Skip to content

Cicatrização do Piercing no Umbigo: Dicas para uma cura rápida e segura

Quanto tempo para a cicatrização do piercing no umbigo

Finalmente você foi a um estúdio e decidiu colocar o seu piercing no umbigo. Tudo ocorreu bem e agora você quer saber quanto tempo deverá seguir os pós-cuidados para obter uma cura do piercing segura e sem muitos problemas. Afinal, você não quer que o seu piercing no umbigo infeccione ou inflame.

A boa notícia sobre os piercings no umbigo é que a grande maioria deles cicatrizam sem oferecer muitos riscos e complicações, é claro, desde que você tome todos os cuidados, precauções e limpezas necessárias.

Os primeiros dias após o furo, podem exigir um pouco mais de atenção da sua parte. Pois, o piercing é recente e o furo estará totalmente aberto. Mas logo seu novo piercing estará completamente cicatrizado e você poderá andar por aí com uma blusinha curta exibindo-o.

Quanto tempo demora a cicatrização do piercing no umbigo?

Uns se curam mais rápidos do que outros. Os principais fatores que determinam o tempo da cicatrização do piercing no umbigo é o quanto você cuida do seu piercing e também o quão sadio o seu corpo está. Para acelerar ainda mais o processo de cicatrização do piercing, você deve se certificar de dormir adequadamente (8 horas por noite) e se alimentar bem.

Nos primeiros dois meses, você notará que o seu piercing no umbigo parece estar totalmente cicatrizado. Mas, infelizmente, as aparências enganam – seu piercing estará curado somente por fora, a cura ainda continua por dentro, mesmo que você não consiga ver.

Geralmente, a cicatrização do piercing no umbigo leva de três a seis meses, e para algumas pessoas, este processo pode levar cerca de um ano ou mais.

Limpeza e cuidados com o piercing no umbigo

Com certeza, a sua maior preocupação será com a saúde do piercing e evitar que ele infeccione. Para isso, você precisará de alguns suprimentos que são facilmente encontrados em sua casa e na farmácia, sendo eles: uma xícara, gases, bolas de algodão, água e sal marinho (para fazer a solução marinha).

Estes itens serão essenciais para que você consiga manter o seu piercing no umbigo limpo – e mantê-lo limpo é a melhor forma de evitar uma possível infecção – e acelerar o processo de cura. Além disso, após colocar o piercing no umbigo, você deve vestir roupas confortáveis e soltas. Evite usar roupas muito justas e que ficam tocando o piercing a todo momento, pois pode irritá-lo.

Antes de tocar o seu piercing, você obrigatoriamente deve lavar bem as mãos com sabão e água. As mãos carregam milhares de bactérias e germes e não será uma boa ideal deixar que esta sujeira vá parar dentro do seu piercing. Você também pode usar luvas descartáveis.

Nos primeiros dias é normal que aconteça algumas reações com o seu corpo, afinal você acabou de causar uma ferida nele. Abaixo fizemos uma pequena lista de possíveis reações normais que podem acontecer e também algumas dicas extras de cuidados. Confira:

  • Sangramento: No primeiro dia é normal acontecer alguns sangramentos.
  • Dor no umbigo: Se você achar que está com muita dor, tome um ibuprofeno, como o Advil. Não tome Tylenol ou aspirina.
  • Inchaço: Para diminuir o inchaço você pode usar gelo.
  • Coceira: É muito provável que o seu piercing comece a coçar, evite de coçá-lo. Você pode causar uma ferida.
  • Lave seu piercing com soro fisiológico: No primeiro dia é fundamental.
  • Tome uma vitamina: Antes de colocar um piercing tome um multivitamínico para ter certeza de que você tem todos os nutrientes necessários para ajudá-lo na cicatrização do seu piercing no umbigo.

Cicatrização do Piercing no Umbigo: é rapida?

Como limpar um piercing no umbigo?

Lave bem as mãos. Em seguida, pegue a gases embebecido em água morna para remover qualquer crosta, faça-o com cuidado. A limpeza do piercing no umbigo deve ser feito, no mínimo, três vezes ao dia. Lembre-se também de usar uma solução salina duas dessas vezes.

Para fazer a solução salina você deve misturar uma colher de chá de sal em um copo de água quente. Para usá-la você vai precisar de um copo Dixie ou um copo pequeno. Curve-se e deixe sua barriga pressionar completamente a borda do vidro. Faça uma vedação contra a sua pele e pressione com força contra ela quando se deitar em um sofá ou cama.

Fique com o copo pressionado na barriga por pelo menos 10 minutos. Você deve fazer isso três vezes no primeiro dia de piercing novo. Nos dias restantes, você pode fazer apenas duas vezes – uma pela manhã e outra à noite antes de deitar para dormir. A solução irá ajudá-lo a remover toda a crosta que se formar e também na cicatrização.

O que fazer durante a fase de cuidados?

No primeiro mês, é importante que você continue realizando as limpezas com água salina regularmente. Continue usando roupas leves e folgadas para não irritar o piercing e retardar o processo de cicatrização. Além disso, tome seu multivitamínico diariamente e adicione outras fontes de vitamina C em sua alimentação, como laranjas e morangos. E durma bem, tenta descansar o máximo possível. Evite exercícios.

O que evitar no período de cicatrização do piercing

  • Evite mexer nele a todo momento;
  • Piscinas, banheiras e mares, nos primeiros dois meses;
  • Não durma de barriga para baixo;
  • Fique longe de cremes e sabonetes líquidos;
  • Evite tomar muito sol e bronzeamento artificial.

Quais são os sinais de infecção?

Não é tão fácil identificar um piercing no umbigo inflamado, principalmente nos primeiros dias. Quando você irá se deparar com vermelhidão, inchaço e corrimento em volta da área perfurada. Isso é normal.

Quando perfuramos a primeira vez, ficamos apavorados e achamos que tudo é sinal de complicação, isso também é normal. Fique tranquilo, se você seguir corretamente cuidados com o piercing, você não terá grandes problemas durante a cicatrização do piercing no umbigo.

No entanto, é preciso prestar atenção a alguns sinais. Se a sua pele ficar muito vermelha e quente ao redor do umbigo, grande quantidade de saída de pus ou corrimento com mal cheiro e de cor escura, são sinais de um piercing inflamado e é importante que você procure um médico imediatamente.

Se você sentir sua pele avermelhada e ela se sentir muito mais quente do que a pele ao redor, você pode querer considerar um médico dar uma olhada. Outros sinais de uma infecção potencial incluem uma quantidade crescente de pus e descarga que cheira mal ou começa a mudar as cores do que era inicialmente.

Ter o piercing no umbigo rejeitado pelo corpo também é uma possibilidade, portanto, tenha cuidado e observe atentamente o período de cicatrização do seu piercing.

Quando posso parar de limpar meu piercing no umbigo?

Você pode deixar de limpar seu piercing no umbigo cerca de um mês após ter colocado, desde que tenha feito todo o processo de limpeza diária. Se houve alguma complicação no meio do período, você pode limpar por mais dez ou quinze dias.

Limpar o piercing pode ser uma tarefa extremamente chata e tomar muito do seu tempo. Mas não realizá-la pode acarretar em muitas complicações e gastos com remédios e médicos.

Onde colocar piercing em São Paulo?

Se você reside em São Paulo e está em busca de colocar um piercing no umbigo e ter todo o suporte necessário para uma cicatrização segura, nós do Remover Tatto recomendamos a clínica Hell Tattoo, do piercer Giancarlo Pincelli.

Hell Tattoo é uma clinica conceituada no ramo de tatuagem e piercing, além disso, eles também trabalham com remoção de tatuagem e micropigmentação, com as melhores e mais avançadas tecnologias do mercado. Caso você tenha uma tatuagem e deseja removê-la, conheça um pouco do trabalho de Giancarlo no Youtube, acessando aqui.

Você pode entrar em contato através dos números: (11) 4443-8613 ou (11) 98361-1433 e agendar uma visita com Giancarlo. Ele dará todo o suporte necessário para que você não tenha riscos com o seu novo piercing.

Além do telefone, você pode falar com a Hell Tattoo através do:

E então leitor, o que achou das dicas de cuidados e cicatrização do piercing no umbigo? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, seus familiares e amigos também devem saber dessa informação.