Alex Falkenham cria creme para remoção de tatuagem e promete tratamento sem dor ou cicatrizes

No mundo, diversas pessoas tem tatuagens e em determinadas ocasiões algumas desejam remover o desenho por se arrependerem ou por qualquer outro motivo. E se por acaso o arrependimento bater, saiba que para remover uma tatuagem é necessário se submeter a tratamentos dolorosos e que podem deixar uma cicatriz  horrível.  Porém, isso pode mudar em breve, graças ao creme para remoção de tatuagem de Alex Falkenham.

O estudante doutorando de patologia da Universidade de Dalhousie no Canadá, Alec Falkenham, 27 anos, inventou um creme para remoção de tatuagem que estimula um processo de substituição de células pigmentadas por células novas e limpas.
Alex Falkenham cria creme para remoção de tatuagem e promete tratamento sem dor ou cicatrizes

O estudante não sabe quanto tempo irá levar para que seu creme remova completamente uma tatuagem. Sua fórmula ainda está em fase de testes, que são realizados em porcos tatuados. Não foram feitos nenhum tipo de teste em humanos.

“Quando observamos a técnica de remoção de tatuagens a laser, nos deparamos com queimaduras, cicatrizes, e bolhas, neste caso, nós projetamos um tratamento que realmente não cause danos a pele. O objetivo não é alvejar as células limpas da pele, desse modo, não vai ter um monte de inflamações. Na verdade, com base no processo que estamos usando, achamos que não haverá qualquer tipo inflamação ou dor em todo o tratamento.”

Alec Falkenham está tentando patentear sua tecnologia com a ajuda da Indústria de Ligação e Inovação (escritório de sua universidade). Para a realização das pesquisas, Falkehan e a universidade asseguram que são financiados pelas empresas Springboard Atlantic e Innovacorp Early Stage Commercialization Fund.

“Sua pesquisa inicial mostrou grandes resultados e sua próxima fase de investigação irá construir novos resultados, desenvolvendo sua tecnologia em um produto que pode, eventualmente, ser lançado para o mercado.” disse Andrea McCormick, gerente de ciências da saúde e da vida na ILI.

LEIA:  InkHunter: Aplicativo para facilitar a escolha da sua próxima tatuagem

Como Funciona?

Quando fazemos uma tatuagem o tatuador injeta os pigmentos na pele, nosso organismo reconhece que são elementos intrusos e que precisam ser destruídos.  Portanto, os macrófagos se direcionam até a local penetrado para “comer” a tinta e tentar expulsa-la de nosso corpo.

Ocorre que, passando algum tempo muitos macrófagos “acabam morrendo” com a tentativa de eliminar a tinta, mas o processo continua um pouco mais lento. Por esse motivo muitas tatuagem desbotam com o tempo, mas mesmo assim duram anos.

Basicamente, a função do creme para remoção de tatuagem de Falkenham é fazer com que novas macrófagos movam-se para consumir os macrófagos que já estão na tatuagem e, em seguida vão para os gânglios linfático, levando todo o pigmento com eles. Assim, o processo de remoção volta a seu ritmo normal.

Sem dor

Alec Falkenham garante que seu creme não vai causar nenhum tipo de danos colaterais aos pacientes, como dor, inflamação ou cicatrizes. Além disso, Alec afirma que o tratamento com seu creme para remoção de tatuagem será mais baratos que os tratamentos convencionais a laser.

Falkenham estima que um tratamento de remoção de tatuagem com seu creme, vai custar US 4 centavos por centímetro quadrado – ou seja, uma área de 10 centímetros² custaria aproximadamente US 4,50 por tratamento.

Não há previsão de quando sua tecnologia será lançada oficialmente no mercado. No entanto, o estudante afirma que seu produto será seguro e eficaz, principalmente em tatuagens antigas com mais de dois anos.

 

Alex Falkenham cria creme para remoção de tatuagem e promete tratamento sem dor ou cicatrizes
2 votes