Skip to content

Abrir um Estúdio de Tatuagem: Tudo que você precisa saber!

abrir um estúdio de tatuagem

Os anos se passam mas a tatuagem nunca sai de moda, essa demanda explica muito, inclusive, sobre esse negócio ser sempre recomendável. Se você pretender entrar de cabeça no ramo, saiba aqui como abrir um estúdio de tatuagem perfeito para os seus clientes.

— Segundo profissionais da área, dificilmente você terá um dia sem nenhum cliente para atender. Mesmo sendo um trabalho pequeno ou reparador, o fato é que parado você não irá ficar.

Apesar de ser altamente indicado, não são muitos os tatuadores de qualidade no mercado. Esse fato ajuda a aquela pessoa que quer iniciar no ramo, a partir de um bom serviço, localização e um estúdio convidativo e organizado, a criar uma boa clientela e tirar um lucros considerável.

Mas é bom nós darmos ênfase a qualidade do serviço, o tatuador precisa conviver com o público, o feedback e o famoso “boca a boca”. Se você fizer uma tatuagem ruim, provavelmente a pessoa irá falar mal de você para outras e sua credibilidade irá para o espaço.

O que é preciso para abrir um estúdio de tatuagem?

Um estúdio de tatuagem funciona assim como qualquer outro estabelecimento. Portanto, assim como todo empreendimento, o seu estúdio precisará de todas as licenças, alvará de funcionamento e registro de empresa com o nome dos seus sócios, causa social e nome social, tudo registrado na Prefeitura de sua cidade.

Uma realidade ruim no Brasil é que boa parte dos estúdios de tatuagem não possuem as documentações listadas acima. Isso pode gerar grandes problemas, afinal de contas os procedimentos requerem higiene e o mínimo de condições para serem feito. Qualquer problema futuro, mesmo se estiver com a razão, lhe renderá dificuldades justamente pela falta de documentação.

A mais importante dessas liberações é a da Vigilância Sanitária. Ela irá atestar se aquele ambiente no qual seu estúdio estará apto ou não. Em um estúdio de tatuagem iremos trabalhar com agulhas, tintas e corte de pele, logo a presença de sangue é algo comum.

Por isso todo o material usado nos procedimentos devem ser descartáveis, além de conter um tratamento adequado para esse lixo e os materiais e equipamentos devem ser esterilizados corretamente. Sem o selo da Vigilância Sanitária você pode ser multado e ter as portas fechadas. Um risco desnecessário, principalmente levando em consideração que o custo para o obter é de cerca de 100 reais.

Porém, como já citamos, o selo da Vigilância Sanitária não é o único documento exigido. É válido destacar isso pois, como todo empreendimento, esse tem custos consideráveis no início. Vale a pena ter um bom crédito e planejamento de negócio antes de abrir um estúdio de tatuagem.

Por exemplo, todo o processo para a abertura de uma firma com o nome de seu estúdio você precisará desembolsar cerca de 800 reais. Ao fazer isso seu estúdio poderá trabalhar com cartões de créditos e emitir notas fiscais.

Onde abrir um estúdio e o que levar em consideração na sua montagem?

O estúdio é o mais importante para angariarmos novos clientes, não é mesmo? Estar bem localizado e contar com boa sinalização na rua é fundamental, podem ser placas, letreiros ou o que for. Faça questão de ser visto porque quem passar na rua. Afinal de contas muitas vezes a pessoa decide repentinamente fazer a tatuagem, seja o causador dessas “ideias”.

Como estamos falando também de uma arte alternativa, a decoração pode ser bem variada. Coloque sofás, pufes, deixe seu cliente bem confortável, e também acrescente revistas com opções de tattoos a serem feitas. Entregue uma boa gama de opções e deixe a pessoa livre para escolher a que preferir.

Abrir um Estúdio de Tatuagem

Uma dica importante é: não deixe seu cliente “exposto” durante a tatuagem. Como assim? Simples, as pessoas não se sentem bem estando em um ambiente aberto durante esses procedimentos. Então deixe esse local um pouco mais discreto, porque dependendo da posição no corpo onde a tatuagem será feita, seu cliente poderá ficar inibido e desistindo.

Novamente voltamos a higienização do local, passar no teste da Vigilância Sanitária não é nada se após isso você deixar seu ambiente sujo e desorganizado. Dessa vez quem irá fazer o julgamento é seu clientes, e você precisa passar boa imagem para manter e fazer mais clientela. Não deixe nenhum material como agulhas ou curativos a mostra. Algo que contenha sangue então nem pensar, descarte na hora. Espalhe bastante lixeiras pelo ambiente, justamente para não se esquecer disso.

Como administrar meu estúdio?

O segredo está na propaganda e nos cuidados com o cliente já citados. Claro, cuidados com as finanças sempre serão necessários. Questões como “não misturar o dinheiro da empresa com o seu” ou “saber tudo que entra e sai (despesas e receitas)” sempre são aspectos a serem levados em consideração, em qualquer empreendimento.

Investir em uma boa divulgação nas redes sociais é uma forma interessante de iniciar seus trabalhos. Quem sabe inclusive, lançar promoções e eventos? Isso chama o cliente, coisas como “indique um amigo e ganhe uma tatuagem” pode ser um gasto a mais para você, mas também uma maneira interessante de encontrar novos clientes. Ah, e se por acaso for contratar um tatuador, tenha cuidado, certifique a qualidade desse profissional. Não deixe que possíveis erros dele, atrapalhe o andamento do seu estúdio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe então ele com seus amigos e familiares, temos diariamente conteúdo sobre esse, e tantos outros temas. E siga acompanhando nossas publicações, se arrependeu de uma tatuagem e está pensando em retirar? Dê uma lida no nosso artigo falando sobre isso clicando aqui.