Skip to content

Passo-a-Passo para trocar o piercing no umbigo

Como trocar o piercing no umbigo com segurança

Trocar o piercing no umbigo é um procedimento extremamente fácil e rápido, porém é necessário fazê-lo com calma e cautela para não ferir sua pele, comprometer o processo de cura do piercing ou, na pior das hipóteses, causar uma infecção no desagradável ou dolorosa no umbigo.

Certamente, você já deve ter ouvido histórias horripilantes de pessoas que tiveram o seu piercing no umbigo infeccionado e inflamado ou ter a pele rasgada após ter trocado a jóia pela primeira vez, ou até mesmo ter visto algo assim.

Felizmente, esses tipos de problemas são fáceis de serem evitados. Se você está com dúvidas sobre como trocar o piercing no umbigo, está no lugar certo! Criamos este conteúdo para mostrar à você um passa-a-passo para realizar o procedimento com segurança e confiança.

Passo-a-passo para trocar o piercing no umbigo

  • Lave bem as mãos com sabão antibacteriano. Todas as vezes que você estiver mexendo com um piercing, seja novo ou antigo, é preciso higienizar as mãos com sabão antibacteriano para evitar possíveis infecções no furo. As mãos carregam centenas de milhares de bactérias, por isso é de extrema importância lavá-las antes. 
  • Limpe o piercing e a pele ao redor. Ainda sim, para evitar infecções e inflamações. Fazendo a limpeza da área e da jóia, você minimizará a quantidade de bactérias a que o seu piercing ficou exposto.
  • Higienize sua nova jóia. Um jeito fácil de higienizar a jóia e mergulhando-a em um recipiente com álcool (certifique-se de limpar o álcool e esperar a jóia secar totalmente antes de colocá-la). Verifique o material da jóia do piercing e se ele pode se submeter à tal procedimento, se não use o próprio sabão antibacteriano para limpá-la.
  • Retire a jóia do umbigo. Ao remover o fecho do piercing, o corpo de metal deve deslizar facilmente. Caso isso não ocorra, é sinal que o seu piercing no umbigo ainda não cicatrizou totalmente ou se curou da maneira errada. 
  • Coloque o seu novo piercing. Insira a sua nova jóia no furo, com calma e cautela, e rosqueie o fecho.

Riscos e precauções na hora de trocar o piercing

Seu piercing deve estar totalmente cicatrizado

Nunca remova seu piercing no umbigo sem antes ter certeza de que o furo esteja totalmente cicatrizado. Tirar o piercing ainda em fase de cicatrização pode resultar em complicações.

O tempo de cicatrização de um piercing no umbigo pode demorar muito. Esse tempo varia de pessoa para pessoa e depende se você seguiu à risca o pós-tratamento do piercing. Geralmente, é necessário esperar de três a dose meses antes de poder trocar suas jóias originais.

Para saber se o seu piercing está totalmente cicatrizado você pode movê-lo para cima e para baixo, se fizer isso com facilidade, é um bom sinal. Observe também a pele ao redor, ela deve parecer mais ou menos como se você não tivesse piercing. Não deve haver inchaço, vermelhidão, crostas ou qualquer corrimento.

Se acontecer de você encontrar dificuldades em remover o seu piercing no umbigo, após o tempo de cicatrização, é importante que você não force a remoção. Isso pode causar irritação e infecções. Vá até o estabelecimento onde você realizou a perfuração e peça para que o profissional dê uma averiguada. Eles podem ter uma ferramenta (e a habilidade) de retirar um piercing dificultoso sem provocar dano ou dor.

Compre a jóia da mesma espessura que a antiga

É essencial que você compre uma jóia com a mesma espessura que a jóia antiga. Se a sua nova jóia for mais grossa do que o outro piercing, você encontrará dificuldade em colocá-lo e pode causar danos e ferimentos na sua pele.

Colocar a jóia na direção certa

Grande parte das jóias do umbigo devem ser colocadas de cima para baixo. Está é uma das formas mais fáceis de colocá-lo e garante mais segurança e diminui os riscos de uma infecção no umbigo. No entanto, há jóias que são projetadas para serem colocadas de baixo para cima.

Ao comprar uma nova jóia do umbigo, e para ter certeza, pergunte ao piercing qual a direção correta para inseri-la.

Depois de trocar o piercing no umbigo

Assim que você conseguir trocar o piercing no umbigo, atente-se aos sinas de possíveis infecções e inflamações no piercing. Não importa o quão cauteloso você seja ao realizar o procedimento, sempre haverá o risco de complicações e infecções. O quanto antes você identificar, melhor será para tratá-lo e evitar que se torne algo extremamente ruim e doloroso, por isso, não basta apenas inserir a jóia e esquecê-la, é necessário cuidá-la.

Se após a troca seu umbigo começar a coçar, use uma pomada antibiótica. A coceira deve sumir dentro de um ou dois dias. Se não desaparecer, procure imediatamente um profissional para avaliar e cuidar.

Passo-a-Passo para trocar o piercing no umbigo
23 votes