Skip to content

Cursos de capacitação de tatuagem: Por que o tatuador deve fazer?

Cursos de capacitação de tatuagem

Um bom tatuador precisa se destacar por tudo, sua criatividade, firmeza, boas escolhas, cuidados, etc. Um detalhe importante nesse setor é que o profissional não pode relaxar com relação a aquilo que já tem domínio, deve estar sempre fazendo cursos de capacitação de tatuagem e por dentro das novidades. Isso porque o meio vive com atualizações frequentes, tendências que surgem, logo, ficar parado será de grande prejuízo no futuro. 

Ser responsável com seus clientes também é uma obrigação do profissional. Saber como esterilizar corretamente seus materiais, manter um ambiente limpo e organizado da maneira adequada, ter conhecimentos sobre procedimentos importantes para assegurar a saúde de seus clientes, enfim… o profissional precisa saber tudo de sua área. E os materiais, assim como os estilos de tatuagem, também apresentam mudanças que o profissional precisa se atentar.

É nesse cenário, de responsabilidade e cuidados, que um curso profissionalizante na área se mostra tão necessário. Essa iniciativa vem crescendo entre os tatuadores, justamente pela demanda atual do mercado, cada vez maior na área. Isso estimula a busca pelo investimento maior dos profissionais.

O mercado de cursos de capacitação de tatuagem

O mercado apresenta hoje algumas boas opções para o tatuador que busca a profissionalização. São escolhas por cursos online e presencial em busca de atualização na área. É bem verdade que para alguns assuntos em específico, principalmente para prática, o curso presencial se mostra mais recomendável. Porém nem sempre essa opção se apresenta possível, principalmente em regiões mais do interior. Assim, os cursos online se apresentam como uma opção válida.

Os assuntos apresentados nos cursos para tatuadores no Brasil são bastante variados, vamos aqui desde a história da tatuagem, toda sua cronologia de evolução e transformações até os dias de hoje à cursos de atualização de técnicas, equipamentos e materiais a serem usados nas tatuagens. O mais interessante destes cursos é sem sombra de dúvidas na socialização e compartilhamento de tendências do mercado. Questões que valem a pena o tatuador ficar ligado para o cenário futuramente.

A importância de frequentar eventos do ramo

Nós não aprendemos apenas em cursos, podemos aprender na prática de colegas de profissão. A participação em workshops é muito mais importante do que alguns tatuadores imaginam. Pois em eventos como esse nós podemos compartilhar experiências e aproveitar das experiências de outros para aprender, passar a ter conhecimentos também em técnicas que você não conhecia, conhecer e conversar com profissionais que são referência no ramo.

São oportunidades únicas de aprender, e como se não bastasse, esses eventos de tatuagem contam também com suas competições de tattoo. Essa será a hora de você mostrar seu trabalho, sua qualidade. Muitos frequentam esses eventos e alguns deles são até transmitidos em plataformas streaming para várias pessoas. Logo, o potencial de divulgação que você tem é enorme. Sendo assim, a chance de aprender e de quebra conseguir se divulgar. 

Universidade Tattoo

Eu disse lá atrás que os cursos presenciais são preferenciais em relação ao online quando pensamos na prática, certo? Mas para toda regra existe sua exceção, aqui temos uma também. A Universidade Tattoo é uma plataforma online criada por Adão Rosa que ajuda a ensinar tatuadores diversas técnicas e cuidados referentes à prática.  

Os cursos da startup Smartalk, em parceria com a MField e Sambatech ensinam tudo sobre a área, desde a liberdade criativa até o desenho em si das tatuagens.

Carreira em ascensão, competitividade também

O mercado para os tatuadores tem crescido cada vez mais, é um fato a se comemorar. Porém o profissional não pode jamais se assentar naquilo que já possui e acreditar que tudo está garantido. O fato do mercado estar melhor para os tatuadores não significa que independente de qualquer coisa um profissional terá trabalho a fazer, muito pelo contrário. A crescente da carreira se apresenta como o motivo do número maior também de profissionais, ou pessoas interessadas a se profissionalizar. Logo, o crescimento da competitividade no setor já é também uma realidade.

O profissional começa a precisar se preocupar em como se destacar dentre os outros. E nada melhor que o destaque seja pela qualidade, estudando e se atualizando sempre. Nada é mais efetivo na busca pelos clientes do que trabalho bem feito e organização/limpeza de seu ambiente. Isso gera fidelidade de clientes e também novas indicações.

Gostou do conteúdo sobre cursos de capacitação de tatuagem? Compartilhe então com seus amigos e familiares, ajude a divulgar nosso conteúdo. Até a próxima!