Skip to content

Clarear uma tatuagem em casa utilizando ácidos encontrados em farmácias

Clarear uma tatuagem em casa utilizando ácidos encontrados em farmácias

Uma pessoa pode ter muitas razões para querer remover ou clarear uma tatuagem, seja por desgostar do desenho ou por ter arrumado um novo emprego, pelo relacionamento ter acabado, enfim. Independente de qual seja o motivo, a opção mais popular para remover os pigmentos da pele é a tecnologia a laser, entretanto é uma técnica que pode causar dor, de longo prazo e cara.

Existem alguns remédios e técnicas com preços muito mais acessíveis e que podem clarear uma tatuagem sem que você saia de sua residência. Uma dessas técnicas é a remoção de tatuagem utilizando ácidos facilmente encontrados em farmácias e que não precisam de receitas para serem adquiridos.

Porém, é importante saber que tentar remover uma tatuagem utilizando ácidos, pode causar muitos riscos à saúde. É preciso ter muita cautela e manusear com segurança. Qualquer reação fora do normal, procure imediatamente um médico.

Se você pretende realizar o procedimento, iremos lhe mostrar quais são os ácidos que podem clarear uma tatuagem. Confira!

Como funciona o clareamento de tatuagem com ácido?

O uso de ácido para clarear uma tatuagem existe há mais de 50 anos. Porém, por conta das novas tecnologias desenvolvidas especialmente para a remoção de tatuagem, como o laser, o uso de ácidos para esta finalidade foi deixado cada vez mais para trás.

Entretanto, ainda sim, é possível remover a tatuagem com ácido. Entenda como o processo funciona.

O ácido é aplicado na pele e queima as camadas superiores, novas camadas irão surgir e ocupar o lugar da pele antiga. O ácido dever ficar agindo na pele durante cerca de quinze minutos.

Após a aplicação, entramos no processo de cicatrização que deve demorar algumas semana e só após a cicatrização da primeira aplicação será possível fazer outra. O método deve ser feito diversas vezes, até que a tatuagem seja completamente apagada.

O tratamento é longo e pode demorar meses para ser concluído. Dependerá especialmente do tamanho do desenho e do ácido escolhido. Contudo, nem sempre ácidos são eficazes, existem casos em que a tatuagem não foi removida completamente.

De acordo com médicos especialistas, tatuagem pequenas, feitas recentemente e que apresentam poucas cores ou, no caso, apenas a cor preto, podem ser mais fáceis de serem removidas. Mas, como dito antes, não é garantido a remoção completa.

Confira abaixo os principais ácidos para remover uma tatuagem.

Ácidos utilizados para clarear uma tatuagem

Ácido tricloroacético (TCA)

Normalmente, o TCA é utilizado para remover linhas finas, rugas e cicatrizes de acne, porém este agente de descamação também pode ser utilizado para remover e clarear tatuagens – aponta estudos científicos. Na realidade, antes da tecnologia a laser ser inventada, TCA foi um dos principais agentes químicos usados para clarear uma tatuagem.

TCA é vendido sem qualquer restrições médicas e pode ser facilmente aplicado com um pedaço de algodão ou cotonete. Porém, cuidado, a aplicação poder causar dor e irritação na pele.

Para minimizar os efeitos colaterais, aplique em uma pequena área de sua pele e observe qual será a reação. Pessoas com pele mais escuras ou bronzeadas o uso de TCA não é recomendado, pois o produto além de danificar a pele, pode não remover a tatuagem.

Ácido glicólico

Semelhante ao TCA, o ácido glicólico também atua como um agente de descamação e é preciso um prazo considerável para que seus efeitos comecem a surtir efeito na pele. Normalmente, TCA demonstra resultados mais rápidos que seu semelhante.

No entanto, ácido glicólico causa menos irritação na pele que o TCA, desse modo, é a melhor método de remoção de tatuagem para quem tem uma pele sensível.

Alfa-arbutina

Alfa-arbutina também pode ser adquirido sem receita médica e, é encontrado principalmente em cosméticos e cremes. Este clareador cutâneo tópico é um produto ativo puro (derivado de plantas) e biossintético, que atua como um hidratante e promove clareamento e homogeneidade da tonalidade cutânea em todos os tipos de pele.

O processo de clareamento de tatuagem utilizando Alfa-arbutina pode ser mais longo que os anteriores, entretanto considere um tratamento com menos irritação para quem tem pele sensível.

Esfoliação

Clareadores de tatuagem demonstraram mais eficiência quando utilizados com esfoliação e isso é comprovado. Alguns produtos vendidos no mercado estão acompanhados de dispositivos para esfoliação, tais como lixadeiras à pilha.

Estes dispositivos que, efetivamente, fazem praticamente todo o trabalho, ao contrário dos cremes e géis usados de forma uniforme. Porém, normalmente, esses equipamentos são caros e para fujir desse custo, você pode ir à uma loja de cosméticos ou em uma farmácia e optar para uma esponja esfoliante áspera.

Quais os riscos de remover tatuagem com ácidos?

Como podemos observar, a aplicação de ácidos para remover uma tatuagem pode causar ardor na região, formigamento, irritação e queimaduras. Para alguns indivíduos, a técnica é extremamente dolorosa. Além do mais, usar ácido para tirar tatuagem pode causar cicatrizes e até mesmo quelóides no final do tratamento.

Médicos que já presenciaram pessoas com os efeitos colaterais pós-procedimento afirmam que, a utilização de ácidos pode causar, além dos sintomas citados acima, inchaço, infecções e mudanças de cor da área tratada, principalmente em pessoas com tons de pele mais escuras.

Mas, muito cuidado! Utilize os produtos com cautela, porque quando o assunto é a nossa saúde, todo cuidado é pouco! Não é mesmo? Atenção: Não indicamos o uso de ácidos sem contatar um médico ou um especialista.

Clarear uma tatuagem em casa utilizando ácidos encontrados em farmácias
52 votes