ele cria.

Quando o cliente não fica atento a esses detalhes, fica sujeito a correr riscos de saúde que são desnecessários. O Witch Hazel mesmo sendo tão efetivo, não consegue substituir esse cuidados que são obrigatórios.