16 Dicas para evitar cicatrizes após remover uma tatuagem

Quando fazemos algum tipo de tatuagens precisamos nos precaver para evitar problemas após o procedimento, então vamos conferir 16 dicas para evitar cicatrizes após a remoção de uma ou mais tatuagens. Tomar a decisão de remover uma tatuagem utilizando o procedimento mais comum, a laser, a primeira dúvida que nos vem a mente é – será que o procedimento deixa algum tipo de cicatriz?

Pois bem, compreenda que, em alguns casos, o tratamento a laser deixa uma sombra do que era a tatuagem ou até mesmo uma cicatriz. Porém, é possível prevenir a formação de cicatrizes seguindo dicas para evitar cicatrizes pré e pós-tratamento.
Dicas para evitar cicatrizes

O tratamento a laser como já dizemos em muitos outros posts, é muito eficaz e seguro, principalmente através das novas tecnologias utilizadas por dermatologistas e clínicas especializadas, a ideia é minimizar o risco de formação de cicatrizes ao máximo. Veja abaixo as nossas:

16 dicas para evitar cicatrizes após remoção de tatuagem

1. Tome bastante água.

Ingerir bastante água antes e após as sessões do tratamentos, ajuda o organismo a se recuperar com mais velocidade.

LEIA:  Consultório de remoção de tatuagem: O que espera na primeira visita?

2. Consuma vitaminas.

Consuma vitamina E (cereais integrais, óleos vegetais e sementes, são ricos em vitamina E) e Aloé. Ajudaram na recuperação.

3. Gelo ou Lidocaína

Procedimentos utilizando injeções para minimizar a dor podem aumenta o risco de formação de cicatrizes. Ao invés disso use gelo ou creme anestésico de Lidocaína.

4. Não fume

Caso você fume, é importante que pare. Além de ajudar os pulmões, você reduzirá em 70% o numero de sessões para conseguir remover completamente a tatuagem.

5. Procure uma clínica e um profissional qualificado

Procure uma clínica e um profissional qualificado em remoção de tatuagem para realizar o tratamento. O procedimento feito com cautela e segurança, diminui significativamente o risco de cicatrizes.

6. Use pomada três vezes ao dia

Fazendo isso, você aumenta a velocidade da cicatrização e diminui a formação de cicatrizes.

7. Repouse no dia seguinte

O repouso no dia seguinte é essencial, ninguém quer ter complicações logo no dia seguinte.

8. Faça higienização do curativo duas vezes ao dia

Utilize sabão neutro e água filtrada. Outros tipos de produtos, como sabão anti-bacteriano podem causar inflamações ou irritações na pele.

9. Seque suavemente com a toalha, não esfregue

O ato de esfregar pode fazer com que as crostas saiam antes do tempo correto, e isso obriga o organismo a criar uma nova crosta. Dessa forma, o processo de cura demorará ainda mais.

10. Após a lavagem, faça um novo curativo

Para manter o local completamente higienizado.

11. Não remover as crostas

Este ato pode provocar cicatrizes e aumentar o tempo de cicatrização.

12. Não estoure as bolhas

É provável que crie-se bolhas. Se forem estouradas podem causar cicatrizes.

13. Cuidado com a exposição ao sol

A exposição ao sol pode aumentar o índice de criação de bolhas, portanto, é importante que o paciente não fique exposto ao sol, mesmo após sua última sessão de tratamento.

LEIA:  Conheça os tipos de tatuagens que brilham no escuro

14. Use protetor solar

O uso de protetor solar é imprescindível. Utilize protetores solar que bloqueiam raios UVA e UVB, e com mínimo de 30 FPS (fator de proteção solar)

15. É preciso aguardar de 30 a 45 dias para realizar outra sessão.

O laser fragmenta a tinta da tatuagem e o corpo demora – mais ou menos – este tempo para absorver os pigmentos. Quanto mais tempo demorar de uma sessão para outra, melhores serão os resultados.

16. Pare de fumar!

Este é o ato mais importante, portanto, ressaltamos mais uma vez.

16 Dicas para evitar cicatrizes após remover uma tatuagem
Gostou? Então Vote!