Skip to content

5 dicas para escolher um lugar para abrir seu estúdio de tattoo

escolher um lugar para abrir seu estúdio

Em um mercado crescente no Brasil nos últimos anos, os estúdios de tatuagem se apresentam como uma boa opção para aqueles que são aficcionados pela arte. Mas, a bem verdade é que abrir um estúdio não é tão simples como pode parecer. Alguns cuidados precisam ser tomados, tanto no que diz respeito a escolher um lugar para abrir seu estúdio de tattoo, quanto na comodidade para os clientes.

Assim, para empreender, ser bom com agulhas e tintas não será o suficiente, infelizmente. Aqui, muito estudo e pesquisa terão que ser feitas para pode dar os primeiros passos em seu negócio. Dois pontos são super importantes: o respeito às normas de saúde impostas pela ANVISA e a sua seriedade na condução do trabalho.

Esses fatores devem ser levados em consideração no momento de escolher um lugar para abrir seu estúdio. Vamos neste artigo explicar com calma seus “porquês”, continue conosco.

Dicas para escolher um lugar para abrir seu estúdio de tatuagem

1. É melhor ter uma loja de rua ou em um shopping?

Muitos profissionais preferem abrir uma loja de rua do que uma em shopping. A explicação para isso é simples: flexibilidade. Como assim? Simples, um shopping tem hora para fechar, já uma loja de rua você faz seu horário. Você perceberá comum a necessidade de prolongar sua carga horária como tatuador. Isso ocorre porque não é bacana interromper uma tattoo no meio para terminar no dia seguinte, né?

As características que envolvem o trabalho de tatuador, exigem flexibilidade de horário. Podendo ficar mais tempo de portas abertas para finalizar um trabalho, sem pressa. Além disso questões financeiras também pesam nessa escolha.

Por exemplo, os custos de aluguel em lojas de shopping costumam ser bem mais elevados. Além disso, no shopping você deverá contar as jornadas aos domingos, elevando ainda mais o custo. O fato é que muitos tatuadores escolhem o shopping por teoricamente ter maior visibilidade. Mas esse é um erro, a visibilidade quem faz somos nós, a partir de um trabalho bem feito e divulgado. Nisso não importa sua localização para o cliente, basta fazer bem o serviço.

O estacionamento também precisa ser levado em consideração, dê preferência a prédios com vagas para estacionamento. No shopping o cliente ainda teria que gastar mais com o valor dele, isso costuma não cair bem.

Leia também:

2. Faça com que sua loja tenha facilidade de acesso

Em tempos atrás, um estúdio de tatuagem ficava meio escondido das pessoas. Isso tem muito a ver com a visão marginalizada que a prática tinha perante a sociedade, assim esses ambientes se apresentavam quase que proibidos para as pessoas. Porém os tempos são outros e as tattoos são cada vez mais populares e atendem a todas a faixas de idade e classes sociais. Deixando para trás muito do preconceito envolta da arte.

Assim, os estúdios saíram do “escuro”. Por isso, escolher um lugar para abrir seu estúdio que fique visível será super importante. Priorize lugares com facilidade de acesso, além de serem bem frequentados. Pense em questões que envolvem a mobilidade pública, como por exemplo o alcance da linha de ônibus a região de seu estúdio, pontos de referência, entre outros fatores.

Outro ponto importante é conhecer o público que habita a região. Conhecer a cultura do local e qual tipo de trabalho costuma ser o mais procurado.

3. Tome cuidado com a fachada

A fachada de seu estúdio será o cartão de visitas ao seu cliente. Muitas pessoas acreditam que sair “poluindo” ela fará chamar a atenção das pessoas, conseguindo clientes. Não é bem assim que as coisas funcionam na realidade. Optar por algo mais simples e “limpo” é recomendável. Deixe seu cliente focar apenas naquela logomarca ou algum outro objeto escolhido para o estúdio. Isso faz com que se crie uma marca de verdade, que ficará na cabeça das pessoas.

Um estúdio é um local alternativo, mas não extravagante ou exótico. Por isso fachadas “árvore de Natal” costumam afastar possíveis clientes. Lembre-se sempre que eles observam tudo em seu estúdio, organização, limpeza, espaço, cuidados… obviamente que não deixariam passar a fachada. Seu estúdio precisa ser bem sinalizado, pode ser à partir de placas, letreiros ou outros objetos. Mas o importante é não passar do ponto.

dicas para escolher um lugar para abrir seu estúdio

4. Invista na decoração do estúdio

Deixe exposto na parede títulos que já tenha conquistado, tatuagens que já tenha feito. Enfim, deixe o ambiente com a sua cara e se for possível, dê uma valorizada no trabalho. Você precisa levar em consideração o espaço disponível no estúdio para fazer isso, claro. Mas, uma decoração bem feita é necessária.

5. Garanta a proximidade com seu público alvo

Apesar da tatuagem ser hoje bastante aceita, ainda sim não dá pra sair abrindo estúdio em qualquer local. Precisamos conhecer o lugar onde se vai abrir o estúdio e saber se seu público está nele. Pense bem, em um bairro de maioria idosa, muito provavelmente um estúdio de tatuagem não será um bom negócio. Não estou dizendo que vovós e vovôs não possam ou não façam tatuagens. Esse tabu tem mudado, mas convenhamos, não é seu público.

Abra um estúdio próximo do seu público, no centro da cidade por exemplo, ou em bairros com concentração grande de jovens. Enfim, certifique-se de escolher um lugar para abrir seu estúdio onde o seu público alvo esteja concentrado, isso poderá garantir sua sobrevivência.