Skip to content

Tudo sobre cura e cicatrização do piercing no nariz

Tudo sobre cura e cicatrização do piercing no nariz

Então você tomou coragem e colocou um piercing no nariz, ou você está pensando seriamente em colocar um nos próximos dias, e está buscando informações de como cuidar do jeito certo do seu novo acessório enquanto ele está no processo de cura e cicatrização.

Se este for o seu caso, você está no lugar certo! Este post lhe dará toda a informação sobre o que você pode esperar do seu piercing no período de cura e o que você pode e não pode fazer para que a cicatrização do piercing no nariz seja mais rápida e sem complicações.

Se você já possui um piercing em seu corpo, verá que os cuidados são praticamente os mesmos, porém existe diversos pontos específicos para o piercing no nariz. É uma boa ideia dar uma olhada rápida, mesmo que essa não seja a sua primeira experiência com piercings.

Quanto tempo para um piercing no nariz cicatrizar?

Normalmente, quando as pessoas falam sobre piercing no nariz, elas estão se referindo ao piercing nas narinas, nas abas laterais. Este tipo de perfuração é o mais comum quando se trata do nariz. Um piercing na narina pode levar de 4 a 6 meses para estar totalmente cicatrizado. Ou seja, é necessário que você siga os cuidados indicados pelo profissional por cerca de 6 meses para garantir que o seu piercing cicatrize de forma segura.

Mas, além do piercing de narina, há outros tipos de piercings no nariz, como o piercing no septo, por exemplo. E cada uma das opções possui um tempo para cicatrizar totalmente. No caso do piercing no septo, ele pode levar de 6 a 8 meses para cicatrizar.

Um piercing de rinoceronte, ou piercing nasal vertical, é o piercing mais longo do nariz para se curar. Demora cerca de 6 a 9 meses. O piercing na ponte do nariz tem um tempo de cura de, aproximadamente, 2 a 3 meses.

Lembre-se, estes prazos de cura e cicatrização do piercing do nariz são gerais. O corpo de cada indivíduo cura com um taxa diferente, siga corretamente as instruções de pós-cuidado com o piercing e atente-se as mudanças que o seu corpo está tendo com o piercing.

Primeiros cuidados com o novo piercing no nariz

O processo de limpeza do seu piercing deve começar algumas horas após a aplicação. Antes de tudo, você deve lavar as mãos com sabonete anti-bacteriano. Para limpar o piercing recém colocado, compre uma solução salina do estúdio ou faça sua própria solução de sal em casa usando uma xícara de água quente e um quarto de colher de chá de sal.

Você pode usar algodão ou seringas para aplicar a solução ao piercing. Ou então você pode simplesmente mergulhar o nariz em um recipiente contenta a solução salina. Este primeiro cuidado é para remover resíduos de sangue ou qualquer tipo de bactéria.

Após a aplicação do água com sol sobre o piercing você pode sentir uma pequena dor e sensibilidade, portanto realize o procedimento com calma e cuidado.

Pós tratamento para cicatrização do piercing no nariz

O pós tratamento do piercing no nariz deve ser feito até que o piercing esteja completamente cicatrizado. Uma vez que o seu piercing parece curado e cicatrizado, é bom estender o pós tratamento por mais uma semana, porque ele pode não estar totalmente curado, mesmo que pareça estar.

Os cuidados posteriorem com o piercing é voltado para a higienização da área. Diariamente, enquanto seu piercing no nariz cicatriza, limpe-o com a solução salina durante alguns minutos, por pelos menos duas vezes ao dia. Á água com sal é um anti-séptico que não deixará com que haja acúmulo de bactérias e diminuir o risco de infecções.

Além da solução salina você pode utilizar produtos para garantir a cicatrização do piercing no nariz de forma rápida e segura.

Tudo sobre cura e cicatrização do piercing no nariz

O que evitar enquanto seu piercing está cicatrizando

Durante a cura e cicatrização do piercing no nariz é preciso tomar bastante cuidado para evitar que alguns hábitos e erros possam prejudicar a cura do piercing. Se você fizer coisas que irritam o piercing ou adicionar bactérias na área, você aumenta consideravelmente as chances de ter um piercing no nariz infeccionado.

Infecções no piercing são um perigo. Eles aumentam o tempo de cicatrização do piercing no nariz, o que significa que você terá que esperar mais tempo por um piercing totalmente cicatrizado. Não apenas isso, mas infecções podem deixar cicatrizes e causar dores e incômodos na região. Portanto atente-se a esses maus hábitos:

Não lavar as mãos

Colocar as mãos sujas no piercing é um dos meios mais comuns de enche-los de bactérias. Ao longo do dia você coloca suas mãos em muitas coisas e milhares de bactérias chegam até elas, por isto mantenha-as longe do piercing no nariz para evitar infecções.

Quando for necessário tocar o piercing, no momento da limpeza, por exemplo, lembre-se de lavar as mãos antes de começar o procedimento.

Usar produtos agressivos no piercing

Até mesmo os produtos de limpeza do piercing podem ser um problema se sua pele for muito sensível. Alguns ingredientes podem irritar o piercing ou ferir sua pele, ao invés de ajudá-lo na cicatrização. Portanto, antes de comprar e usar qualquer tipo de produto certifique-se de que você não é alérgico e peça ajuda a um profissional.

Colocar maquiagem ou produtos cosméticos sobre o piercing no nariz

Maquiagem, hidratante e outros produtos cosméticos costumam abrigar bactérias ou produtos químicos que podem irritar a pele. Mantenha-os longe do piercing no nariz no período de cicatrização.

Remover a jóia durante o período de cicatrização

Você precisa manter sua jóia durante todo o período de cicatrização do piercing no nariz. Se a jóia que você escolheu está te incomodando, vá até o estúdio onde realizou a perfuração e peça para que o profissional substitua a jóia por outra que fique melhor em você.

Se você remover a jóia do nariz antes de estar totalmente cicatrização, o furo pode fechar dentro de um dia.

Ir nadar

Frequentar piscinas e mares enquanto o seu piercing do nariz não está cicatrizado é uma péssima ideia. Se você absolutamente não pode parar de entrar em uma piscina, banheira, ou outro corpo de água, certifique-se de que seu nariz fica fora da água. Esses lugares estão cheios de bactérias que podem infectar seu piercing no nariz.

Como limpar um piercing no nariz

Durante a cura do seu piercing é inevitável que ele sofra com secreções. Isso é normal, faz parte do processo de cicatrização e cura. Você também irá notar que ao redor da jóia podem se formar crostas. E você terá que tentar removê-las sem tirar o piercing do nariz.

Para isso, você pode usar um cotonete mergulhado em solução lasina para molhar a área onde a crosta está formada. Faça com calma e paciência, não force o cotonete para remover. Faça o mesmo para limpar a parte inferior do piercing. O melhor momento para realizar a limpeza é após o banho quente, pois todo o procedimento de limpeza do piercing fica mais fácil.

Você também pode limpar o piercing com sabão neutro durante o banho todos os dias. Isso remove as bactérias e qualquer crosta que tenha entrado nessa joia.

Quando posso parar de limpar meu piercing no nariz?

Você pode parar de limpar seu novo piercing do nariz quando estiver completamente cicatrizado, e ele não liberar mais nenhuma secreção. Neste momento, não será necessário que você limpe-o com um cotonete, a menos que ele tenho infeccionado ou rasgado.

Se isso acontecer, você deve tratá-lo como um novo piercing e seguir os cuidados posteriores por mais algumas semanas. Infecções podem acontecer após o período de cicatrização se o seu piercing se rasgar.

Após o período de cicatrização do piercing no nariz, não é mais necessário você limpá-lo com água e sal. Porém, você ainda deve fazer a limpeza durante o banho. E pelo menos uma vez na semana, removê-lo e limpar a jóia e o furo com sabão neutro e água, para evitar o acúmulo de óleo e células mortas da pele, que pode criar um odor.

Também é uma boa prática aplicar um pouco de óleo natural após a limpeza, como óleo de coco ou óleo de jojoba, ou você pode comprar um produto hidratante feito especificamente para piercings.

Quando posso trocar meu piercing no nariz?

Você poderá trocar a jóia do seu piercing somente quando ele estiver totalmente curado e cicatrizado, de acordo com o período de tempo listado acima. Nunca remova o seu piercing no nariz durante o período de cicatrização, o furo pode fechar.

Apenas certifique-se que quando você tirar o seu piercing, você coloque uma peça de jóias de volta imediatamente ou dentro de um prazo razoável. Até mesmo piercings de nariz cicatrizados podem se fechar com o tempo se não houver jóias no lugar.

Conclusão

Quanto tempo para a cicatrização do piercing no nariz depende de diversos fatores, incluindo que parte do nariz você perfurou, os cuidados que você realizará, e capacidade de cura individual do seu corpo. Seguindo o pós-tratamento e os cuidados citados acima você pode acelerar o processo de cicatrização e garantir que seu piercing não infeccione.

A cicatrização completa de um piercing no nariz pode demorar até 9 meses. É de extrema importância que você siga os cuidados durante todo este período. Após o período de cicatrização, lembre-se de continuar limpando as jóias e o furo com frequência para evitar odores desagradáveis ​​e possíveis infecções no futuro.

Tudo sobre cura e cicatrização do piercing no nariz
26 votes