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Como atrair clientes para estúdio de tatuagem? Passo a passo!

Como atrair clientes para estúdio

Abrir seu próprio estúdio de tatuagem é o sonho de muitos artistas no Brasil. Porém quando isso se torna uma realidade, é bem comum que o profissional tenha dúvidas sobre como fazer o seu negócio crescer economicamente. E como qualquer outro negócio de mercado, um estúdio depende de clientes. Mas a grande questão é: como atrair clientes para estúdio de tatuagem novo?

Bem, esse processo não é tão simples como parece,  mas, com criatividade, bom atendimento e qualidade, um tatuador pode fazer seu nome e garantir o sucesso de seu estúdio.

Se você tem um espaço ou pretender abrir um estúdio de tatuagem, separamos algumas dicas que são simples, porém muitas vezes o profissional da área deixa “passar em branco”. Fique ligado nesse artigo e saiba como atrair novos clientes para o seu estúdio de tatuagem.

Dicas para atrair novos clientes para estúdio de tatuagem

Use produtos de qualidade

Sabemos que o uso de produtos e equipamentos de menor custo pode parecer algo vantajoso. Principalmente pela busca de clientela a partir de um preço mais baixo no atendimento. Porém essa tática não é a melhor escolha, pois nos esquecemos que o processo que cerca a tatuagem é extremamente invasivo e necessita de condições adequadas. Além de um material de qualidade. Por isso trabalhe sempre com produtos de boa procedência. Um investimento maior nesse caso, se faz valer pela credibilidade de seu estúdio.

Além de que, todos os instrumentos usados dentro de um estúdio de tatuagem precisam ser aprovados pela Anvisa. Principalmente quando falamos de agulhas para tatuagem e tintas.

Atualize-se constantemente

Você pode até ser um profissional de excelência, que mesmo assim a atualização precisará ser constante. No Mundo da Tatuagem, assim como em tantas outras profissões, novas tendências sempre surgem. Podem ser novas técnicas, materiais ou equipamentos. O fato é que você não sabe tudo, e quando essas novidades surgirem, frequentar feiras (como a Tattoo Week), cursos e workshops será necessário.

Frequentar esses locais irá melhorar a qualidade do seu serviço, e também poderá “atualizar” suas ideias. De forma a conseguir atender os seus clientes e as novas demandas. Além disso, nesse tipo de local é possível estabelecer contatos e parcerias que podem ser de grande ajuda para atrair novos clientes para estúdio de tatuagem. Por fim, certificados e prêmios conquistados nesses eventos podem somar em sua reputação.

Crie um alto padrão de atendimento à seus clientes

Teoricamente seu estúdio vai oferecer apenas tatuagem. Porém, o fato é que a cada dia os clientes estão mais exigentes, e nossos rivais, mais preparados. É preciso então pensar além de só tatuar. Garantir que todo o processo entre o antes, o durante e o depois da tatuagem seja especial para quem frequentar seu estúdio. E para isso precisamos colocar a calculadora para funcionar, analisando nossas capacidades financeiras, e, enfim, colocar algumas dessas coisas em prática:

  • Wi-Fi;
  • Som com alguma playlist temática;
  • Água gelada ou café;
  • Cervejas;
  • TV;
  • Até mesas de bilhar, porque não?

Enfim, o segredo é criar um bom ambiente, afinal de contas seus clientes precisam se sentir bem. E perceba, com os produtos oferecidos dentro de seu estúdio (como as cervejas), você passa a ter outra fonte de renda. Além de como já comentamos, criar um cenário agradável para aqueles que frequentam o estúdio.

Que tal um programa de fidelização?

Poxa, vamos lá né? Seu cliente assíduo precisa ter algumas vantagens, esse cara além de já ser um consumidor fiel a seu estúdio, muito provavelmente já terá levado outros clientes a partir de indicações. Então dar um desconto por número de tattoo ou por indicação, não soa mal. É assim que se garante a permanência de sua clientela. Além de um serviço bem prestado, claro.

Faça o seu portfólio

O portfólio é para o tatuador assim como o currículo. Uma apresentação profissional de você para seu “chefe”, só que o chefe do tatuador, no caso, serão os clientes. Assim, no portfólio o tatuador terá registrado todos seus trabalhos, que servem como divulgação e também como forma de inspiração para seus frequentadores escolherem um para fazer.

Um portfólio online nos tempos de hoje é perfeito. Categorize as imagens por estilo de tatuagem. Deixe o público constatar e analisar seu trabalho. Uma coisa que jamais podemos fazer nesse ramo é deixar o cliente no escuro. Ele precisa ter total noção de com quem estará dando parte de sua pele e do que o profissional em questão é capaz.

Por fim, lembre-se sempre de pedir autorização para tirar fotos das tatuagens. Não dê sopa pro azar, dê de preferência um termo de assinatura para seus clientes. Evitando assim ações de má fé.

Deixe uma marca como legado

Bem, você já deve ter percebido que os comerciais da Coca-Cola praticamente não mostra a Coca-Cola. Se não, dê uma conferida nisso. É simples, a marca já está tão firme no mercado que nem precisa se mencionar o tempo todo, basta uma vez. É claro que não estou pedindo para você chegar a esse ponto da noite para o dia. Porém, investir numa marca pode ser um bom primeiro passo.

Crie um bom nome, uma logo, coloque em suas redes sociais, divulgue em placas e até produtos. Como canecas, chaveiros, etc. Nosso cérebro costuma associar melhor coisas projetadas à partir de desenhos, e não escritas. Sabia disso? Por isso logos tem um peso tão grande no mercado, experimente!

Como atrair clientes para estúdio pela internet

Hoje em dia, milhares de pessoas estão conectadas à internet através de um celular smartphone, tablet, notebook ou computador. E esta é uma ótima alternativa para que você consiga atrair clientes para estúdio de tatuagem.

No entanto, não é uma tarefa tão simples e fácil assim, é preciso tomar alguns cuidados, como linguagem abordada, fontes de captação de cliente, tempo para dar atenção ao cliente e responder as perguntas, entre muitas outras. Confira nossas dicas:

atrair clientes para estúdio de tatuagem

Mídias Sociais

As mídias sociais como Facebook e Instagram são fundamentais para qualquer tipo de negócio nos tempos atuais. Através desses canais online, você pode postar fotos e vídeos dos trabalhos realizados por você, fazer transmissões ao vivo e, o mais importante, interagir com o seu público.

Entregue um conteúdo de qualidade para o seu público, com certeza eles irão mostrar a sua página para os amigos e familiares que também amam a arte da tatuagem. Além disso, com as hashtags certas o alcance de suas publicações pode aumentar consideravelmente.

Sorteios de tatuagem

Sorteios nas redes sociais  funcionam e muito! Todo mundo gosta de ganhar algo “de graça” e se tratando de tatuagem então… Através dos sorteios você consegue atrair um grande número de novos seguidores e potenciais clientes.

Dica de modelo de sorteio: Publique um post promocional e peça para que o seu seguidor compartilhe e marque três amigos. Esses três amigos devem curtir a página e marcar outros amigos. No final, faça um sorteio online e defina um prêmio para o vencedor. O prêmio pode ser uma tatuagem, um piercing, um produto para tatuagem ou de sua loja, enfim, use sua criatividade.

Anúncios na internet

Outra forma de conseguir atrair clientes para estúdio de tatuagem é por meio dos anúncios na internet, você pode usar o Instagram, Facebook e também o Google. No entanto, esse método não é gratuito, você deverá gastar um pouco de dinheiro, porém alcançara mais pessoas e, consequentemente, mais potenciais clientes. É importante que você defina bem o seu público alvo no anúncio para que o investimento não seja em vão.

Crie um site para o seu estúdio

Ter um site para o seu estúdio de tatuagem é o seu maior cartão de visita. No site, você pode colocar todas as informações sobre você e também sobre o seu estúdio, tais como:

  • Onde tudo começou (Sua história e história do estúdio);
  • Endereço e Telefones para contato;
  • Portfólio com fotos dos trabalhos realizados por você;
  • Fotos do estúdio;
  • Entre outras informações.

Além disso, você também pode postar conteúdos e dicas sobre tatuagem para ajudar à todos, como:

O ideal é que você poste conteúdo que realmente irá agregar à vida do seu cliente.

Com atrair clientes para estúdio de forma Offline

Apesar da internet ser a melhor opção, em termos de rapidez, facilidade e alcance, o modelo Offline também pode atrair muitos clientes para o seu estúdio. Confira abaixo algumas dicas para divulgação do seu estúdio de forma offline:

  • Cartões de visita;
  • Panfletagem;
  • Organizar pequenos eventos em seu estúdio;
  • Vender produtos personalizados com a sua marca;
  • Peça para que o seu cliente te indique a amigos e familiares;
  • Faça parcerias com outros tatuadores da região;
  • e outros.

Espero que tenha gostado do texto sobre como atrair clientes para estúdio e que nossas dicas façam a diferença em sua realidade. Aliás, espero que tenha gostado tanto a ponto de continuar nele. Temos muito conteúdo voltado ao mundo da tattoo, por exemplo, você já escutou falar sobre as tatuagens ultravioleta? Não, dá um confere aí então, clique aqui.