Skip to content

Como escolher um estúdio de confiança para tatuagem e piercings

escolher um estúdio de confiança

Tatuagem e piercings já foram alvos de muito preconceito no Brasil. Geralmente com uma imagem marginalizada perante a sociedade, essa prática ficava “escondida” e tinha poucos adeptos. Esse cenário porém começou a mudar muito nos últimos anos, hoje, o número de pessoas que buscam escolher um estúdio de tatuagem e piercing é enorme. A arte é aceita por grande parte da sociedade e situações de preconceito como associar a admissão de um funcionário no trabalho ao fato de ter uma tattoo ou não, parece ser um cenário do passado.

Então hoje o tatuador é visto como deve ser, um artista, porém… assim como em toda profissão, existem os bons e os ruins. Por isso algumas pessoas ficam receosas ao contratar os serviços em um estúdio, o medo de dar errado e ter problemas de cabeça.

Mas fique tranquilo, se você está com vontade de fazer uma tattoo ou piercing, vou te ajudar hoje. Acompanhe nosso artigo até o fim, bora lá?

Como escolher um estúdio de tatuagem de confiança?

O primeiro passo para a construção de uma tatuagem é sem sombra de dúvidas a escolher. E olha… existem milhares de motivos distintos que podem justificar sua vontade em fazer uma. Pode ser uma data especial, uma pessoa em especial para você e que mereça homenagem, um momento de sua vida, uma característica de sua personalidade, um objetivo que deseja alcançar, uma mensagem por luta ideológica/ética ou simplesmente por estética. Precisamos definir o que queremos, são infinitas imagens na internet que podem ser usadas de referência, pesquise e a encontre, pois a partir dela poderemos pensar no segundo detalhe: o estilo que ela terá.

São muitos os estilos de tattoo e cabe a você determinar qual é mais interessante e que gostaria de fazer. Isso é muito pessoal, então pesquise os estilos, saiba tudo sobre eles, seus traços, sombreamento, uso de cores, etc. Cada estilo de tatuagem possui uma técnica usada pelo tatuador, também diferente. Dada essa variedade de opções, é bom destacar também que cada profissional consegue se especializar e se destacar em uma ou algumas delas. Ou seja, não existe tatuador “top” em todos os estilos.

Logo, a definição do estilo que você pretende fazer irá impactar diretamente no momento de escolher um estúdio de tattoo. Pois, não necessariamente ele terá profissionais que atendem a sua demanda. Será importante ver trabalhos já realizados e portfólio dos profissionais.

Peça referência dos estúdios

Existem milhares de formas de se angariar referências para estúdios hoje, pode ser pelo pesquisador Google, pelas redes sociais, no clássico boca a boca, enfim, métodos para saber como um estúdio funciona e se ele atende bem não faltam.

Procure por amigos que já fizeram tatuagens com o profissional do estúdio, isso é bom porque você vai verificar “na pele” o trabalho feito. Vai ter uma referência bacana do estilo do tatuador e de como ele consegue transmitir no desenho a ideia que a tattoo quer passar.

Existem sites especializados na busca por bons tatuadores. Sim, nessas páginas é possível pegar uma ficha dos profissionais próximos de sua região e ainda saber qual é seu estilo preferido de tatuagem. Assim você conseguirá encontrar aquele que mais se adéqua às suas necessidades.

No Facebook os estúdios de tatuagem costumam ter suas página de divulgação, e neles, é possível que clientes façam suas avaliações. Ou seja, outra ótima maneira de saber a qualidade do estúdio será por meio desse feedback. Ninguém melhor do que os clientes que já passaram pelas mãos do tatuador para analisar seu trabalho, certo? Existem outras plataformas que oferecem esse feedback, por isso é bom procurar o estúdio em pesquisadores.

O Instagram pode ser muito útil, isso porque estamos falando de uma rede social de imagens. E é disso que precisamos para escolher um tatuador: o estilo do tatuador e a qualidade com que ele trabalha. Tudo se encaixando, teremos nossa decisão “engatilhada”.

Por fim, saber os preços cobrados também é importante antes de escolher um estúdio para tatuagem ou piercing, afinal ele precisa caber no bolso.

Leia também:

Como escolher um estúdio

Visite o estúdio e verifique seus cuidados com organização, higiene e materiais

Um estúdio de confiança, precisa passar confiança. É muito difícil imaginar que um local bagunçado e sujo seja adequado para se fazer uma tatuagem. Na verdade não é difícil, é impossível.

O estúdio precisa respeitar as regras da Anvisa de higiene. Além disso todos os materiais precisam ser aprovados pela instituição, os de uso único devem ser corretamente descartados e os outros esterilizados após seu uso. Logo, uma série de regras devem ser seguidas com o objetivo de proteger o cliente. Não fique com vergonha de verificar isso, perguntar pro tatuador onde estão seus materiais, quais são, como ele faz a limpeza deles, quais reutiliza. Enfim, garanta sua segurança.

E para fazer o piercing?

Todas as dicas referentes à tatuagem são válidas para os piercings. Cuidados como pensar em qual o material do piercing, onde no corpo ele ficará, buscar referências, visitar e colher informações. Enfim, tudo que já foi citado acima serve.

Apenas alguns cuidados diferenciados após a colocação do piercing merece destaque, e são eles:

  • Higienize o local do piercing da forma como o profissional lhe orientar;
  • Não durma sobre o piercing;
  • Evite qualquer tipo de atrito com ele;
  • Evite nos primeiros dias após sua inserção consumir bebidas alcoólicas;
  • Não toque com mãos sujas nele, ou deixe que outras pessoas façam isso;
  • Mantenha uma alimentação leve.

Espero que tenha gostado. Até a próxima!