Cicatrização da tattoo: Conheça as três fases e o que pode ocorrer neste período

cicatrizacao-da-tattoo
Sabemos que as tatuagens não são um procedimento tão simples assim e que seu processo não acaba assim que você sai do studio de tattoo. Na realidade, após o término do trabalho do tatuador, inicia-se um processo de cicatrização da tattoo que irá durar, em média, de três a quatro semanas.

Neste período, é essencial que você siga as instruções de seu tatuador para ter o melhor de seu desenho. Compreender as fases de cicatrização da tatuagem lhe dá uma melhor perspectiva do que esperar durante esses dias.

Primeira fase

Aqui estamos falando de logo que o tatuador termina de realizar o trabalho. Nesta fase, considere que sua tatuagem é uma ferida aberta e você precisa tratá-la para evitar complicações. Seu tatuador irá lavar cuidadosamente o local e cobrirá com um papel filme afim de proteger de bactérias.

A maioria dos profissionais recomendam que você mantenha a área coberta com a bandagem por pelo menos 24 horas, e nesse tempo você deverá trocar o curativo algumas vezes, pois a tatuagem pode sangrar e chorar um pouco. É necessário ficar atento ao curativo e não deixar que fique extremamente úmido, visto que isso poderá acarretar em riscos para o processo de cicatrização da tattoo.

A área tatuada tende a doer um pouco, ficar avermelhada e tornar-se um pouco levantada ou inchada, entretanto isso é normal do processo. Assim que sua tatuagem começar a cicatrizar você irá notar que crostas irão se formar sobre a área, e você não deve removê-las. A higienização do local deve ser feita com água filtrada e sabão neutro, seque-a delicadamente com um papel fresco ou use uma toalha, por fim utilize a loção hidratante indicada por seu tatuador.

LEIA:  Remover tatuagem com laser: Como funciona, quanto custa, quais são os riscos, é a melhor opção?

O tempo de cura é diferente para cada pessoa, mas a primeira fase de cicatrização de uma tatuagem geralmente dura cerca de uma semana, desde que a área não infeccione. Caso você esteja sentindo uma dor fora do esperado, você pode tomar um analgésico para minimizar.

Segunda fase

Geralmente, nesta segunda fase de cicatrização da tattoo pode surgir a aparição de prurido em sua tatuagem. Além disso, as crostas já estão bem formadas e, provavelmente, estão começando a descamar. Este processo vai continuar durante cerca de uma semana e, é essencial que você não remova. Deixe que a descamação aconteça naturalmente, pois uma vez que você retira as crostas por conta própria, você está removendo uma parte do pigmento e isso poderá influenciar no resultado final de sua tatuagem. 

Além disso, nesta fase, a pele ao redor da tatuagem pode ficar um pouco seca. E também, a tatuagem poderá coçar, mas assim como remover as crostas você não deve coçar. Uma forma de minimizar estes incômodos é aplicar mais loção hidratante no local.

Terceira fase

Está é a última fase de cicatrização da tatuagem. Nesta fase, a maioria ou todas as crostas já caíram, no entanto a área pode estar um pouco seca. Você notará que a cor do desenho não estará tão vibrante como era assim que você saiu do studio, mas isso é normal do processo.

Geralmente nesta fase ainda existe uma camada de pele morta sobre a tatuagem, e isso faz com que o desenho perca um pouco de seu cor, mas assim que sua tatuagem estiver finalmente cicatrizada você notará o resultado final de todas as cores. Se você conseguir evitar de coçar, remover as crostas e que seu desenho infeccione, você provavelmente ficara satisfeito com o resultado final.

LEIA:  Cuidados com sua tatuagem: como manter sua tatuagem com cores vivas por muito mais tempo

De modo geral é isso que ocorre durante as fases de cicatrização da tattoo, e se você cuidar especialmente da sua tattoo durante as três-quatro semanas necessárias você conseguirá preservar cada detalhe da arte em seu corpo.

Se você apresentar quaisquer sintomas, além dos citados acima, entre em contato com seu tatuador imediatamente. Provavelmente, ele não é um médico licenciado, porém é mais familiarizado com os sinais de uma cicatrização normal e de uma cicatrização com problemas. Caso ele constate uma infecção, você será direcionado para tratá-la topicamente ou, em casos mais graves, você será aconselhado a visitar um médico.

Cicatrização da tattoo: Conheça as três fases e o que pode ocorrer neste período
26 votes

    1. Joice 30/07/2017
      • Beatriz 05/10/2017
    2. Jesica 27/09/2017
    3. Jesica 27/09/2017
    4. Arlete 12/11/2017
    5. Sidineia 12/11/2017

    Deixe seu comentário