Skip to content

Dicas de cuidados com piercing pós-perfuração e quanto tempo para cicatrizar

Dicas de cuidados com piercing pós-perfuração e quanto tempo para cicatrizar

O pós-tratamento com um novo piercing e a ansiedade para que ele esteja totalmente curado pode ser algo torturador. Limpar o piercing algumas vezes durante o dia pode ser algo muito tedioso. Mas, seguindo à risca todas as dicas de cuidados com piercing, você terá um piercing totalmente seguro e sem complicações graves.

Colocar um novo piercing pode ser um grande passo para muitas pessoas, e ninguém gostaria de ter um piercing infeccionado nas primeiras semanas por não cuidar dele. Quando se coloca um piercing pela primeira vez, muitas dúvidas começam a surgir, dentre elas estão: Quanto tempo leva para um piercing curar e cicatrizar totalmente? O que devo fazer neste período de cura?

Este é um assunto que muitas pessoas não tem conhecimento, portanto fizemos este post para explicar os cuidados que você deve tomar e quanto tempo o seu novo piercing pode demorar para cicatrizar. Se você está pesando em colocar um novo piercing ou está com dúvidas sobre o tempo de cicatrização do piercing, leia este artigo até o fim.

Quanto tempo leva para um piercing curar?

De modo geral, um piercing pode demorar de 2 a 9 meses para curar totalmente. Depende do piercing que você deseja colocar e se o seu profissional piercing aplicou a jóia no local correto. Por isto, é indispensável que você procure um bom profissional.

Se o furo for feito de forma errada, além de sentir mais dor no momento do procedimento, você pode ter um tempo de cicatrização mais longo. Como o piercing no septo, por exemplo, algumas pessoas não possuem pele carnuda o suficiente abaixo do nariz e o furo deve ser feito na cartilagem, aumentando o tempo de cura.

Portanto, peça para que o profissional piercing analise e tenha cautela antes de realizar a perfuração do seu novo piercing. Independentemente do local que você escolher ter um piercing, esteja ciente de que, se o seu profissional ou você estiver de acordo com o erro, seu piercing demorará mais tempo para cicatrizar.

Dicas de cuidados com o piercing depois de furar

Os cuidados com o piercing depois de furar são simples. Basicamente você deverá mantê-lo limpo, seguindo alguns cuidados posteriores essenciais. Isto ajudará o seu piercing a curar e cicatrizar mais rápido, além de prevenir que o seu piercing infecte ou fique irritado. Confira abaixo as nossas dicas de cuidados:

Mantenha seu piercing limpo

Manter o seu novo piercing limpo é um fator muito importante. Primeiramente, lave suas mãos antes de tocar no piercing para evitar que bactérias e sujeira possam infectar o local. Depois, limpe a região do piercing, incluindo as jóias, usando as dicas de limpeza e cuidados que iremos falar abaixo.

Evite ficar tocando no piercing

A grande maioria das pessoas tem o hábito de mexer nas jóias e acham que isso ajuda na cura do furo. No entanto, isso é totalmente errado. Mexer no piercing antes dele cicatrizar pode rasgar e irritar a pele, aumentando o tempo de cicatrização.

Fique saudável

Mantendo-se saudável você reduz significativamente o tempo de cicatrização do seu novo piercing. Entenda que um piercing é como uma ferida, então o seu corpo precisa estar totalmente saudável para dedicar energia para curá-lo o mais rápido possível.

Se você está cansado, não está se alimentando direito, e não está dormindo o suficiente para repor suas energias, seu piercing pode demorar mais tempo para cicatrizar totalmente.

Dicas de cuidados com piercing pós-perfuração e quanto tempo para cicatrizar

Como limpar um novo piercing

A limpeza de um novo piercing é relativamente fácil. Basta preparar uma solução salina ou comprar um produto indicado pelo profissional. A solução salina é simples de fazer, coloque um copo de água morna e adicione 1/4 de colher de chá de sal. Molhe uma bola de algodão na solução e pressione sobre o piercing alguns minutos. Jogue o algodão fora e repita o procedimento por pelo menos três vezes.

Além de ser um antibacteriano, a água e o sal ajudarão a soltar qualquer crosta que se forme em volta do piercing. Após realizar o procedimento com a solução, lave o seu piercing com água limpa, para evitar que o sal resseque a pele, e seque com um papel toalha.

É importante não remover a jóia durante o processo de limpeza. Basta deixá-la no local e realizar o procedimento com cautela para não ferir a área. Tente não usar sabão ou produtos que possam irritar o piercing.

O que pode irritar ou infeccionar um piercing?

Quando colocamos um piercing, desejamos que eles sejam curados rapidamente. Então, segue a baixo algumas dicas para que você possa, de alguma forma, acelerar o seu processo de cicatrização.

Não remova as crostas

Um hábito muito comum entre as pessoas, é remover as crostas quando um ferimento está curando. Mas, neste caso, você deve se controlar e não removê-las. Remover as crostas formadas no piercing de forma bruta pode causar pequenos ferimentos e isso pode aumentar o tempo de cura. Portanto, aplique a solução salina até que as crostas amoleçam e você possa removê-las sem problemas.

Evite piscinas e banheiras

Piscinas e banheiras devem ser evitas durante o processo de cicatrização do seu piercing. Estes locais podem conter milhares de bacterias e isto pode aumentar ainda mais o seu tempo de cura.

Não fique exposto ao sol

Qualquer coisa que tire o foco de curar o piercing pode aumentar o tempo de cicatrização. Portanto, se o seu piercing é na região do rosto, ficar exposto ao sol pode irritá-lo e pode aumentar a possibilidade de formação de cicatrizes

Brincar com o piercing e mexer nele

Já citamos isso anteriormente, mas é bom lembra-lo. Evite brincar e tocar no seu piercing. Deixe que ele se cure sozinho.

Prender o piercing em algo

Claro que ninguém gostaria de prender o piercing em algo de propósito, mas, no entanto, isto pode acontecer, e dependendo do local do seu piercing, pode acontecer mais de uma vez. Um piercing no umbigo, por exemplo, pode prender várias vezes em sua camisa ou na toalha após o banho. Isso dói e pode irritar.

Se você prender o seu piercing em alguma coisa, ele provavelmente ficará irritado, dolorido e precisará de mais tempo para curar. Por isso, tenha muito cuidado para que isso não aconteça sempre.

Seguir os cuidados com piercing à risca

Provavelmente, seguir os cuidados com piercing é o fator mais importante para diminuir o tempo de cicatrização do seu piercing. Você deve limpá-lo todos os dias, por pelo menos duas vezes. Esse é o número ideal, limpar excessivamente pode secar e irritar a pele.

Sua capacidade de curar

Cada pessoa tem uma capacidade de cura. Para uns, demora um pouco mais e, para outros, um pouco menos. Se você está saudável e o seu corpo está em perfeito estado, então normalmente você pode ter um processo de cura e cicatrização mais rápido.

Reação à joia

Faça um favor a si mesmo e escolha o melhor material para o seu piercing. Utilize jóias em aço inoxidável, titânio ou ouro. Evite colocar jóias em prata ou bijuterias, elas podem te causar muitos problemas.

Usar produtos agressivos

Sim, você quer evitar infecções, mas isso não significa encharcar seu piercing no álcool ou outros produtos agressivos à pele. Esses tipos de produtos podem danificar as células saudáveis ​​em sua pele que são necessárias para curar seu piercing.

Em vez disso, opte por manter a solução salina e os cuidados com piercing mencionados acima.