Skip to content

Como escolher um tatuador: Dicas para você escolher um bom profissional

Como escolher um tatuador

A tatuagem é uma moda que nunca sai de moda, na verdade ela vem crescendo no Brasil cada vez mais. O fato de a arte não ser tão criminalizada como a tempos atrás ajuda a justificar esse aumento. Mas escolher um tatuador qualificado e um bom estúdio de tatuagem é a chave principal.

Muitas pessoas querem, mas ficam com um certo receio na hora de fazer, afinal é um procedimento “eterno”. Tudo bem, já existem técnicas para remoção de tatuagem por aí, mas nem sempre fica legal né. Por isso esse fator conta muito na decisão das pessoas de fazer ou não, elas acabam hesitando. Até existe um fundo de razão nisso, mas nem tanto assim. Se você tem uma imagem bem estabelecida em sua mente, algo que realmente seja importante ou bonito, te basta apenas encontrar um bom estúdio, com um bom tatuador e realizar o procedimento.

E na boa? É bem simples saber as qualidades de um tatuador por aí, ainda mais na era da internet. Vamos te passar algumas dicas para você conhecer um pouco do futuro artista de sua tattoo e ficar mais tranquilo para o fazer.

Antes de escolher um tatuador, você sabe o que vai tatuar?

É difícil definirmos o melhor profissional se nós nem sabemos o que queremos, certo? Quando falamos de tatuagens, falamos de estilos muito diferentes, existe um leque muito grande de opções e cada profissional é especialista em uma área distinta. Logo, saber o que fazer também tem impacto na hora de escolher um tatuador profissional. Pesquise na internet os estilos de tatuagem, comece a pensar sobre o que deseja e como deseja. Assim, teremos uma boa base para sair buscando um profissional.

Já sabe o que fazer? Bem, é hora de novamente usar a internet, mas agora para procurar bons tatuadores do estilo que você definiu que pretende fazer. Por exemplo, curtiu blackwork? Beleza, pesquise então “melhores profissionais em blackwork do Brasil”. Verifique se há um próximo a você. Como nem tudo são flores… provavelmente ele não estará próximo. Vai ser hora de usar as redes sociais, filtrar suas pesquisas por região e até verificar os trabalhos dos tatuadores (através dos portfólios online) mais conhecidos e próximos para analisar e encontrar aquele que faz um trabalho no estilo que você pretende fazer.

Procure por indicações dos amigos

Pergunte a conhecidos e amigos se conhecem o trabalho do tatuador e se ele é bom. O boca a boca muitas vezes é a melhor opção para se buscar informações, que na internet, nem sempre conseguimos encontrar.

Um tatuador não precisa ser apenas bom, precisa ter higiene, cuidar bem de seu ambiente e ser cuidadoso. Afinal de contas, ele faz um procedimento que se não for bem feito, pode causar alergias na pele, além de transmissão de doenças, em casos mais extremos de desleixo.

O Facebook possui uma opção muito útil onde você pode pedir indicações ou recomendações para seus amigos. Ou seja, você pode pedir através dessa ferramenta a indicação de um bom tatuador. Pegue as informações passadas e as reúna.

Dê uma conferida no estúdio

Não vá pronto para se tatuar, dê uma passada no estúdio antes. Confira aquelas questões de higiene já citadas anteriormente, bem como os cuidados e esterilização dos materiais usados. Entre em contato com o tatuador e vá conferir isso.

Use esse momento para mostrar a tatuagem para o profissional, perguntando se ela ficará boa ou não em sua pele. Um bom profissional conseguirá logo de cara analisar a imagem e já a imaginar em você, te dando um veredicto. É bom levar isso em consideração. Aproveite também para saber o preço e a disponibilidade de horários. Não que seja uma regra, mas bons profissionais costumam ter a agenda bem cheia.

É seu direito conhecer o estúdio e o tatuador

Não fique acanhado de perguntar ao tatuador sobre as tintas, agulhas e tantos outros materiais e suas respectivas marcas. Algumas são proibidas pela Anvisa. Além disso, procure se informar sobre os seus procedimentos de limpeza e a os passos que segue para a realização da tatuagem.

Procurar pelos certificados do tatuador também é válido. Bons profissionais querem sempre aperfeiçoar seus trabalhos, mesmo já sendo muito bons. Olhe nas paredes do estúdio, procure certificados em workshops, cursos ou algum prêmio conquistado em competição. Além disso vale a pena checar o alvará de funcionamento do estúdio, garantindo toda a segurança necessária.