Skip to content

Dicas para reduzir a dor no procedimento de remoção de tatuagem

Dicas para reduzir a dor no procedimento de remoção de tatuagem

São inúmeros os motivos que fazem com que uma pessoa queira remover uma tatuagem do seu corpo. Seja porque a tatuagem que você fez quando tinha dezesseis anos não combina mais com a sua personalidade atual ou então o seu relacionamento acabou e não faz sentido carregar consigo o nome do ex-namorado (a).

Felizmente, existem diversas técnicas e métodos que podem solucionar este problema, como a remoção de tatuagem a laser, a excisão, dermoabrasão e muito mais. A tecnologia a laser é a mais eficiente e segura de todas e pode ser feito por qualquer pessoa.

O tratamento de remoção de tatuagem a laser não é tão simples. Além disso, muitas vezes, pode ser caro, durar mais de um ano e pode ser doloroso. Porém, cada paciente encara a dor de uma forma, o que pode doer para alguns pode não doer para outros.

Afim de minimizar a dor, o técnico laser pode utilizar de um bom equipamento laser, bolsa de gelo e etc. Fizemos este post com o intuito de mostrar para você algumas dicas que poderão minimizar a dor no procedimento de remoção de tattoo. Confira!

Minimizando a dor no procedimento de remoção

Congelamento (Com blocos de Gelo)

Uma das formas mais simples de diminuir a dor no procedimento de remoção, é utilizar blocos de gelo antes da aplicação a laser, bem como durante o procedimento. Além de reduzir o desconforto causado pela passagem do laser sobre a pele, o gelo irá diminuir o inchaço.

A enfermeira ou auxiliar irá colocar um bloco de gelo em sua tatuagem 20 minutos antes do médico começar a sessão a laser. Os blocos de gelo adormeceram a área a ser tratada e a pele não sentirá o calor causado pelo laser (que faz com que a dor aconteça). Mesmo enquanto o médico realiza o procedimento os blocos podem ser utilizados.

O técnico irá passar o laser em uma região e, em seguida, colocará os blocos de gelo de volta sobre a tatuagem por mais um minuto, este ato deve ser feito até o fim da sessão. A utilização de blocos de gelo para minimizar a dor no procedimento de remoção de tatuagem é uma forma muito simples e eficaz.

Dispositivo de refrigeração de ar forçado

Estes tipos de dispositivos geram ar frio, semelhante a uma unidade de ar condicionado. A ferramenta é utilizada em conjunto com o laser, soprando um ar frio no mesmo local em que o laser passa. O sopro do dispositivo, diminui o calor gerado pela onda do laser e isso, consequentemente, resulta em menos dor ao paciente.

Use um comprimento de onda do laser diferente

Existem muitos lasers destinados a remover tatuagens e, sendo assim, também podemos encontrar diversos comprimentos de onda. Cada comprimento de onda é especifico para atingir uma determinada gama de cores. O pigmento preto é a cor mais fácil de ser removida de uma tatuagem, pois absorve qualquer tipo de comprimento de onda.

Normalmente, para remover uma tatuagem que contem pigmento preto os médicos utilizam o laser Nd:YAG 1064 nm. Este comprimento de onda consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele, e também o riscos de causar danos colaterais (como bolhas) é menor.

Se mesmo com o comprimento de onda 1064 nm você continuar com muitas dores, pergunte ao seu técnico se não há outras opções de laser para seu tratamento. Uma boa opção é o laser Alexandrite ou Ruby eles podem ou não podem doer menos, mas vale a pena conferir. Você também pode optar pelo contrário caso seu médico não esteja utilizando um laser de 1064 nm, solicite que use-o.

Laser PicoSure

Os lasers e comprimentos de onda citados acima são lasers Q-switched nano-segundos. Porém, existe uma nova tecnologia a laser para remover tatuagens chamada PicoSure. PicoSure possui pulsos de onda ultra-curtos (um trilionésimo de segundo de comprimento).

Além disso, a nova tecnologia produz menos calor do que os lasers convencionais, isso resulta em menos desconforto e dor no procedimento de remoção da tatuagem. O laser PicoSure ainda não é um laser amplamente disponível no mercado, entretanto já pode ser encontrado em diversos países e se por acaso você encontrar uma clínica que disponibilize esta tecnologia, considere como sua melhor opção.

Encontre um bom técnico

Assim como em qualquer profissão, existem pessoas que realizam um bom trabalho e outras que não. Na remoção de tatuagem não é diferente! Quando for pesquisar a clínica ou o profissional que irá realizar o seu tratamento certifique-se que o médico possui um certificado para manusear a ferramenta e também se ele é devidamente treinado nos lasers que utilizam.

Clínicas dermatológicas podem oferecer a remoção de tatuagem. Porém, tenha em mente que dermatologistas podem não ter a mesma experiência que um técnico de laser, uma vez que não realizam o procedimento com frequência. Além disso, o tratamento pode ser mais caro.

Sabemos que o corpo de cada pessoa reage de forma diferente para remover uma tatuagem a laser. Mas, considere combinar estas dicas para ter uma chance maior de minimizar a dor em seu tratamento.

E então leitor, o que achou do nosso conteúdo? Ainda está com dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo. Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de toda a informação que disponibilizamos aqui no RemoverTattoo.

Dicas para reduzir a dor no procedimento de remoção de tatuagem
Gostou? Então Vote!

Compre aqui! Hidratante para Tatuagem Vito Tattoo Magic com 10% de Desconto