Skip to content

Dor no tratamento de remoção de tatuagem? Saiba como minimizar!

Dor no tratamento de remoção de tatuagem? Saiba como minimizar!

Para remover uma tatuagem podem ser consideradas diversas opções, sendo elas: remoção a laser, cobrir a tatuagem com outra maior (cover-up), cremes de remoção de tatuagem, excisão, dermoabrasão e Luz Intensa Pulsada (IPL).  Estes são os métodos mais usados para remoção de tatuagem.

O ciclo sempre será este: as pessoas irão continuar fazendo tatuagens e muitas pessoas ainda irão lamentá-las de alguma forma. Saiba que, dentre todos o métodos citados à cima a remoção de tatuagem a laser é o método mais eficiente e seguro.

Uma estatística dos Estados Unidos (EUA) aponta que, 10% dos americanos têm tatuagens, e 50% deles procuraram alguma forma ou clínica para remover o desenho. Remoção de tatuagem a laser é uma procedimento caro e, muitas vezes, doloroso. Continue lendo para obter dicas sobre como reduzir a dor para o tratamento de remoção de tatuagens a laser.

Dicas para reduzir a dor no tratamento de remoção

Na verdade, não é sempre que há dor no tratamento de remoção a laser. Se eu bater com um elástico de borracha em seu braço, você diria que dói? Digamos que está é a melhor maneira de tentarmos descrever como é a dor causada pelo laser na pele. Mas, sabemos que existem pessoas que irão dizer “nossa, como doeu” e outras que simplesmente vai dizer que isso não dói. Todo mundo tem um limite de dor diferente.

Tenha em mente que uma sessão de remoção de tatuagem a laser dura apenas alguns minutos. E que a pior parte do tratamento é antes de conhecê-lo, pois você não sabe se o laser irá prejudicar sua pele e se você conseguirá aguentar o incomodo causado por ele.

Porém, felizmente, para todos os casos de pessoas que desejam remover uma tatuagem existem alguns métodos que podem ser utilizado antes e durante o tratamento para minimizar a dor causada pelo laser. Conheça-os!

Cremes anestésicos

Estes tipos de creme entorpecem a camada superior da pele. Semelhante a ir ao dentista, eles usam uma pomada tópica (creme de lidocaína) em um instrumento (Q-tip) e esfregam em suas gengivas. O creme anestesiará o local e provocará a redução da dor.

No tratamento a laser você ainda sentirá um pouco de dor, isso porque o laser tem como finalidade atingir a segunda camada da pele e os cremes protegem apenas a primeira camada da pele. Os cremes não irão lhe dar um tratamento sem dor, porém irão amenizar uma grande porcentagem.

Injeção de lidocaína

Uma forma de reduzir a dor no tratamento de remoção de tatuagem a laser, é injetando lidocaína diretamente na derme – camada onde a tinta se encontra. Lidocaína é muito eficaz e deve ser discutido com seu provedor antes de discutirem os valores de cada sessão de seu tratamento. Este, normalmente, é cobrado como custo adicional.

A injeção em si não é dolorosa, mas é eficiente e reduzirá significativamente a dor que, provavelmente, o paciente sentiria em um processo sem anestésicos. Entretanto, existem riscos em injeções de lidocaína. Os risco de cicatrizes pode aumentar em alguns pacientes, portanto é preciso analisar para saber se realmente vale apena aderir a este produto.

Blocos de gelo

Sim, os mesmos blocos de gelo utilizados quando você torceu o tornozelo, machucou o ombro ou estava com dor nas costas pode ser utilizado também para diminuir a dor no tratamento de remoção de tatuagens.

A finalidade do laser é atingir as partículas de tinta e fragmentá-las em pequenos pedaços, isso resulta em calor e gera desconforto na área. A utilização do gelo no local é para abaixar a temperatura da pele e, consequentemente, diminuir a dor causada pelo procedimento.

Você pode solicitar ao seu técnico que ele faça compressas de gelo. Além disso, você pode usar uma combinação de gelo com um creme redutor de dor ou injeção de lidocaína.

Antes de optar por qualquer um desses métodos citados acima, converse com o seu médico e veja qual pode ser a melhor opção para o seu tratamento. Esperamos ter tirado as suas dúvidas sobre as possíveis formas de minimizar a dor na remoção de tatuagem, se ainda houver, deixe o seu comentário.

Dor no tratamento de remoção de tatuagem? Saiba como minimizar!
42 votes