Skip to content

Posso doar sangue depois de fazer uma tatuagem? Entenda!

Posso doar sangue depois de fazer uma tatuagem

Grande parte das pessoas costumam doar sangue para a campanha de doação de sangue do seu estado com a intenção de ajudar a salvar vidas. No entanto,  existem alguns casos que impedem o indivíduo de doar sangue permanentemente ou temporariamente.

E se você gosta de tatuagem e gostaria de doar sangue, certamente está se perguntando: “Fiz uma tatuagem a poucos dias, será que posso doar sangue?”

Está é uma das principais dúvidas e mitos que o rodeiam o mundo das tatuagens. Por isso, antes de ir ao hospital para fazer a doação, leia este artigo. Vamos falar sobre tudo o que você precisa entender sobre doar sangue depois de fazer uma tatuagem.

Posso doar sangue depois de fazer uma tatuagem?

A boa notícia é que ter uma tatuagem em seu corpo normalmente não o impede de doar sangue. Em muitos casos, você pode ter o seu corpo completamente tatuado – dos pés à cabeça – e ainda poder fornecer um litro de sangue no momento da doação.

Existem, porém, algumas exceções, e vale a pena considerá-las, para que você não seja pego de surpresa se for rejeitado quando for doar ao hospital.

Tatuagens com mais de um ano

Tatuagens antigas, com mais de um ano, normalmente, não oferecem nenhum tipo de preocupação ao hospital que receberá o seu sangue, portanto a doação pode ser feita sem problemas, desde que a sua última tatuagem tenha sido feita no prazo mínimo de doze meses.

Tatuagens recentes

Em alguns casos, pode acontecer de o hospital não aceitar recolher o seu sangue se a sua tatuagem tiver menos do que doze meses. Eles são muito avessos aos riscos que podem ocorrer ou não tão bem informados sobre os procedimentos de segurança que os tatuadores usam enquanto realizam seu trabalho.

De qualquer forma, sempre mencione que você foi tatuado há pouco tempo quando for doar sangue ou entre em contato com o hospital para saber se não haverá problemas quanto a isto.

Além disso, essas regras não se aplicam apenas nas tatuagens. Procedimentos como maquiagem definitiva, micropigmentação, escarificação e branding podem requerer que você espera algum tempo antes de doar sangue se você tiver feito recentemente.

De modo geral, considerando esses fatores, qualquer pessoa pode doar sangue depois de fazer uma tatuagem.

Fatores que podem o impedir de doar sangue

Além do tempo, – que pode ser um fator que o impede de doar sangue depois de fazer uma tatuagem – existem alguns fatores mais graves e que devem ser observados cuidadosamente. São eles:

Doenças transmitidas pelo sangue: HIV e Hepatite

O que mais preocupa os médicos e os órgão responsáveis pelo programa de doação de sangue é as possível disseminação das doenças transmitidas pelo sangue. Quando você é tatuado, existe um risco mínimo de contrair HIV, porém essa porcentagem é mais para a Hepatite.

A Hepapite é uma patologia que afeta o fígado e pode danificá-lo. Se não for tratado, pode levar a sérias complicações, como câncer de fígado e insuficiência hepática. Os indivíduos que contraem a Hepatite, em alguns casos, podem precisar de um transplante de fígado.

A Hepatite é transferida por meio da corrente sanguínea. Ou seja, não é através do contato físico que o indivíduo infectará o outro. Quando falamos de tatuagem, a Hepatite pode ser transferida em casos que o tatuador utiliza a mesma agulha ou equipamento não esterilizado em diversos procedimentos.

Uma vez que a tatuagem envolve perfuração de pele através de agulhas finas, existem chances de sangramento envolvidos. Por esse motivo é imprescindível que você escolha um estúdio de tatuagem de confiança e que segue à risca as regras de higienização do local. Sendo eles:

  • Esterilização completa do equipamento de tatuagem;
  • Utilizar componentes descartáveis, como agulhas, luvas e tintas;
  • O tatuador precisa ser um profissional qualificado e;
  • Tenha treinamento para conseguir identificar as possíveis doenças transmitidas pelo sangue e evitá-las que se espalhem.

Esses são os requisitos mínimos para evitar a Hepatite através da tatuagem, se você não seguir esses cuidados e fazer a sua tatuagem com um tatuador amador, terá mais riscos de se infectar.

Você precisará esperar no mínimo cerca de dose meses para poder doar sangue em um hospital. E isso é completamente compreensível. A doação de sangue é um ato muito importante e valioso e é usado para dar às pessoas uma nova chance de vida, ajudá-las a sobreviver e se recuperar de cirurgias de grande porte, além de tratar doenças como câncer e anemia.

Ter um estoque de sangue saudável disponível também é essencial durante ou após os períodos de baixas, como um desastre natural ou tiroteios em massa, onde o sangue é muito escasso e em alta demanda.

Por que é preciso esperar um tempo para doar?

Se realizar o procedimento com um tatuador amador é mais arriscado, você deve estar se perguntando por que eu ainda devo esperar um prazo mínimo de 12 meses para doar sangue.

A resposta é simples. Esse tempo de um ano é para garantir que a patologia apareça nos exames de sangue e não porque ela possa desaparecer e você esteja livre. Ou seja, se constar em seu sangue você não poderá doar sangue, mesmo após aguardar o prazo.

Algo mais pode me impedir de doar sangue depois de fazer uma tatuagem?

Mesmo que você siga as instruções para a escolha do tatuador, é provável que você precise adiar a doação de sangue depois de fazer uma tatuagem se o seu desenho for muito recente.

Se você pretende fazer uma tatuagem nos próximos dias, doe sangue antes, ou se você acabou de fazer um desenho em sua pele, é melhor você esperar a cicatrização completa da tatuagem para fazer a doação. De qualquer forma, não deixe de doar sangue e fazer o bem a quem precisa.

E então leitor, o que achou da nossa matéria sobre doar sangue depois de fazer uma tatuagem? Conseguimos tirar as suas dúvidas? Se não, deixe o seu comentário, teremos prazer em respondê-lo. Para ficar por dentro de tudo o que acontece aqui no RemoverTattoo, siga-nos nas redes sociais.

Posso doar sangue depois de fazer uma tatuagem? Entenda!
23 votes