Cuidados pós tatuagem: Mantenha sua tatuagem conservada por anos

Quando decidimos fazer uma tatuagem desejamos, primeiramente, que o desenho fique eternizado em nossa pele. Mas, para que o desenho continue com toda a sua formosura, brilho e cores vivas é preciso, além de escolher um bom tatuador, tomar alguns cuidados pós tatuagem adicionais. Se você seguir estes passos simples você manterá sua tatuagem por muitos anos. Confira!
Cuidados pós tatuagem: Mantenha sua tatuagem conservada por anos

Os principais cuidados pós tatuagem

Passo 1: Cuidados com a cicatrização

Após seu tatuador terminar o trabalho, ele irá lhe dar alguns instruções especificas para lhe ajudar com a cicatrização do desenho. Antes de mais nada, seu tatuador irá fazer um breve curativo para que você vá até sua residencia. E durante os primeiros dias (cerca de 2 semanas) você provavelmente será instruído a seguir alguns cuidados pós tatuagem, sendo:

  • Remova o curativo após algumas horas. O recomendado por muitos tatuadores é que você deixe o curativo durante certa de duas horas. Certifique-se de lavar as mãos e seque-as cuidadosamente antes de retirar o curativo.
  • Use água e sabão neutro para lavar a tatuagem e a área ao redor. Não utilize esponjas ou panos para “esfregar”, faça isso levemente com suas próprias mãos.
  • Seque-a utilizando uma toalha macia e limpa. Para evitar qualquer tipo de bactéria.
  • Caso seu tatuador lhe sugeriu uma loção ou hidratantes para passar na tatuagem, certifique-se de que a área esteja completamente seca antes da aplicação.

Passo 2: Mantenha sua tatuagem hidratada

Dentre todos os cuidados, provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer para garantir que sua tatuagem mantenha a cor por muitos e muitos anos, é mantê-la constantemente hidratada. A umidade causada pela hidratação irá impedir que a tatuagem desenvolva qualquer tipo de crosta, que de alguma forma possa roubar-la cor.

LEIA:  Riscos ao fazer tatuagem: Conheça-os, saiba como identificá-los e preveni-los

Para manter seu desenho hidratado é possível encontrar diversos produtos no mercado, desde cremes hidratantes padrão e pomadas antibióticas para loções desenvolvidos especificamente para a arte corporal, como Tattoo Goo. Ainda que as pessoas lhe ofereçam outros tipos de produto para hidratar, a maneira de usar é bastante simples:

  • Limpe as mãos e seque-as. Com os dedos secos, esfregue uma pequena quantidade de hidratante na área tatuada.
  • Não utilize muito creme, passe uma quantidade considerável. Usar muito creme é tão ruim quanto não usar.
  • Nesta parte do processo, não será mais necessário fazer curativo algum, deixe a tatuagem exposta ao ar.
  • Se perceber que a tatuagem está seca, realize o procedimento novamente. Se necessário várias vezes ao dia.

Passo 3: Evite o sol

Uma das maneiras mais rápidas de danificar sua tatuagem é expô-la ao sol, principalmente quando o desenho foi feito recentemente. O sol pode causar uma crosta sobre a tatuagem, que ao cicatrizar a pele pode remover uma parte dos pigmentos da tinta. Para que você mantenha a cor da sua tatuagem perfeita é preciso seguir os seguintes passos:

  • Nos primeiros 15-20 dias, não exponha sua tatuagem ao sol de forma alguma. Use roupas que cobrem sua tatuagem, por exemplo use camiseta, se a tatuagem é em suas costas, braços, ou no peito, e use calças se a tatuagem é em suas pernas. Caso você vá a praia ou piscina, cubra a tatuagem com um curativo que não vá danificar a tatuagem, apenas irá protege-la. Quando sair da água, remova o curativo e vá para a sombra ou cubra o desenho com um pano. Porém, o indicado é não frequentar esses locais durante os primeiros 30 dias.
  • Assim que sua tatuagem estiver totalmente cicatrizada, é imprescindível o uso de um protetor solar com fator de proteção no mínimo 30 (FPS). Deixar sua tatuagem exposta por muito tempo ao sol pode causar desbotamento dos corantes e pigmentos contidos na tatuagem, mesmo que sua tatuagem seja antiga.
LEIA:  Problemas com tinta de tatuagem podem causar alergias e infecções graves, dizem dermatologistas

Dicas de cuidados pós tatuagem

Após ter terminado sua tatuagem, é importante que você evite imergir a pele em água, após tomar banho tenha cuidado para não esfregar a toalha no desenho e tome cuidado com produtos a base de álcool, pois estes podem danificar sua pele. Além disso, no processo de cicatrização a formação de crostas é visível e uma dica é: não retire estas crostas, pois você pode ferir sua pele e remover os pigmentos de sua pele.

O mais importante a se fazer é continuar com os cuidados mesmo após sua tatuagem estar totalmente cicatrizada e saudável. As melhores maneiras de preservar seu desenho e, principalmente, seus pigmentos é mantê-la hidratada e não expô-la ao sol.

Cuidados pós tatuagem: Mantenha sua tatuagem conservada por anos
Gostou? Então Vote!