var trackScrolling=false; var trackScrollingPercentage=false; var ScrollingPercentageNumber=35; var stLogInterval=10*1000; var cutOffTime=900; var trackNoEvents=false; var trackNoMaxTime=false; var docTitle='Estilos de Tatuagem: Qual deles combina mais com você?'; Skip to content

Estilos de Tatuagem: Qual deles combina mais com você?

Estilos de Tatuagem

Escolher o desenho para a sua tatuagem é algo que precisa ser pensando com muita paciência e cautela. Pois, além de escolher um bom tatuador para realizar o desenho e diminuir as chances de arrepender-se futuramente, escolher entre os estilos de tatuagem também faz parte do processo.

Hoje em dia, existem centenas de estilos e tipos de tatuagem e é preciso conhecê-los para saber com qual deles você mais se identifica, principalmente se for a sua primeira tatuagem. Além disso, alguns profissionais decidem se especializar em um determinados estilos de desenhos.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do texto. Separamos aqui os principais estilos de tatuagem e desenhos, para que você fique por dentro do mundo das tatuagens e escolha o que mais se encaixa ao seu perfil. São desde tatuagem mais simples à mais complexas que demoram muitas horas para ficarem prontos.

Principais estilos de tatuagem e desenhos

Desenhos Geométricos

Os desenhos geométricos, como o próprio nome nos leva a compreender, são parte de formas geométricas combinadas, que conseguem formar desenhos distintos. Tatuagens feitas por bons profissionais da área podem ter resultados incríveis. A necessidade aqui fica pela busca por profissionais com experiência na prática.

Pontilhismo

Já o pontilhismo consiste de tattoos que se formam a partir da junção de vários pontos na pele. Um estilo bem simples em teoria, mas que também requer experiência por parte do tatuador. Geralmente no pontilhismo, aplica-se a cor preta na pele, eles dão a sensação de profundidade. Porém, alguns em tons mais coloridos já foram usados e mostraram grande qualidade.

Biomecânicas

As tatuagens biomecânicas são apresentadas por desenhos tridimensionais, ou seja, imagens que te dão a sensação de que o desenho está acima da pele, meio que flutuando. É um estilo de tatuagem que vem se popularizando de forma crescente e rápida.

Old School

O Old School é o estilo mais antigo da tatuagem ocidental. Sua principal característica são os traços grossos e firmes em cor preta e também a restrição de cores utilizadas, basicamente é usado somente o preto, amarelo, verde, azul e vermelho. Estilo que encanta as pessoas mesmo no século XX.

New School

Tatuagens feitas no estilo New School são simples e fáceis de serem identificas. A composição do desenho é feito de um modo caricato, abusando da falta de proporção e geralmente são acompanhadas de um fundo colorido que ajuda a destacar a tatuagem na pele

Aquarela e Portrait

É apaixonado(a) por telas e fotografias? O estilo aquarela tem forte presença do realismo em seus trabalhos. Também chamado de watercolor, ela tenta reproduzir os traços de uma pintura feita em papel, com tinta aquosa. E consegue entregar essa ideia, desde que seja bem executada pelo tatuador. São tatuagens leves e delicadas, tendo resultados que lembram telas.

Já no portrait o realismo é ainda mais latente, o estilo retrata desenhos sob a pele de forma fiel a realidade. Dando a sensação de que estamos vendo uma fotografia, e não uma pintura na pele. Esse tipo de tatuagem é uma das mais difíceis do mercado, não à toa, é fundamental procurar indicações sobre o tatuador. 

Os famosos e tradicionais estilos tribais, oriental e graywash

Esses estilos foram febre pelo mundo durante os anos 90, e muitos deles perduram até os tempos atuais. O tribal faz referência a símbolos usados por tribos indígenas ou civilizações antigas. Os maias e incas são exemplos, mas são muitas as civilizações que podem ser lembradas na prática do tribal. Inclusive, os símbolos podem ser usados para representar um acontecimento ou passagem importante na vida de quem o irá fazer.

O estilo oriental é meio fácil de imaginar, certo? Ele se apega totalmente a cultura japonesa, usando desenhos de gueixas, dragões, flores e outros símbolos presentes na região. As cores usadas geralmente são fortes e bastante variadas.

O graywash é feito a partir do preto e cinza, que são usados para fazer a composição de tons no desenho. Seu tom “esfumaçado” se dá por ser uma técnica que visa muito o sombreamento.

Blackwork

Esse talvez seja o estilo que mais se adapte a anatomia corporal das pessoas. Alguns desenhos são simples e pouco detalhistas, outros já são super bem trabalhados, cheio de detalhes. Ambos usam técnicas de sombreamento, geometria e pontilhismo em seus trabalhos. Sendo um estilo meio que composto por outros.

tipos e estilos de tatuagem

Colorido

Também conhecido com Full Colors, o estilo Colorido é feito de forma extraordinária com cores vibrantes que destacam o desenho tatuado em sua pele. Geralmente, usa-se poucos ou nenhum traços de contorno, todo o desenho é feito através das transições de cores.

Realismo

Como o próprio nome já diz, esse estilo de tattoo tenta ilustrar na pele a vida real. Seja um humano ou um animal, o principal desafio é conseguir combinar as cores que compõem o desenho com o tom de pele da pessoa tatuada de um modo que o desenho fique o mais próximo possível da realidade. Tatuagens em realismo podem demorar dezenas de horas para ficarem prontas, além disso os pós-cuidados com a tatuagem são fundamentais para não borrar os traços.

Neo Tradicional

Com um mistura de Old School e o New School, nasce o Neo Tradicional. Um estilo de tatuagem ideal para aqueles que gostam de desenhos como as andorinhas, corações, águias, âncoras etc., não de uma forma tão grosseira e firme.

Lettering

As letras são bastante utilizadas em tatuagens. O estilo Lettering não segue os padrões das fontes de letras já existentes, com ele é possível criar novas fontes e estilos de letras para criar pequenas frases ou até mesmo desenhos escritos.

Comics

O estilo Comics é indicado para aqueles que são fãs de histórias em quadrinhos. Esse estilo de tatuagem geralmente é feito com cores vibrantes e traços finos. E pode ser mesclado com realismo.

Art Fusion

Baseado em mesclar dois ou mais estilos de tattoos, o Art Fusion pode ser feito por um ou mais tatuadores profissionais, ou seja, se um tatuador cria uma arte em sua pele e metade dela é um estilo e a outra metade outro estilo diferente é considerada uma Art Fusion.

From Hell

Estilo ideal para quem curte filmes e séries de terror. O desenho é feito com cenas e personagens de terror, horror e macabras.

Sketch

Você já viu uma forma de desenho descompromissada, livre e sem apego aos detalhes? Este é o Sketch. Parece mais com um rascunho, esboço ou croqui, do que com uma tatuagem em si. É um dos estilos de tatuagem que mais vem ganhando espaço no Brasil.

Floral

O floral vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O estilo tem como objetivo reproduzir de forma natural as flores, arvores, plantas, a natureza em si.

Conclusão

Cada estilo de tatuagem tem suas características e pegadas, e cada pessoa tem seus gostos. Por isso na hora de escolher sua tattoo é preciso, acima de qualquer coisa, se sentir bem com ela. Afinal, é um procedimento fixo, por mais que hoje existam seja possível realizar a remoção de tatuagem a laser. Fazer uma tatuagem que é a sua cara irá evitar dores de cabeça no futuro. Assim, fique ligado no que irá fazer.

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e familiares, até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *