2 Formas de remoção de tatuagem: com profissionais ou remédios alternativos

Existem métodos ou formas de remoção de tatuagem da pele? Sim claro! Há dois métodos para remover uma ou mais tatuagens da pele: Uma delas é com a contratação de profissionais (mais indicada) ou, com remédios alternativos e há quem diga que existem diversas formas caseiras, mas não muito indicados.formas de remoção de tatuagem da peleSe você pretende apagar definitivamente suas tatuagens ou até mesmo uma mancha na pele que incomoda, atualmente tem diversos procedimentos para que isso aconteça. As técnicas para remover tatuagens com profissionais custam um pouco mais caro, entretanto o resultado pode ser o esperado.

Primeiro método – Usar a remoção do tatuagem profissional

1. Procure um dermatologista ou cirurgião plástico para realizar o procedimento a laser.
A cirurgia a laser utiliza como forma de remoção dos pigmentos, feixes de luz infravermelhas, ao contrário de outras técnicas que envolvem cortes na pele para que a remoção seja feita completamente. Assim que você decida a clínica e o profissional que irá realizar uma das formas de remover sua tatuagem da pele, você deverá discutir qual tipo de laser será utilizado, quantas sessões serão necessárias, os cuidados e até valores cobrados.

Ressaltando que: Apesar de ser a técnica mais segura e eficaz em remoção de pigmento, lasers podem causar dores, criar bolhas e até deixar cicatrizes no local aplicado. Para que sejam minimizados os efeitos colaterais, é aplicado um gel anestésico na pele do paciente. Vale lembrar que o procedimento de remoção de tatuagem dificilmente é coberto por seguros por ser considerado um cosmético.

2. Dermoabrasão, conheça mais sobre esse procedimento junto ao seu dermatologista.
Em técnicas de Dermoabrasão os profissionais pulverizam uma solução para entorpecer a pele do paciente, feito isso, utilizam uma lixa cirúrgica conectada a um aparelho estético dermoabrasivo para realizar o procedimento cosmético.

O equipamento lixa e remove camadas superiores da pele do paciente até que se encontre uma nova camada, com isso os pigmentos da tatuagem desaparecem.  Assim como o laser, o paciente é anestesiado, pois a técnica de abrasão é dolorosa, normalmente causa sangramento e em diversos casos deixam cicatrizes.

LEIA:  Saiba como remover tatuagem com peeling ácido sem necessidade de ir a um médico profissional

Caso você apresente sinais de quelóides, hiperpigmentação ou hipopigmentação, este não é um método recomendado pra você. Esse método de remoção de tatuagem não é totalmente eficaz na eliminação completa dos pigmentos.

3. Vai remover sua tatuagem? Consulte seu médico sobre a possibilidade de uma cirurgia.
Bom, em casos de pequenos desenhos, uma forma simples, rápida e de remoção completa da tatuagem é a utilização da cirurgia. As técnicas são semelhantes a de uma cirurgia convencional onde o médico dispõe de um bisturi, remove a tatuagem e dá pontos cirúrgicos para fechá-lo. Em casos de tatuagens maiores a cirurgia ainda sim pode ser utilizada, porém é necessário algumas “sessões” e até enxertos.

4. Criocirurgia e Peelings químicos para remover tatuagem.
A aplicação da criocirurgia, método que congela a tatuagem por meio do Nitrogênio Líquido é feita de duas formas: através de crio-sprays que produzem um jato de nitrogênio líquido diretamente na tatuagem, ou através do congelamento de ponteiras que são encostadas na pele a ser tratada.

A aplicação de Peelings químicos é feito na superfície da pele, sobre o local da tatuagem, e permanece ali durante alguns minutos. Isso fará com que ocorra uma inflamação onde o ácido ira agir e após ocorre o que chamamos de descamação, ou seja, a tinta sobe em direção à superfície da pele para que possa ser removida. O tempo e quantas vezes a aplicação será necessária varia de acordo com cada tipo de paciente.

5. Converse com seu médico qual as melhores formas de remoção de tatuagem para seu caso.
Para que se tenha bons resultados é necessário escolher um bom profissional para realizar os procedimentos de remoção. Além disso, a cor da pele, o tamanho da tatuagem, as cores da sua tatuagem e até o tatuador, influenciam no resultado final. Todos os métodos citados de alguma forma podem deixar cicatrizes, portanto, antes de tomar qualquer iniciativa e escolher o procedimento a ser seguido, tire todas suas dúvidas junto ao seu médico de confiança.

LEIA:  Consultório de remoção de tatuagem: O que espera na primeira visita?

6. Como escolher um bom dermatologista ou cirurgião plástico.
Antes de qualquer tentativa de utilizar umas das formas de remoção de tatuagem, converse ou tenha um médico ou cirurgião licenciado, consiga boas recomendações e indicações, isso é essencial. Não temos o costume aqui no Brasil de ter um médico familiar, aquele que você realiza exames e diagnósticos com frequência nos familiares. Portanto, buscar indicações com conhecidos, sites ou revistas especializadas de um bom profissional fará toda diferença.

Segundo método – Usar remédios alternativos

1Sal ou Sal-abrasão
Há quem diga que se pode remover tatuagem utilizando sal, isso mesmo, para que isso “seja possível” é necessário que você esfregue o sal sobre o local desejado e, consequentemente aquecendo-o e raspando a camada superior da pele até a descamação. Este método também pode ser chamado de Sal-abrasão. Esta técnica é antiga, um dos primeiros procedimentos para quem desejava remover tatuagem criado no Oriente Médio.

O atrito do contato do sal com a pele pode causar danos nas camadas superiores da pele, e podem deixar cicatrizes claras de serem percebidas. Esse tipo de técnica é inferior as formas de remoção de tatuagem já citadas aqui como a remoção seletiva a laser e dermoabrasão que são muito mais eficazes na remoção da tatuagem e evitam cicatrizes excessivas na área afetada, noSal-abrasão não remove a tatuagem com sucesso.

2. Utilizando cremes de remoção de tatuagem.
Comparado aos métodos clínicos de remoção profissional, os cremes são menos dolorosos e tem preços muitos inferiores. Entretanto, a eficiência depende do uso correto, sem extravagâncias. No mercado de cremes para remover tatuagem há dois que se destacam e demonstram ser eficientes na remoção, são eles: TabGone e Tattoo-Off. Ambos tem um preço mais elevado entre os demais cremes de remoção de tatuagem por terem resultados aparentemente mais satisfatórios com prazo médio entre 3 à 9 meses.

LEIA:  Três Formas de remover tattoo de henna utilizando cremes e receitas caseiras

3. Ácido Tricloroacético (TCA) e seus perigos em remoções de tatuagens.
A utilização de Ácido Tricloroacético (TCA) para remover tatuagem pode lhe trazer diversos tipos de risco à saúde, tais como queimaduras graves e diversas irritações decorrentes da aplicação direta na pela. Além do TCA, temos também Hidroquioma ou Alfa Arbutin, ácidos que “podem” ser utilizados para o clareamento da tatuagem, mas não para sua total remoção.

TCA ou ácido tricloroacético é comumente utilizado como um agente químico de descamação da pele, é vendido em kits de remoção para ser feito em casa mesmo, e clareia a tatuagem dando uma nova aparência. E método é um paliativo para quem não deseja realizar uma cirurgia ou cover-up (cobrimento de tatuagem)

O custo da remoção de uma tatuagem não é barato, mas pode valer muito a pena guardar um dinheiro para investir na remoção total da tatuagem ou cobri-la com profissional gabaritado que garanta os melhores resultados no procedimento, além de diminuir os risco de cicatrizes ou danos à sua pele de uma cirurgia.

Antes de tentar tirar sua tatuagem na marra, procure sempre conhecer as diversas formas de remoção de tatuagem que existem e são praticadas por profissionais cirúrgicos e profissionais tatuadores. Confira quais são as 3 razões pelas quais você pode ter medo de remover sua tatuagem da sua pele.

2 Formas de remoção de tatuagem: com profissionais ou remédios alternativos
Gostou? Então Vote!